Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 03/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 03/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-03-09-2025/.
As metodologias ativas continuam a transformar a educação em todos os níveis, impulsionando práticas centradas no aluno e atualizando o papel de professores em sala de aula. A seguir, reunimos as principais notícias publicadas recentemente sobre essa abordagem, mostrando como ela vem sendo aplicada, pesquisada e ampliada em instituições no Brasil e no mundo.
Do uso estratégico de tecnologia à reforma de currículos, passando por formações docentes e estudos de caso de sucesso, cada notícia nesta edição do MakerNews oferece insights valiosos sobre o avanço das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo.
Universidade Federal implementa currículo baseado em metodologias ativas
A Universidade Federal do Pará começou a aplicar um novo currículo nos cursos de licenciatura com base em metodologias ativas. A mudança visa engajar os estudantes no processo de aprendizagem por meio de projetos colaborativos, resolução de problemas e classes invertidas. Docentes passaram por formação específica para atuarem como mediadores do conhecimento, promovendo discussões significativas e aprendizagem baseada em competências. A expectativa é que a iniciativa sirva como modelo para outras instituições públicas. Fonte: Revista Educação
Pesquisa revela aumento de 40% no engajamento estudantil com metodologias ativas
Estudo promovido pela PUC-Rio e financiado pela CAPES analisou o desempenho e o engajamento de alunos do ensino superior. O relatório mostra que estudantes submetidos a metodologias ativas apresentaram aumento de até 40% no engajamento em relação aos métodos tradicionais. Participação ativa em sala, desenvolvimento de pensamento crítico e maior retenção de conteúdo foram alguns dos fatores mensurados. O estudo reforça a relevância de práticas centradas no aluno no ensino superior. Fonte: CAPES Notícias
Secretaria de Educação lança programa de formação em metodologias ativas para educadores
A Secretaria de Educação do Estado do Paraná lançou um novo programa de formação contínua para professores da rede pública com foco em metodologias ativas. A capacitação, oferecida em parceria com universidades e institutos federais, busca criar uma cultura de inovação pedagógica e dinamizar as aulas com novas estratégias como aprendizagem por projetos, sala de aula invertida e gamificação. A meta é atingir 15 mil educadores até o final de 2026. Fonte: Agência Estadual de Notícias/PR
Google for Education aposta em parceria com startups brasileiras para plataformas de aprendizagem ativa
O Google anunciou uma nova rodada de investimentos em startups brasileiras de edtech com foco em aprendizagem ativa. A iniciativa integra o programa “Google for Startups” e busca acelerar soluções tecnológicas que apoiem metodologias como aprendizagem baseada em problemas e experiências imersivas por meio de realidade aumentada e inteligência artificial. Segundo representantes da empresa, o Brasil é um dos mercados estratégicos para inovação em educação ativa. Fonte: Época Negócios
Estudo da UNESCO aponta o Brasil como destaque em implementação de metodologias ativas na América Latina
Relatório da UNESCO sobre inovação pedagógica na América Latina aponta o Brasil como um dos países mais avançados na adoção de metodologias ativas, especialmente no ensino fundamental e médio. A análise destaca o impacto positivo de políticas públicas de formação de professores, além do aumento da adoção de tecnologias educacionais em sala. O documento recomenda ampliar o monitoramento de resultados para consolidar as boas práticas. Fonte: UNESCO Brasil
IFSP transforma ensino técnico com aprendizagem baseada em projetos
O Instituto Federal de São Paulo tem adotado a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) como eixo central em seus cursos técnicos. A prática inclui desafios reais propostos por empresas parceiras, promovendo interdisciplinaridade e aplicação prática dos conteúdos. Professores receberam acompanhamento para redesenhar as disciplinas e construir rubricas de avaliação mais coerentes com o modelo. Resultados iniciais mostram maior engajamento e autonomia discente. Fonte: IFSP Notícias
Educação bilíngue adota metodologias ativas para integração entre idioma e conhecimento
Escolas bilíngues em São Paulo têm adotado metodologias ativas para reforçar o processo de aprendizagem linguística aliado ao conteúdo curricular. Professores desenvolvem atividades integradas onde os alunos produzem podcasts, vídeos e projetos usando a segunda língua como meio de expressão. A estratégia permite praticar o idioma de forma contextualizada e simultaneamente desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas. Fonte: Folha de S.Paulo
Plataformas de inteligência artificial impulsionam personalização no ensino ativo
Cresce o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial para personalizar o ensino em contextos de metodologias ativas. Ferramentas que adaptam trilhas de aprendizagem, sugerem conteúdos e têm análise preditiva de desempenho estão sendo incorporadas por redes públicas e privadas. A personalização potencializa a autonomia do estudante e amplia o papel do docente como orientador. Pesquisadores alertam, entretanto, para a necessidade de formação crítica do professor frente a essas tecnologias. Fonte: Revista Nova Escola
Educação Infantil também adere a abordagens ativas com foco no brincar e explorar
Escolas de Educação Infantil brasileiras estão reinventando suas práticas pedagógicas ao adotar metodologias ativas baseadas em brincadeiras dirigidas, investigação e aprendizagem por meio da experimentação. Essas técnicas respeitam o desenvolvimento infantil e promovem competências como comunicação, colaboração e curiosidade. Formações docentes específicas têm sido ofertadas com base no referencial da BNCC. Fonte: Jornal O Globo – Educação
Rodas de aprendizagem ganham espaço como prática inclusiva e ativa no ensino médio
Rodas de aprendizagem, prática inspirada nas pedagogias de Célestin Freinet e Paulo Freire, têm sido implementadas em escolas públicas do Rio Grande do Sul como recurso para promover escuta ativa, protagonismo e trabalho colaborativo. Cada encontro aborda temas geradores escolhidos pelos próprios estudantes e conecta conteúdos curriculares a vivências significativas, redefinindo o papel do estudante no processo de aprendizagem. Fonte: Portal MEC