Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 11/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-11-09-2025/.
Finlândia expande uso de aprendizagem baseada em projetos no currículo nacional
O Ministério da Educação da Finlândia anunciou um novo plano curricular que amplia significativamente o uso de metodologias baseadas em projetos em todas as etapas da educação básica. A mudança busca alinhar-se aos princípios da aprendizagem significativa e ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de resolução de problemas. A proposta inspira outros países a considerar a aprendizagem centrada no aluno como estratégia nacional. Fonte: YLE News
Estudo da Unesco mostra impactos positivos das metodologias ativas na América Latina
Relatório divulgado pela Unesco em setembro de 2025 apresenta evidências dos benefícios alcançados por escolas latino-americanas que adotaram metodologias ativas. Os dados indicam melhora consistente no engajamento dos estudantes, além de ganhos em pensamento crítico e colaboração. O estudo destaca casos de sucesso no Brasil, Chile e Colômbia. Fonte: Unesco
Google for Education lança plataforma interativa focada em metodologias ativas
O Google anunciou o lançamento da “ActiveEd”, uma nova plataforma dedicada ao uso pedagógico de metodologias como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. A ferramenta é voltada para educadores e oferece recursos para planejamentos, rubricas e acompanhamento das atividades ativas. A iniciativa reforça a presença das big techs no setor educacional ativo. Fonte: Google Newsroom
Brasil inclui oficialmente metodologias ativas na BNCC do Ensino Médio
O Conselho Nacional de Educação aprovou uma emenda à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, incluindo o uso de metodologias ativas como orientação pedagógica oficial. A medida visa modernizar os processos educacionais e valorizar práticas que promovem maior protagonismo estudantil. A decisão marca um avanço na política educacional brasileira. Fonte: MEC
MIT publica pesquisa sobre eficácia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
Pesquisadores do MIT divulgaram um estudo longitudinal que analisou o impacto da PBL em cursos superiores de engenharia. Os resultados mostram um aumento de até 28% na retenção de conteúdo e maior autonomia entre os alunos. A pesquisa reforça o valor da aprendizagem ativa no ensino superior e pode influenciar novos currículos. Fonte: MIT Open Learning
Universidade de São Paulo inaugura laboratório de metodologias ativas
A USP inaugurou um espaço experimental de ensino-aprendizagem com foco exclusivo em metodologias ativas. O laboratório foi planejado para favorecer o trabalho em grupo, projetos interdisciplinares e simulações práticas, e propõe ser um modelo replicável em outras instituições de ensino superior. Fonte: Jornal da USP
Plataforma brasileira CriAtiva Edu alcança 1 milhão de usuários
Lançada em 2023, a plataforma CriAtiva Edu, voltada ao planejamento de aulas com metodologias ativas, atingiu a marca de 1 milhão de usuários cadastrados. A solução oferece roteiros automatizados, fóruns de colaboração entre professores e biblioteca de boas práticas. A aceitação confirma a crescente demanda por inovação didática nas escolas brasileiras. Fonte: Valor Econômico
Estudo da OCDE aponta aumento no uso de metodologias híbridas com foco ativo
Segundo nova análise da OCDE, há uma tendência global no avanço das metodologias híbridas com uso de tecnologias e estratégias ativas. O estudo destaca que 72% dos países membros já utilizam algum modelo combinado, como aula invertida online e projetos híbridos conectados à comunidade. A abordagem favorece equidade e adaptabilidade do processo educativo. Fonte: OCDE
Educação profissional adota gamificação como estratégia ativa
Instituições técnicas de diversos países, incluindo Brasil, Portugal e Alemanha, estão integrando dinâmicas gamificadas nos cursos profissionalizantes. A proposta favorece o engajamento, o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades sociais, evidenciando a flexibilidade das metodologias ativas inclusive na formação técnica. Fonte: Education International
Startup chilena investe em inteligência artificial para personalizar metodologias ativas
A startup Edumind, baseada em Santiago, desenvolveu um sistema baseado em IA que recomenda estratégias ativas personalizadas para cada estudante, com base em dados de desempenho e estilo de aprendizagem. A inovação visa apoiar professores na construção de itinerários pedagógicos mais eficazes, reforçando o papel da tecnologia na individualização da aprendizagem ativa. Fonte: El Mercurio