Você está visualizando atualmente Primeiros Passos com o Makey Makey

Nesse post você verá (link clicáveis):

 

O que é Makey Makey?

Quer conhecer mais sobre o Makey Makey, clique aqui para ser direcionado ao site deles (ao clicar no link uma nova janela será aberta).

Básico sobre o Makey Makey

Desenvolvido por Jay Silver e Eric Rosenbaum, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2010. Makey = Maker + Key (Fazer + Tecla), ou seja, o Makey Makey é uma placa pré-programada que permite conectarmos qualquer objeto ao computador, ela atua como teclas do nosso teclado (do computador), são essas: A Barra de espaço, clique (esquerdo) do mouse, seta para cima, seta para baixo, seta para a esquerda e seta para a direita.

[symple_box style=”boxnotice”]
“Makey = Maker + Key”
[/symple_box]

Gente, sério, QUALQUER OBJETO pode virar um botão com o Makey Makey. É muito legal!

Conectando o Makey Makey ao computador

A placa do Makey Makey deve ser conectada diretamente a uma porta USB de qualquer computador, utilizando o cabo (Vermelho) que acompanha a placa.

Você não vai precisar instalar nenhum programa!

SÉRIO, nada de instalações…. Plugou, funcionou!

 

Juntamente com a placa, chegam o cabo USB e os conectores (jacarés), e é tudo o que você precisa para fazer seu controle.

Você pode optar por conectar a placa Makey Makey ao computador antes ou depois de ligar os conectores (jacarés) na própria placa. Uma vez conectada a plaquinha Makey Makey já está funcionando, agora é só programá-la com um programa como o Scratch, por exemplo.

 

Montando um controle com o Makey Makey

Passos simples e rápidos… vamos lá:

 

1º: Escolha quais serão os seus botões.

Aqui vale testar muitas coisas, mas principalmente frutas, massinhas de modelar, metais e não metais, etc… solte a imaginação e experimente!

 

2º: Conectar os botões escolhidos aos conectores (jacarés) e ao Makey Makey.

Agora é o momento de conectar seus botões ao Makey Makey e logo mais começar a usá-lo. Utilize um conector (jacaré) – que já vem com a plaquinha – para cada botão.

 

3º: Programe os botões e se divirta!

O terceiro e último passo é programar o que cada botão fará. Caso não queria fazer isso, a própria plaquinha já chega pra você configurada para fazer algumas funções, como citado anteriormente.

Quer saber como trabalhar com o Makey Makey e Scratch juntos com a metodologia Maker? Acesse o post: “Piano com Makey Makey e Scratch

 

 

Pronto, é só se divertir!!

Não se esqueça de deixar sua experiência comentada aqui, depois do texto!

 

Referências:

Gif 1 – GIPHY

Gif 2 – GIPHY

Gif 3 – GIPHY

 


Como referenciar este post: Primeiros passos com o Makey Makey. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 19/2/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/primeiros-passos-com-o-makey-makey/).


Prô Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Deixe um comentário