MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 10/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 10/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 10/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-10-09-2025.

Governo Federal amplia políticas públicas de incentivo às metodologias ativas

O Ministério da Educação anunciou um pacote de medidas para incentivar metodologias ativas em escolas públicas. O programa Educação Interativa prevê capacitação docente, aquisição de ferramentas digitais e reformulação da BNCC com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. A política pública poderá beneficiar diretamente mais de 10 mil escolas nos próximos 12 meses, reposicionando o papel do estudante como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Fonte: MEC

Google for Education lança curso gratuito sobre metodologias ativas para educadores

Em uma iniciativa voltada à formação continuada, o Google For Education lançou um curso gratuito para professores brasileiros sobre metodologias ativas, com foco em sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e cultura maker. O material promove boas práticas com uso das ferramentas do Google Workspace e pode ser uma estratégia eficaz de difusão de práticas centradas no aluno. Fonte: Google for Education

Universidade de São Paulo incorpora ABP em 100% dos cursos de graduação

A USP divulgou um novo plano pedagógico institucional que implementa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como abordagem obrigatória em todas as disciplinas de graduação. A medida pretende preparar os estudantes para um mercado de trabalho mais complexo e interconectado, além de estimular o pensamento crítico e a resolução colaborativa de desafios reais. Fonte: Jornal da USP

Instituto Ayrton Senna lança plataforma de personalização do ensino baseada em dados

A nova plataforma lançada pelo Instituto Ayrton Senna utiliza inteligência artificial para recomendar estratégias de ensino personalizadas com base no desempenho e nas preferências dos alunos. A tecnologia favorece a adoção de metodologias ativas ao permitir que o docente combine conteúdos, ritmos e formas de engajamento a partir de dados em tempo real. Fonte: Instituto Ayrton Senna

Plataforma Khan Academy integra gamificação e aprendizagem baseada em projetos

A Khan Academy Brasil passou a oferecer trilhas educativas gamificadas com foco em projetos interdisciplinares, fortalecendo as práticas de aprendizagem ativa. As novas funcionalidades promovem o protagonismo estudantil, além de auxiliar os professores na avaliação processual dos estudantes. A proposta é impulsionar o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas simultaneamente. Fonte: Khan Academy

SENAC lança trilha formativa para docentes com foco em metodologias híbridas

O SENAC Nacional lançou uma trilha de formação continuada que capacita professores dos ensinos médio e técnico no uso de metodologias ativas em ambientes híbridos. As oficinas abordam temas como design thinking, cultura maker e aprendizagem entre pares, ajudando na transformação do modelo pedagógico tradicional em um formato mais ágil e centrado no aluno. Fonte: SENAC

Startup brasileira vence prêmio internacional com plataforma de aprendizagem ativa

A edtech brasileira EduFlow venceu o prêmio EdTech Awards 2025 com seu ambiente virtual que integra aprendizagem baseada em jogos, simulações e colaboração entre pares. A plataforma já foi adotada por 350 escolas de educação básica no Brasil e em outros países da América Latina. A premiação reforça o papel da inovação no fortalecimento das metodologias ativas. Fonte: EdTech Digest

FNDE investe R$ 120 milhões em laboratórios maker para escolas públicas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou repasse de mais de R$ 120 milhões para implantação de laboratórios maker em escolas públicas de todo o país. Os espaços atenderão estudantes do ensino fundamental e médio, incentivando uma cultura de experimentação e aprendizado prático, pilares das metodologias ativas. Fonte: FNDE

Estudo da UnB confirma aumento do desempenho escolar com uso de metodologias ativas

Pesquisa recente da Universidade de Brasília observou aumento de até 28% no desempenho acadêmico em turmas que utilizaram metodologias ativas, em comparação com classes tradicionais. O estudo acompanhou 2.400 estudantes por 18 meses e evidenciou também maior engajamento e habilidades socioemocionais nos alunos envolvidos. Fonte: Universidade de Brasília

Movimento Colabora Educação lança guia prático para implementação de metodologias ativas

Voltado a coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o novo guia lançado pela Colabora Educação oferece orientações detalhadas para iniciar e sustentar práticas ativas nas escolas. O material destaca o papel da liderança escolar, formação docente, avaliação por competências e cultura de inovação educacional. Fonte: Movimento Colabora Educação

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário