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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Biologia, Física, Inglês: Exploração Sustentável e Tecnológica do Meio Ambiente

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Biologia, Física, Inglês: Exploração Sustentável e Tecnológica do Meio Ambiente’. Rodrigo Terra. Publicado em: 24/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-biologia-fisica-ingles-exploracao-sustentavel-e-tecnologica-do-meio-ambiente/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Exploração Sustentável e Tecnológica do Meio Ambiente” busca integrar as disciplinas de Biologia, Física e Inglês para engajar os alunos do ensino médio em uma investigação prática e colaborativa sobre a sustentabilidade ambiental e o uso de tecnologias para monitoramento e conservação da natureza. Utilizando metodologias ativas, o projeto promoverá a aprendizagem através da exploração, investigação e aplicação prática. O uso da metodologia expositiva será minimizado, priorizando o protagonismo dos alunos.

Objetivos Gerais

– Explorar conceitos de biologia e física aplicados ao ambiente natural e suas interações.

– Desenvolver habilidades de comunicação em inglês, focando em vocabulário técnico-científico.

– Incentivar o uso de tecnologias gratuitas e sustentáveis para a análise ambiental.

– Promover a sensibilização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade.

Estrutura do Projeto

Aula 1: Introdução à Sustentabilidade e Tecnologia no Meio Ambiente

– Biologia: Introdução aos conceitos de ecossistemas, biodiversidade e sua importância para equilíbrio ecológico. Discussão em pequenos grupos sobre problemas ambientais locais.

– Física: Exploração dos princípios físicos que governam os ecossistemas, como a transferência de energia. Investigação sobre como a física pode ajudar a monitorar e preservar o ambiente.

– Inglês: Introdução ao vocabulário específico de sustentabilidade, leitura e análise de textos curtos em inglês sobre iniciativas globais de conservação.

 

Aula 2: Investigação Prática e Coleta de Dados

– Biologia e Física: Desenvolvimento de um experimento prático onde os alunos utilizam sensores de controle climático (por exemplo, medições de temperatura, umidade), com materiais recicláveis e de baixo custo para observar variáveis ambientais em áreas definidas.

– Inglês: Elaboração de um diário de bordo em inglês, onde os alunos registram suas observações diárias e medições realizadas nos experimentos, fomentando a prática do idioma.

 

Aula 3: Análise e Discussão dos Resultados

– Biologia e Física: Os alunos se reúnem em grupos para analisar e discutir os resultados coletados, fomentando discussões sobre possíveis soluções sustentáveis baseadas nos dados obtidos.

– Inglês: Apresentação oral dos resultados e propostas de soluções em inglês, estimulando a comunicação e compartilhamento de informação de maneira profissional.

 

Aula 4: Proposta de Soluções Sustentáveis

– Biologia, Física e Inglês: Os grupos desenvolvem planos de ação sustentáveis utilizando os resultados e discussões das aulas anteriores. Os planos são apresentados e discutidos em um fórum aberto, promovendo intercâmbio de ideias entre os grupos.

Recursos

– Sensores de temperatura e umidade reutilizáveis ou de baixo custo.

– Material reciclável para construção de protótipos experimentais.

– Acesso a plataformas de ferramentas de análise de dados gratuitas e abertas, como Excel ou Google Sheets.

– Textos em inglês disponíveis gratuitamente online, como artigos da ONU ou outras publicações open access.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa, colaboração em grupo, apresentação oral em inglês e a qualidade do envolvimento nas propostas de solução sustentável.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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