No momento, você está visualizando Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/05/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ciencias-humanas-e-sociais-aplicadas-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas englobam uma ampla gama de disciplinas que exploram aspectos da sociedade humana e as relações entre indivíduos dentro dessa sociedade. Para inspirar professores a desenvolverem atividades engajadoras para alunos do ensino médio, entre 15 e 18 anos, este blog apresenta seis prompts que podem ser adaptados a diferentes metodologias de ensino. Estas sugestões incentivam o uso de variados recursos e materiais, e destacam a importância do feedback dos alunos para um aprendizado mais dinâmico e interativo.

Modelagem de Utopias Sociais

“Preciso de uma atividade para a matéria de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Projeto Colaborativo. Desafiar os alunos a criarem modelos de utopias sociais, onde eles possam aplicar conceitos de política, economia, sociologia e ética para projetar uma sociedade ideal, promovendo debates sobre os valores, desafios e viabilidade de suas propostas.”

Simulações da ONU

“Estou procurando uma atividade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para alunos de 17 a 18 anos, que envolva a metodologia de Simulação Global. Organizar simulações de reuniões da ONU, onde os alunos representam diferentes países e debatem questões globais contemporâneas, praticando diplomacia, argumentação e compreensão das relações internacionais.”

Projetos de Mapeamento Comunitário

“Necessito de uma atividade para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, adequada para estudantes de 15 a 18 anos, que utilize a metodologia de Pesquisa-Ação. Incentivar os alunos a realizarem mapeamentos de suas comunidades, identificando questões sociais, ambientais ou econômicas locais e propondo intervenções baseadas em conceitos aprendidos em sala.”

Criação de Podcasts Temáticos

“Busco uma atividade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para alunos de 16 a 17 anos, focada na metodologia de Produção de Mídia. Os estudantes criarão podcasts sobre temas relevantes às ciências humanas, como direitos humanos, diversidade cultural ou história contemporânea, desenvolvendo habilidades de pesquisa, escrita e comunicação oral.”

Análise de Filmes Históricos e Sociais

“Preciso de uma atividade para a matéria de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, voltada para alunos de 15 a 16 anos, que explore a metodologia de Análise Crítica. Selecionar filmes que abordem temas históricos ou sociais significativos e conduzir análises em grupo, discutindo a precisão histórica, as mensagens sociais e o impacto cultural.”

Debates sobre Ética e Tecnologia

“Estou à procura de uma atividade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para alunos de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Debate. Promover debates sobre questões éticas relacionadas ao avanço tecnológico, como privacidade de dados, inteligência artificial e modificação genética, incentivando a reflexão crítica e o pensamento ético.”


Estes prompts são apenas o ponto de partida para professores interessados em enriquecer o currículo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com atividades que estimulem a reflexão, o debate e a criatividade. Adaptando e expandindo essas ideias ao contexto e interesses dos alunos, é possível fomentar um ambiente de aprendizado que prepare os estudantes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário