MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 04/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 04/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 04/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-04-09-2025/.

1. Escola de São Paulo adota modelo 100% baseado em projetos

A EMEF Professora Maria Salete, em São Paulo, tornou-se a primeira escola pública da cidade a adotar integralmente o ensino por projetos em todas as disciplinas do Ensino Fundamental II. A iniciativa integra professores, gestor pedagógico e comunidade escolar em torno da aprendizagem ativa, promovendo protagonismo estudantil e interdisciplinaridade. O modelo tem apresentado melhorias notáveis na retenção de conteúdo e no engajamento dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação monitora os resultados para expansão da estratégia em outras unidades. Fonte: Folha de S.Paulo

2. Universidade Federal implanta sala invertida em todos os cursos de licenciatura

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oficializou a adoção da metodologia da sala de aula invertida como parte do currículo obrigatório de todos os cursos de licenciatura. A decisão visa garantir que futuros professores vivenciem metodologias ativas antes de aplicá-las em sala. Segundo o Núcleo de Formação Docente da instituição, os primeiros impactos foram sentidos na qualidade da participação discente e na autonomia dos acadêmicos. Fonte: UFMG Notícias

3. Pesquisa aponta que metodologias ativas reduzem evasão no ensino técnico

Um estudo conduzido pelo Instituto Federal Catarinense revelou que a aplicação sistemática de metodologias ativas, como gamificação, aprendizagem baseada em problemas e rotação por estações, reduziu em 27% os índices de evasão nos cursos técnicos integrados. O levantamento envolveu dados de 15 campi e mais de seis mil estudantes. Os autores acreditam que o engajamento gerado por essas práticas fortalece o vínculo dos alunos com a escola. Fonte: Revista Educação

4. Finlândia e Brasil firmam parceria para formação em metodologias ativas

Em cooperação inédita, instituições educacionais do Brasil e da Finlândia assinaram acordo para promover intercâmbio pedagógico voltado ao compartilhamento de práticas em metodologias ativas. A parceria irá possibilitar que professores da rede pública brasileira participem de formações presenciais e online com especialistas finlandeses em ensino investigativo e design thinking. A cooperação começa ainda em 2025 com foco inicial na educação básica. Fonte: Agência Brasil

5. Startup lança plataforma de aprendizagem com foco em colaboração

A startup brasileira EduFlow destacou-se nesta semana ao lançar uma plataforma digital desenhada para estimular atividades colaborativas e feedback entre pares no ambiente educacional. Utilizando inteligência artificial e design centrado no aluno, a ferramenta permite integrar projetos interdisciplinares e realizar autoavaliações. Já utilizada em 40 instituições-piloto, a solução promete ampliar o uso de metodologias ativas mediadas por tecnologia. Fonte: Estadão

6. MEC atualiza BNCC com diretrizes para práticas ativas

O Ministério da Educação divulgou nova atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com maior ênfase no uso de metodologias ativas em todos os componentes curriculares. O documento detalha orientações para projetos interdisciplinares, aprendizagem baseada em problemas e uso estratégico das tecnologias digitais. Educadores destacam que a mudança confere mais respaldo institucional às práticas inovadoras nas escolas. Fonte: Ministério da Educação

7. Estudo aponta alta eficácia da aprendizagem baseada em jogos

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) publicaram artigo que confirma o efeito positivo da aprendizagem por jogos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A pesquisa, com base em dados longitudinais de três anos, avaliou estudantes do Ensino Médio que participaram de trilhas gamificadas em física e biologia. Os alunos apresentaram melhor desempenho acadêmico e maior engajamento em comparação ao grupo de controle. Fonte: Revista Brasileira de Educação

8. Professores relatam maior satisfação com metodologias ativas

Levantamento do Instituto Península com mais de cinco mil professores da rede básica revelou que 78% deles sentem-se mais motivados ao implementar metodologias ativas em suas aulas. Entre os principais fatores citados estão a melhora do clima escolar, maior interesse dos alunos e oportunidades de inovação profissional. O estudo aponta ainda que 64% desejam mais formação continuada sobre essas práticas. Fonte: G1 Educação

9. Região Norte investe em formação docente para metodologias ativas

Estados da Região Norte anunciaram um consórcio intergovernamental para formar mais de 10 mil professores em metodologias ativas nos próximos dois anos. Com apoio do BID, o programa pretende articular universidades públicas e centros de inovação pedagógica para oferecer formação híbrida com foco na realidade regional. A expectativa é promover melhorias no IDEB a partir de práticas mais centradas no aluno. Fonte: Agência Norte Educação

10. Evento internacional debate o futuro das metodologias ativas

O Congresso Internacional de Inovação Educacional, realizado em Curitiba nesta semana, reuniu mais de 2.000 profissionais da área para discutir tendências e desafios das metodologias ativas. Diversas mesas trataram da integração entre ensino híbrido, inteligência artificial e aprendizagem ativa. Palestrantes internacionais trouxeram experiências exitosas da Coreia do Sul, Canadá e Chile, destacando o futuro promissor do protagonismo estudantil na educação. Fonte: Gazeta do Povo

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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