Você está visualizando atualmente 4 (+1 Extra) placas de prototipagem que todo o Maker AMA!

O que você vai ver neste post:

 

Placas de prototipagem

As placas de prototipagem são placas que facilitam o trabalho de quem está desenvolvendo uma ideia e necessita de recursos previamente pronto, ou seja, elas irão otimizar o tempo gasto com o projeto, uma vez que você não vai precisar programar tudo do zero. Muitos dos recursos estão disponíveis para download pela internet.

Nessa postagem falaremos sobre as 5 placas mais utilizadas – e com mais recursos disponíveis!

 

1 – Arduino Uno R3

O que é o Arduino?

O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto (open-source) baseada em hardware e software fáceis de usar. Destina-se a qualquer pessoa que faça projetos interativos. Foi lançado em 2005, na Itália, mas alcançou o resto o mundo rapidamente.

As placas Arduino são capazes de ler entradas (luz em um sensor, um dedo em um botão, até mesmo uma mensagem no Twitter, por exemplo) e transformá-la em uma saída (ativando um motor, ligando um LED, ou até mesmo publicando algo online, por exemplo). Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções ao microcontrolador na placa. Para fazer isso você usa a linguagem de programação Arduino e o Software Arduino (chamado de IDE).

 

O que é um Microcontrolador?

Um microcontrolador é composto por processador, memória, periféricos de entrada e saída, conversor analógico e digital, entre outros. Ele irá executar exatamente aquilo que estiver em sua programação, sem a tomada de decisões.

 

O que usar para programar o Arduino?

A empresa que desenvolveu a placa Arduino também desenvolveu e disponibilizou gratuitamente um programa próprio para programação, chamada Integrated Development Environment, para nossa sorte abreviado por IDE. A IDE do Arduino é baseada em Linguagem C e C++

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Arduino, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Arduino“.


 

O que posso fazer com o Arduino?

Os projetos possíveis com essa placa cobrem uma gama incrível de projetos. Desde os mais simples, como ligar e desligar um LED, até comunicação por rede.

O ponto forte de utilizar Arduino é que a comunidade que se formou em torno desse assunto é muito interessada em ajudar aqueles que estão começando, isso quer dizer que encontramos MUITA coisa boa disponibilizada pela rede.

 

Clique aqui para ir ao site do desenvolvedor (Arduino)

 

Quando usar o Arduino?

Você pode usar o Arduino em uma infinidade de projetos, principalmente quando você utiliza módulos complementares. Na verdade, é isso que torna o Arduino tão popular, o tamanho da comunidade que foi criada em torno desta placa. Resumidamente, sempre que você precisar controlar o funcionamento de aparelhos elétricos / eletrônicos ou utilizar sensores para tomar medidas, é por aqui que você começa!

 

2 – Raspberry Pi

O que é Raspberry Pi?

O Raspberry Pi é um computador de placa única, ou seja em uma única placa você irá encontrar Portas USB, Portas para áudio e vídeo, internet por cabo (e wi-fi, dependendo do modelo), pinos que pode ser programados, entre outros… Diferentemente do Arduino que é um microcontrolador, o Raspberry Pi tem um sistema operacional, chamado de Raspbian (uma variação do sistema chamado Debian – Linux) em que se pode rodar programas quando ligado.

O que é um Microprocessador?

O Microprocessador é um circuito integrado capaz de realizar muitas funções (cálculos) e tomadas de decisão para o bom funcionamento do computador. Ele funciona basicamente recebendo entradas, como as letras que você digita no seu teclado ou os cliques que dá no mouse. Processa e armazena todos esses dados de entrada (processador e as memórias). Fornece um resultado de saída (telas do seu computador ou alto-falantes).


Para dar os primeiros passos com o Raspberry Pi, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Raspberry Pi“.


O que usar para programar o Raspberry Pi?

Por ser um sistema inteiro em uma única placa (single board computer) você poderá instalar diversos programas voltados para diferentes finalidades, por exemplo: Audacity (Edição de áudios), Extcalc (calculadora), Gimp GNU (Editor de Imagens), OpenOffice (Editor de texto, planilha, apresentações, etc), Scratch (programação em blocos), Python (Editor da linguagem Python), IDE do Arduino (Editor da linguagem usada no Arduino), entre muitos outros.

 

O que posso fazer com o Raspberry Pi?

No caso do Raspberry Pi você não tem funções tão restritas quanto as outras placas. Com ele você poderá praticar programação em diferentes níveis e em diferentes linguagens, o que quer dizer que você poderá programar desde o piscar de um LED, passando pela possibilidade de transformá-lo em uma central de mídia e até transformar sua plaquinha em uma central de monitoramento online por câmera da sua casa (Automação residencial).

Robôs, vídeo games retrôs, edição de vídeos e imagens, o que você puder programar pode ser usado com o Raspberry Pi.

Até a própria Microsoft desenvolveu um sistema do Windows que também pode ser utilizado com o Raspberry Pi.

 

Clique aqui para ir ao site do desenvolvedor (Raspberry Pi)

 

Quando usar o Raspberry Pi?

Você vai escolher o Raspberry Pi quando precisar de mais poder de processamento de dados, um computador simples, que rode outros programas / aplicativos para gerenciar algo em seu projeto. Por exemplo, o monitoramento por câmeras de segurança.

 

3 – Makey Makey

O que é o Makey Makey?

O Makey Makey é uma placa que permite que seus usuários conectem praticamente qualquer objeto ao computador, ou seja, esta placa faz o intermédio entre seu pc e o objeto. Ao conectar objetos ao Makey Makey, e o Makey Makey ao pc, você cria um circuito que será fechado (e ligado) quando você interagir com as duas extremidades deste circuito.

 


Caso começar a explorar o Makey Makey, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Makey Makey“.


 

O que usar para programar o Makey Makey?

O Makey makey pode ser facilmente programado utilizando-se o Scratch (outra sugestão de leitura é: Piano com Makey Makey e Scratch).

 

O que posso fazer com o Makey Makey?

A função do Makey Makey é bem específica, transformar tudo em botão, maaaaassss se você manjar um pouco mais de programação poderá desenvolver outras funcionalidades.

 

Clique aqui para ir ao site do desenvolvedor (Makey Makey)

 

Quando usar o Makey Makey?

Você vai utilizar esta incrível plaquinha quando precisar transformar rapidamente objetos em teclas.

 

4 – Micro:bit

O que é o Micro:bit?

O Micro:bit é uma placa muito completa, ela possui muitos sensores e componentes já instalados nela. Veja abaixo:

 


Leia o post sobre os primeiros passos com Micro:Bit para entender e aprender melhor os detalhes mais relevantes: “Primeiros passos com o Micro:bit“.


 

O que usar para programar o Micro:bit?

A programação do Micro:bit é feita como no Scratch, ou seja, por blocos.

Para acessar a página para programar, clique aqui.

 

O que posso fazer com o Micro:bit?

Como a placa já vem com muitos sensores, as possibilidades são enormes, principalmente se for pensado para a Educação. Termômetro, bússola, acelerômetro, etc. Deixe sua imaginação livre para inventar novas possibilidades… Além disso, se você achar que a placa não tem todos os sensores que você precisa, sempre tem como conectar novos módulos e aumentar ainda mais as possibilidades de desenvolvimento das atividades.

 

Clique aqui para ir ao site do desenvolvedor (Micro:bit)

 

Quando usar o Micro:bit?

O Micro:bit pode ser usado nas mesmas condições de uso do Arduino, e até um pouco mais, pois com o Arduino precisamos utilizar módulos extras, o que nem sempre acontece aqui, com o Micro:bit.

 

EXTRA: ESP32

 

O que é o ESP32?

O ESP32 é uma placa voltado para IoT – (em inglês: Internet of Things, ou em português: Internet das Coisas), ou seja, é voltada para automatizar funcionamento de aparelhos elétricos e eletrônicos. Como isso é feito? Utilizando sua rede de wifi. Esta pequena plaquinha tem a capacidade de se conectar a internet via wifi!

Como é possível verificar na imagem acima, ela já conta com muitos conectores, o que facilitar o desenvolvimento dos seus projetos. Ela funciona com baixo consumo de energia elétrica e dar conta de tudo isso!

Ela conta com Wireless padrão 802.11 b/g/n, com conexão de até 150 Mbps (de 2.4 GHz) e a antena está embutida na placa.

Falei que ela pode se conectar com Bluetooth, também? Poxa, quase me esqueci!

 

O que usar para programar o ESP32?

As opções são inúmeras, porém a mais conhecida é a própria IDE do Arduino. Através dela você poderá programar o ESP32 exatamente da mesma forma que programa um Arduino.

 

O que posso fazer com ESP32?

Por exemplo, você pode usar para automatizar praticamente o que quiser em sua casa, pois a placa funciona como um controlador de entradas e saídas digitais, e até mesmo analógicas. Com ela você pode controlar lâmpadas (inclusive algumas lâmpadas de LED podem mudar de cor), controlar portão, TVs, câmeras da segurança, alarmes, regar automaticamente o jardim, medir condições climáticas e encaminhar para um site ou um celular, etc.

E onde está o controle de tudo isso? Em suas mãos, em um aparelho de celular, por exemplo, desde que esteja conectado à internet.

 

Clique aqui para ir ao site da comunidade do ESP32

 

Quando usar o ESP32?

Bom, já que a placa tem toda essa capacidade de processamento de informações, facilidade de ser programada e se conecta à sua rede de internet, vocêirá utilizá-la quando quiser desenvolver projetos voltados para a Internet das Coisas (Internet of Things). Evidentemente que ela serve muito bem para as mesmas funções do Arduino, porém com a possibilidade adicional de de conexão ao wifi da sua casa.

 

E ai, quais outras placas você gostaria de ver detalhada aqui no MakerZine? Comente aqui, ou nas redes sociais que eu preparo um tutorial bem mais completo! 🙂

 


Como referenciar este post: 4 (+1 Extra) placas de prototipagem que todo o Maker AMA!. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 4/5/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/4-1-extra-placas-de-prototipagem-que-todo-o-maker-ama/).


Prô Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Deixe um comentário