MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 10/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 10/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 10/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-10-09-2025/.

Brasil lidera ranking de adoção de EdTechs na América Latina

Segundo relatório da HolonIQ, o Brasil emergiu como líder na implementação de soluções EdTechs na América Latina. O país responde por 37% dos investimentos regionais no setor, impulsionado por políticas públicas de inovação, sandbox regulatórios e o crescimento do ensino híbrido. A tendência reflete um amadurecimento no uso de tecnologia para personalização da aprendizagem e desenvolvimento de competências digitais. Isso demonstra o fortalecimento da cultura digital nas redes de ensino e aponta para um cenário de maior escalabilidade dessas soluções nos próximos anos. Fonte: HolonIQ

IA na educação ganha diretrizes do MEC para uso nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) publicou um conjunto de diretrizes para orientar o uso seguro e pedagógico da Inteligência Artificial nas redes públicas. O documento traz recomendações sobre ética, transparência e privacidade de dados, além de fomentar o uso de plataformas adaptativas baseadas em IA para personalização do ensino. Especialistas apontam que a medida marca um avanço significativo rumo à regulação responsável do uso de tecnologias emergentes em contextos educacionais. Fonte: MEC

Empresas criam plataforma de realidade aumentada para o ensino técnico

Uma parceria entre institutos federais e startups lançou uma nova plataforma de realidade aumentada voltada à capacitação técnica em áreas como mecânica, eletrotécnica e saúde. O recurso permite simulações realistas em 3D, que ampliam a experiência prática dos estudantes em ambientes híbridos. A ferramenta tem sido testada em mais de 20 ETECs no estado de São Paulo, com resultados promissores na retenção de aprendizado. Fonte: Portal da Indústria

Nova geração de LMS integra competências socioemocionais ao currículo

Plataformas de Learning Management System (LMS) estão passando por atualizações que incorporam indicadores de competências socioemocionais em suas métricas de aprendizagem. A nova geração de LMS permite que professores acompanhem o desenvolvimento de habilidades como empatia, colaboração e pensamento crítico, com base em interações digitais dos alunos. A medida busca alinhar a tecnologia às diretrizes da BNCC e ao conceito de educação integral. Fonte: Observatório do Futuro da Educação

Google for Education lança ferramenta gamificada de avaliação formativa

O Google for Education acaba de lançar o “QuizFlow”, uma extensão gamificada para o Classroom que transforma avaliações formativas em jogos interativos. A ferramenta utiliza mecânicas de game design para aumentar o engajamento dos estudantes e fornecer feedbacks instantâneos. Escolas-piloto nos estados de Minas Gerais e Paraná estão avaliando os ganhos pedagógicos junto a professores e coordenadores. Fonte: Google Newsroom Brasil

Plataformas de microlearning crescem 48% entre docentes brasileiros

Relatório da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostra que o uso de plataformas de microlearning cresceu 48% entre professores brasileiros no último ano. A tendência aponta para uma busca crescente por formações curtas, objetivas e personalizadas, especialmente no desenvolvimento de competências digitais e metodologias ativas. O modelo tem se mostrado eficaz pela flexibilidade e baixo custo, além de promover uma cultura contínua de aprendizado entre educadores. Fonte: ABED

Startups educacionais brasileiras captam R$ 180 milhões em 2025

O ecossistema de startups educacionais no Brasil segue em plena expansão. Só no primeiro semestre de 2025, as EdTechs nacionais captaram mais de R$ 180 milhões em rodadas de investimento. Os principais aportes foram direcionados a soluções de IA aplicada à educação, plataformas de ensino adaptativo e conteúdos digitais interativos. O crescimento indica um amadurecimento do setor e um olhar cada vez mais estratégico do mercado sobre a transformação educacional. Fonte: StartSe

Estudo aponta impacto positivo de chatbots no engajamento estudantil

Pesquisa recente conduzida pela Universidade Federal do Ceará revelou que o uso de chatbots educacionais aumentou em 35% o engajamento de estudantes do ensino médio em atividades de reforço online. A interação com assistentes virtuais ajuda na resolução de dúvidas rápidas, permite atendimento 24/7 e promove maior autonomia no processo de aprendizagem. O estudo recomenda que os chatbots sejam incorporados ao ecossistema virtual de aprendizagem das escolas. Fonte: UOL Educação

Estudantes criam aplicativo de realidade virtual para história do Brasil

Alunos de uma escola pública de Recife desenvolveram, com apoio do Programa Ciência na Escola, um aplicativo de realidade virtual que narra momentos-chave da história do Brasil. A iniciativa destaca o protagonismo juvenil na produção de tecnologias educacionais, aliando pesquisa histórica, programação e design imersivo. O projeto venceu uma feira nacional de inovação escolar e será disponibilizado gratuitamente para instituições públicas. Fonte: Agência Brasil

ONU lança desafio global de tecnologias educacionais para o Sul Global

O Escritório de Inovação da ONU para Educação lançou um desafio global para identificar e escalar soluções de tecnologias educacionais desenvolvidas por países do Sul Global. A iniciativa visa promover equidade no acesso a inovações, valorizando contextos locais e abordagens inclusivas. Propostas podem ser enviadas até novembro e as vencedoras receberão apoio técnico, visibilidade internacional e financiamento para ampliação. Fonte: UNESCO

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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