MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 12/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 12/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 12/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-12-09-2025/.

Nova política nacional de incentivo às metodologias ativas é aprovada

O Congresso Nacional aprovou um novo pacote educacional que inclui diretrizes para implementar metodologias ativas em escolas públicas de todo o Brasil. A medida prevê investimentos em formação de professores, adaptação de espaços escolares e aquisição de tecnologias educacionais. Especialistas acreditam que a iniciativa acelerará a mudança de paradigma no ensino, ao promover maior protagonismo estudantil. A política será implementada gradualmente a partir de 2026. Fonte: Agência Brasil

Pesquisa revela eficácia das metodologias ativas na aprendizagem de ciências

Estudo conduzido por universidades federais brasileiras demonstrou que o uso de metodologias ativas no ensino médio aumentou em até 40% a retenção de conteúdo em disciplinas de ciências da natureza. O levantamento envolveu mais de 3.000 alunos em 7 estados e destacou o uso da aprendizagem baseada em problemas (PBL) e da sala de aula invertida como determinantes no desempenho positivo. Fonte: Revista Educação

Plataforma digital brasileira facilita a adoção de metodologias ativas

A edtech nacional EduFlux lançou um ambiente virtual que oferece recursos e trilhas para a aplicação de metodologias ativas, como o ensino híbrido e a gamificação. Professores cadastrados podem personalizar atividades conforme o perfil de suas turmas e acompanhar métricas em tempo real. A iniciativa já está sendo utilizada por 200 escolas da rede privada e começa a ser testada em instituições públicas. Fonte: StartSe

Escolas técnicas adotam metodologia maker em projetos integradores

Instituições de ensino técnico em São Paulo e Minas Gerais passaram a incorporar a abordagem maker como componente obrigatório em projetos finais de curso. A medida busca estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas, como resolução de problemas reais e trabalho colaborativo. Alunos relatam maior motivação e desempenho com a metodologia prática. Fonte: MEC Notícias

Relatório da OCDE destaca o Brasil como referência emergente em metodologias ativas

O novo relatório internacional da OCDE referente à inovação em educação destacou o Brasil como um dos países emergentes com avanços mais significativos na implementação de metodologias ativas, especialmente no ensino fundamental. O levantamento mencionou o uso integrado de tecnologia e a crescente formação docente como fatores chave. Fonte: OCDE

Formação docente em metodologias ativas será prioridade em cursos de licenciatura

O Ministério da Educação anunciou uma reformulação nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, tornando obrigatório o estudo aprofundado de metodologias ativas. Universidades públicas e privadas deverão incluir disciplinas específicas sobre aprendizagem ativa, design de experiências educacionais e avaliação formativa. A medida será exigida a partir de 2027. Fonte: Inep

Metodologias ativas ampliam inclusão de estudantes neurodivergentes

Escolas inclusivas de Curitiba estão utilizando metodologias ativas para melhorar a participação de alunos neurodivergentes, com resultados positivos em engajamento e compreensão. Práticas como a gamificação e a rotação por estações têm se mostrado eficazes em atender diferentes perfis de aprendizagem. A experiência servirá de modelo para outras redes. Fonte: Gazeta do Povo

Institutos Federais lançam rede de pesquisa em metodologias ativas

Reunindo 23 Institutos Federais de Educação, a nova Rede AtivaIF promoverá intercâmbio de estudos, formações e publicações sobre metodologias ativas no ensino técnico e superior. A iniciativa também prevê a produção de materiais de apoio e a realização de um congresso anual. Os primeiros projetos serão iniciados no último trimestre de 2025. Fonte: Conif

Aprendizagem baseada em projetos transforma currículo de escola rural

Uma escola do interior de Pernambuco reformulou seu currículo com base na aprendizagem por projetos (ABP) e demonstrou avanços em indicadores de alfabetização e permanência escolar. Os projetos envolvem a comunidade e promovem a interdisciplinaridade, conectando os conteúdos escolares à realidade local. A experiência tem atraído atenção de gestores públicos. Fonte: Folha de Pernambuco

Estudantes avaliam positivamente metodologias ativas em universidades públicas

Pesquisas realizadas em universidades estaduais e federais apontam que mais de 80% dos estudantes aprovam experiências de aprendizagem baseadas em metodologias ativas. Os respondentes citaram maior engajamento, sentido ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais entre os principais ganhos. Fonte: UOL Educação

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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