No momento, você está visualizando Autoavaliação Institucional: práticas para transformar a escola

Autoavaliação Institucional: práticas para transformar a escola

Como referenciar este texto: Autoavaliação Institucional: práticas para transformar a escola. Rodrigo Terra. Publicado em: 26/11/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/autoavaliacao-institucional-praticas-para-transformar-a-escola/.


 
 

Este texto oferece um panorama prático e criterioso para professores que lideram ou participam de processos avaliativos: princípios, etapas, instrumentos e formas de transformar evidências em mudanças concretas na rotina escolar.

Ao final, pretende-se fornecer subsídios para planejar ciclos sustentáveis de melhoria, alinhando tecnologia, gestão e metodologias ativas para fortalecer a aprendizagem de estudantes.

 

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário