MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 11/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 11/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-11-09-2025/.

Finlândia expande uso de aprendizagem baseada em projetos no currículo nacional

O Ministério da Educação da Finlândia anunciou um novo plano curricular que amplia significativamente o uso de metodologias baseadas em projetos em todas as etapas da educação básica. A mudança busca alinhar-se aos princípios da aprendizagem significativa e ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de resolução de problemas. A proposta inspira outros países a considerar a aprendizagem centrada no aluno como estratégia nacional. Fonte: YLE News

Estudo da Unesco mostra impactos positivos das metodologias ativas na América Latina

Relatório divulgado pela Unesco em setembro de 2025 apresenta evidências dos benefícios alcançados por escolas latino-americanas que adotaram metodologias ativas. Os dados indicam melhora consistente no engajamento dos estudantes, além de ganhos em pensamento crítico e colaboração. O estudo destaca casos de sucesso no Brasil, Chile e Colômbia. Fonte: Unesco

Google for Education lança plataforma interativa focada em metodologias ativas

O Google anunciou o lançamento da “ActiveEd”, uma nova plataforma dedicada ao uso pedagógico de metodologias como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. A ferramenta é voltada para educadores e oferece recursos para planejamentos, rubricas e acompanhamento das atividades ativas. A iniciativa reforça a presença das big techs no setor educacional ativo. Fonte: Google Newsroom

Brasil inclui oficialmente metodologias ativas na BNCC do Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação aprovou uma emenda à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, incluindo o uso de metodologias ativas como orientação pedagógica oficial. A medida visa modernizar os processos educacionais e valorizar práticas que promovem maior protagonismo estudantil. A decisão marca um avanço na política educacional brasileira. Fonte: MEC

MIT publica pesquisa sobre eficácia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

Pesquisadores do MIT divulgaram um estudo longitudinal que analisou o impacto da PBL em cursos superiores de engenharia. Os resultados mostram um aumento de até 28% na retenção de conteúdo e maior autonomia entre os alunos. A pesquisa reforça o valor da aprendizagem ativa no ensino superior e pode influenciar novos currículos. Fonte: MIT Open Learning

Universidade de São Paulo inaugura laboratório de metodologias ativas

A USP inaugurou um espaço experimental de ensino-aprendizagem com foco exclusivo em metodologias ativas. O laboratório foi planejado para favorecer o trabalho em grupo, projetos interdisciplinares e simulações práticas, e propõe ser um modelo replicável em outras instituições de ensino superior. Fonte: Jornal da USP

Plataforma brasileira CriAtiva Edu alcança 1 milhão de usuários

Lançada em 2023, a plataforma CriAtiva Edu, voltada ao planejamento de aulas com metodologias ativas, atingiu a marca de 1 milhão de usuários cadastrados. A solução oferece roteiros automatizados, fóruns de colaboração entre professores e biblioteca de boas práticas. A aceitação confirma a crescente demanda por inovação didática nas escolas brasileiras. Fonte: Valor Econômico

Estudo da OCDE aponta aumento no uso de metodologias híbridas com foco ativo

Segundo nova análise da OCDE, há uma tendência global no avanço das metodologias híbridas com uso de tecnologias e estratégias ativas. O estudo destaca que 72% dos países membros já utilizam algum modelo combinado, como aula invertida online e projetos híbridos conectados à comunidade. A abordagem favorece equidade e adaptabilidade do processo educativo. Fonte: OCDE

Educação profissional adota gamificação como estratégia ativa

Instituições técnicas de diversos países, incluindo Brasil, Portugal e Alemanha, estão integrando dinâmicas gamificadas nos cursos profissionalizantes. A proposta favorece o engajamento, o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades sociais, evidenciando a flexibilidade das metodologias ativas inclusive na formação técnica. Fonte: Education International

Startup chilena investe em inteligência artificial para personalizar metodologias ativas

A startup Edumind, baseada em Santiago, desenvolveu um sistema baseado em IA que recomenda estratégias ativas personalizadas para cada estudante, com base em dados de desempenho e estilo de aprendizagem. A inovação visa apoiar professores na construção de itinerários pedagógicos mais eficazes, reforçando o papel da tecnologia na individualização da aprendizagem ativa. Fonte: El Mercurio

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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