MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 08/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 08/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 08/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-08-09-2025/.

Governo Federal lança plataforma nacional de recursos digitais educacionais

O Ministério da Educação lançou oficialmente o Portal EducaDigital, uma plataforma nacional que agregará conteúdos, objetos de aprendizagem e ferramentas voltadas ao ensino básico e médio. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso a recursos educacionais de qualidade, promovendo equidade no aprendizado. A plataforma será integrada aos sistemas de gestão escolar e permitirá que professores personalizem trilhas de ensino com base nas necessidades dos alunos. A medida é estratégica para ampliar o uso pedagógico da tecnologia em redes públicas. Fonte: Agência Brasil

Estudo internacional destaca impacto positivo da IA na aprendizagem

Relatório divulgado pela UNESCO indica que ferramentas baseadas em inteligência artificial, como tutores virtuais e análise preditiva de dados, têm gerado avanços significativos em aprendizagem personalizada e apoio a professores. O estudo analisou iniciativas em 14 países e concluiu que a IA pode potencializar o ensino adaptativo, especialmente em contextos de baixa infraestrutura. Contudo, ressalta a importância de regulamentações éticas. Fonte: UNESCO

Google for Education atualiza recursos para inclusão digital

O Google anunciou novos recursos de acessibilidade no Google Classroom e no conjunto Workspace for Education, incluindo legendas automáticas em múltiplas línguas e ferramentas para alunos com deficiência visual. Os recursos visam aumentar a inclusão nos ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente nas redes públicas. A iniciativa tem sido bem recebida por educadores que buscam práticas pedagógicas mais equitativas através da tecnologia. Fonte: Google for Education Blog

Brasil lidera projeto latino-americano de formação docente em tecnologias

O Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP) da UNESCO destacou o Brasil pela coordenação de um programa regional de capacitação docente para uso das tecnologias educacionais. O projeto já alcançou mais de 80 mil professores em nove países e enfoca metodologias ativas mediadas por tecnologias, com foco na prática pedagógica. A ação é considerada estratégica para preparar educadores da América Latina frente aos desafios do século XXI. Fonte: IIEP UNESCO

Realidade aumentada impulsiona engajamento em aulas de ciências

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demonstrou que o uso de realidade aumentada (RA) em aulas de biologia resultou em um aumento de 35% no engajamento dos alunos e melhora na retenção do conteúdo. As aplicações incluem visualização de células em 3D e simulações de ecossistemas. Os pesquisadores afirmam que a RA tem potencial para tornar o conteúdo científico mais tangível e atrativo. Fonte: Jornal da Unicamp

EdTech brasileira é premiada por impacto social em comunidades ribeirinhas

A startup EduRibeira, que leva ensino híbrido e conectividade a comunidades remotas na Amazônia, foi reconhecida pela Fundação Schwab e Fórum Econômico Mundial como uma das soluções educacionais mais inovadoras de 2025. A iniciativa combina kits offline, painéis solares e formação de professores locais, promovendo inclusão e equidade educacional por meio da tecnologia. Fonte: Fórum Econômico Mundial

Chatbots educacionais ganham espaço como assistentes pedagógicos

Instituições de ensino superior adotaram chatbots baseados em IA para auxiliar estudantes em dúvidas frequentes, além de apoiar na organização de estudos e agenda. Levantamento da ABED mostra que 58% das universidades privadas já utilizam assistentes virtuais ligados a suas plataformas de aprendizagem. Os resultados apontam aumento da autonomia dos alunos e liberação de tempo dos docentes para tarefas mais complexas. Fonte: ABED

Curso técnico em programação com foco em IA entra no currículo de escolas públicas

O estado do Ceará anunciou a criação de uma trilha técnico-profissionalizante integrada ao Ensino Médio, com foco em desenvolvimento de software e inteligência artificial. A formação, articulada com empresas do setor, prevê certificações intermediárias e estágios, priorizando competências tecnológicas e resolução de problemas. A política educacional visa preparar os jovens para o novo mercado de trabalho digital. Fonte: Secretaria da Educação do Ceará

Plataformas gamificadas de matemática apresentam bons resultados em escolas municipais

Levantamento da Rede Municipal de Ensino de Curitiba mostrou que o uso de plataformas gamificadas, como Matific e Matema+, resultou em aumento no desempenho de estudantes do 5º ao 8º ano. Segundo os dados, escolas com maior adesão às ferramentas registraram até 18% de crescimento nas notas da Prova Brasil. O formato interativo, aliado à personalização do conteúdo, tem sido apontado como essencial para estimular o raciocínio lógico. Fonte: SME Curitiba

MOOCs voltam a crescer impulsionados por IA e credenciais digitais

Após período de estagnação, plataformas de cursos abertos massivos (MOOCs) registraram novo crescimento mundial, com ênfase em cursos de IA, segurança digital e competências verdes. Além dos novos conteúdos, o avanço das microcredenciais e credenciais digitais contribuiu para renovar o interesse de universidades e usuários. O formato reforça a trilha de aprendizagem contínua e fortalece a educação ao longo da vida. Fonte: Class Central

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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