Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Educação em 23/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 24/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-educacao-em-23-09-2025/.
MEC lançará ciclo 2025-2026 do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil — Ministério da Educação
Contexto: O Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do ciclo 2025-2026 do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil. Pelo título, trata-se de uma nova etapa do programa já existente, com foco na etapa da educação infantil e cronograma referido como 2025-2026.
Impacto educacional: O programa, pelo próprio nome, centra-se em leitura e escrita na primeira etapa da educação formal, o que indica atenção às práticas iniciais de alfabetização e ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. A reabertura de um ciclo sugere continuidade de ações voltadas para esses objetivos.
Público-alvo: O público indicado pelo título inclui crianças da educação infantil, bem como profissionais e gestores da educação envolvidos com essa etapa (professores da educação infantil, coordenadores pedagógicos e secretarias/entidades responsáveis pela implementação).
Implicações práticas: A iniciativa deverá envolver atividades e ações direcionadas à promoção de leitura e escrita na educação infantil, exigindo articulação entre escolas, profissionais e instâncias de gestão. Espera-se que o ciclo 2025-2026 oriente práticas pedagógicas e possivelmente ações de implementação, monitoramento e apoio técnico às instituições que atuam na educação infantil.
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
MS inaugura 1ª escola pública de equitação do Estado e aposta no esporte como ferramenta de inclusão social
O título informa que o Estado do Mato Grosso do Sul (MS) inaugurou a primeira escola pública de equitação da unidade federativa, apontando a iniciativa como uma aposta no esporte como ferramenta de inclusão social.
No âmbito educacional, a proposta sinaliza a integração de atividades esportivas — neste caso, a equitação — ao conjunto de práticas que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, ampliando oportunidades além da sala de aula.
O público-alvo indicado pelo enfoque em inclusão social são comunidades locais e grupos em situação de vulnerabilidade, que podem ganhar acesso a uma modalidade esportiva pouco presente na rede pública, com potencial para atuação socioeducativa.
Na prática, a implementação de uma escola pública de equitação implica oferta de infraestrutura, profissionais qualificados e programas estruturados; a iniciativa também pode inspirar políticas públicas que relacionem esporte, acesso e inclusão social em outras localidades.
Fonte: news.google.com
Secretaria Municipal de Educação realiza 6ª edição do evento “Orgulho de Ser Surdo” – Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Contexto: O título indica que a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista realizou a 6ª edição do evento intitulado “Orgulho de Ser Surdo”. Essa informação consta apenas no título fornecido; não há no texto disponibilizado detalhes sobre data, local exato, programa ou organizadores além da secretaria.
Impacto educacional: O material fornecido não descreve resultados, objetivos pedagógicos ou impactos concretos nas práticas escolares. A menção ao evento sugere uma iniciativa relacionada à temática da surdez, mas o próprio texto não apresenta evidências ou avaliação do impacto educacional.
Público‑alvo: O título indica foco na temática “Ser Surdo”, o que aponta para a comunidade surda como público central; contudo, o conteúdo fornecido não especifica públicos-alvo adicionais (estudantes, professores, famílias, profissionais da educação ou comunidade em geral).
Implicações práticas: Não há no título informações sobre ações práticas, encaminhamentos, políticas ou recomendações resultantes do evento. Para obter detalhes operacionais, desdobramentos e implicações concretas para escolas e profissionais, é necessário acessar a matéria completa no link fornecido.
Matrículas no ensino médio integral triplicam em quase 10 anos, diz estudo
Contexto: um estudo citado no título aponta que as matrículas no ensino médio integral triplicaram ao longo de quase 10 anos. O dado é apresentado como o achado central da pesquisa divulgada.
Impacto educacional: o aumento reportado pelo estudo sinaliza uma mudança relevante na participação dos estudantes no modelo de ensino médio integral, apontando para transformações na organização e na oferta dessa modalidade.
Público-alvo: as informações do estudo interessam a gestores educacionais, escolas, docentes, estudantes e famílias envolvidos com o ensino médio integral, por tratarem diretamente da dinâmica de matrículas nessa modalidade.
Implicações práticas: o levantamento indica a necessidade de acompanhamento das políticas, da infraestrutura e do planejamento pedagógico relacionados ao ensino médio integral, de modo a responder ao crescimento de matrículas apontado pela pesquisa.
Brasil tem mais alunos em cursos a distância que em presenciais
A notícia informada no título aponta que, no Brasil, o número de alunos matriculados em cursos a distância supera o de alunos em cursos presenciais. Esse dado, apresentado pela matéria, indica uma mudança na distribuição de matrículas entre modalidades de ensino.
Do ponto de vista educacional, a prevalência de matrículas em EAD modifica o panorama de oferta e demanda no país. A notícia ressalta a importância de considerar a educação a distância como componente majoritário das matrículas, o que pode alterar prioridades institucionais e de planejamento.
O público central referido pela matéria são os estudantes brasileiros matriculados em cursos a distância e presenciais — tanto os que migram para a modalidade remota quanto os que continuam em ensino presencial. A informação é relevante para gestores, docentes e formuladores de políticas que acompanham tendências de matrícula.
Em termos de implicações práticas, a matéria sugere que instituições, responsáveis por políticas educacionais e outros atores do sistema educacional precisarão levar em conta essa predominância da EAD ao ajustar oferta, infraestrutura e estratégias pedagógicas. Essas mudanças podem demandar adaptações em coordenação, tecnologia e formação de professores.
Leite vistoria obras da Escola La Salle, em Campo Bom
A notícia, resumida apenas no título, informa que “Leite vistoria obras da Escola La Salle, em Campo Bom”. Não foram fornecidos no texto adicional detalhes sobre quem é exatamente Leite, o escopo das obras, datas ou declarações das partes envolvidas — a informação disponível limita‑se ao fato de que uma vistoria ocorreu.
Em termos de contexto educacional, a referência a obras em uma escola sugere intervenções na infraestrutura escolar, o que geralmente está relacionado a melhorias no ambiente de aprendizagem. No entanto, o conteúdo completo do artigo não foi disponibilizado aqui, portanto não há como descrever impactos concretos ou resultados já observados.
O público‑alvo direto dessa notícia inclui a comunidade escolar da Escola La Salle e moradores de Campo Bom; indiretamente, a informação interessa a pais, professores, gestores educacionais e autoridades locais que acompanham investimentos e intervenções em unidades escolares. Sem o texto integral, não é possível identificar declarações ou compromissos dirigidos a esses públicos.
Implicações práticas prováveis — considerando apenas o que o título indica — incluem mudanças no cronograma de atividades escolares, necessidade de adaptações temporárias durante as obras e possíveis melhorias nas condições físicas da escola após a conclusão. Para detalhes sobre prazos, custos, responsabilidades e impactos pedagógicos específicos, é necessário consultar o conteúdo completo da matéria.
Curso de IA gratuito: InfoMoney e XP Educação oferecem 25 mil bolsas de estudo
InfoMoney e XP Educação oferecem um curso gratuito de inteligência artificial, disponibilizando 25 mil bolsas de estudo, conforme indicado no título da notícia.
A iniciativa representa uma ação de grande alcance no campo da formação em tecnologias emergentes, ao ampliar a oferta de vagas para aprendizado em IA.
O público-alvo abrange pessoas interessadas em inteligência artificial — incluindo estudantes, profissionais e demais interessados em capacitação na área — que podem se beneficiar das bolsas anunciadas.
Na prática, a oferta gratuita de bolsas tende a reduzir barreiras financeiras ao acesso à formação em IA e pode aumentar o número de pessoas qualificadas no tema; interessados devem consultar InfoMoney e XP Educação para obter informações sobre inscrição e requisitos.
Fonte: InfoMoney e XP Educação
Seduc discute diretrizes para política pública no I Colóquio de Educação Infantil
Conforme o título da matéria, a Seduc discute diretrizes para política pública no I Colóquio de Educação Infantil. A chamada indica que o evento teve como pauta central a formulação e a discussão de orientações voltadas à educação infantil.
O foco nas diretrizes para política pública sugere que a discussão se relaciona diretamente com aspectos estruturais e normativos da educação infantil, apontando para temas que podem orientar decisões e prioridades no setor educacional.
O título não especifica o público-alvo do colóquio nem detalha participantes ou resultados. A matéria original provavelmente traz informações adicionais sobre quem participou, mas essa informação não consta na manchete fornecida.
As implicações práticas dizem respeito à elaboração e ao alinhamento de políticas públicas para a educação infantil, com potencial impacto na formulação de diretrizes, na organização de práticas e na orientação de ações voltadas à primeira infância.
Abono extraordinário e precatório do FUNDEF devem ser pagos até 10 de outubro | SEC – Secretaria de Educação
A notícia, divulgada pela SEC — Secretaria de Educação, informa que o abono extraordinário e o precatório do FUNDEF devem ser pagos até 10 de outubro. Essa informação consta no título da matéria fornecida.
O tema refere-se a pagamentos vinculados ao FUNDEF; no entanto, o texto fornecido não apresenta detalhes sobre valores, cronogramas além do prazo ou impactos diretos nas políticas educacionais.
O título não especifica quem são os beneficiários nem os critérios para recebimento dos recursos — o público-alvo exato (por exemplo, profissionais, escolas ou entes públicos) não é detalhado no conteúdo fornecido.
Como implicação prática imediata, o único dado claro no material é o prazo final de 10 de outubro para a realização dos pagamentos. Quaisquer informações operacionais, procedimentais ou complementares não constam no trecho disponibilizado.
Fonte: SEC – Secretaria de Educação
Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulga 9ª convocação do processo seletivo de agentes de apoio escolar
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulgou a 9ª convocação do processo seletivo de agentes de apoio escolar, conforme indicado no título da notícia. O comunicado refere‑se a uma nova chamada no âmbito do certame realizado pela pasta responsável pela educação no município.
Do ponto de vista educacional, a convocação integra as etapas do processo seletivo destinadas ao preenchimento de vagas de apoio escolar, sendo relevante para a composição do quadro de pessoal que presta serviços de suporte às unidades de ensino. A publicação da convocação sinaliza a continuidade das ações administrativas relacionadas ao concurso.
O público‑alvo imediato são os candidatos inscritos no processo seletivo para agentes de apoio escolar em Caraguatatuba e, de modo indireto, a comunidade escolar que será atendida por esses profissionais. A informação é direcionada aos convocados e às partes interessadas no andamento do certame.
Em termos de implicações práticas, a divulgação da 9ª convocação indica que há candidatos a serem chamados nessa etapa; recomenda‑se que os interessados consultem o comunicado oficial para obter detalhes e orientações específicas sobre prazos e procedimentos diretamente nos canais da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.