Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 09/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-09-09-2025/.
Programa nacional de formação docente foca em metodologias ativas
O Ministério da Educação anunciou um novo programa nacional voltado à formação continuada de professores da educação básica, com ênfase em metodologias ativas. O objetivo é capacitar os profissionais para promover aprendizado centrado no aluno, incorporando práticas como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso. A medida visa consolidar políticas públicas que priorizam a inovação pedagógica em sala de aula, promovendo maior engajamento estudantil e melhorias nos índices educacionais.
Fonte: MEC
Startup brasileira lança plataforma gamificada para aprendizagem ativa
Uma edtech nacional desenvolveu uma plataforma digital que utiliza elementos de gamificação para incentivar estratégias baseadas em metodologias ativas. O sistema permite que professores configurem trajetórias de aprendizagem personalizadas e interativas, favorecendo o protagonismo do aluno. A iniciativa já está em uso em escolas da rede privada e começa a ser testada em redes públicas, com resultados apontando maior engajamento e retenção de conteúdo por parte dos estudantes.
Fonte: Startupi
Relatório da Unesco destaca o impacto de metodologias ativas na educação latino-americana
A Unesco divulgou um relatório que analisa a adoção de metodologias ativas na América Latina, com destaque para o Brasil, México e Colômbia. Os dados mostram que escolas que integram práticas como aprendizagem por pares e resolução colaborativa de problemas registram maior participação e desempenho dos estudantes. O documento recomenda investimento em formação docente e infraestrutura digital para expandir o uso dessas abordagens em regiões vulneráveis.
Fonte: Unesco
Metodologias ativas ganham espaço no Ensino Superior com nova diretriz do CNE
O Conselho Nacional de Educação atualizou as Diretrizes Curriculares para os cursos de licenciatura, enfatizando o uso de metodologias ativas como eixo estruturante das práticas formativas. A proposta visa desenvolver competências docentes alinhadas ao século XXI, sustentadas em práticas pedagógicas significativas, colaborativas e baseadas em projetos reais. A medida também estimula parcerias entre universidades e escolas públicas para encurtar distâncias entre teoria e prática.
Fonte: CNE
Escola de tempo integral integra projetos maker a currículo regular
Uma escola estadual de ensino médio implementou laboratórios maker como parte central do seu currículo, adotando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos (PBL). Os alunos protagonizam soluções para problemas reais da comunidade, desenvolvendo competências interdisciplinares como pensamento crítico, criatividade e colaboração. A escola relata melhorias significativas em métricas de engajamento, frequência e desempenho em avaliações externas.
Fonte: Secretaria da Educação de SP
Nova pesquisa revela que metodologias ativas aumentam retenção entre estudantes do fundamental
Um estudo conduzido por uma universidade federal brasileira concluiu que turmas do ensino fundamental expostas a metodologias ativas tiveram ganhos significativos em retenção de conteúdo em comparação às turmas com métodos tradicionais. A pesquisa acompanhou 420 alunos ao longo de um ano, utilizando ciclos de intervenção baseados em aprendizagem investigativa e estudo de caso. Professores apontaram também uma melhora na motivação e cooperação entre os alunos.
Fonte: UFMG
Curso online gratuito ensina docentes a planejar aulas com aprendizagem ativa
Em parceria entre uma universidade pública e uma plataforma de cursos digitais, foi lançado um MOOC gratuito voltado à formação de professores interessados em implementar metodologias ativas no cotidiano escolar. O curso oferece trilhas sobre aprendizagem colaborativa, ensino híbrido e design de experiências educacionais, impactando mais de 35 mil educadores em todo o país. A ação contribui para a democratização do acesso à formação pedagógica de qualidade.
Fonte: Edux
Feira educativa propõe desafios maker baseados em metodologias ativas
Durante evento nacional de educação e tecnologia, uma feira interativa reuniu centenas de projetos escolares baseados em desafios maker. Os alunos expuseram soluções tecnológicas produzidas por meio de aprendizagem baseada em problemas e pensamento computacional. Os projetos demonstraram o potencial das metodologias ativas em impulsionar o trabalho coletivo e a resolução criativa de problemas contemporâneos.
Fonte: Bett Brasil
Publicação acadêmica mapeia principais estratégias ativas utilizadas no Brasil
Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação fez um levantamento nacional sobre as metodologias ativas mais adotadas em instituições brasileiras. Entre as mais citadas estão a sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e rotação por estações. A publicação também alerta sobre os desafios de implementação, como infraestrutura inadequada, falta de tempo para planejamento e resistência à mudança no paradigma de ensino.
Fonte: Revista Brasileira de Educação
Inteligência artificial apoia personalização de trilhas ativas em plataformas educacionais
Novas ferramentas de inteligência artificial estão sendo incorporadas por plataformas educacionais para oferecer trilhas personalizadas de aprendizado com base em metodologias ativas. O sistema analisa dados de desempenho e comportamento dos estudantes para adaptar conteúdos, atividades e desafios. A IA vem se tornando um aliada dos professores, automatizando parte do planejamento e permitindo maior foco na mediação e acompanhamento dos alunos.
Fonte: Exame