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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física e Matemática: Vivenciando a Arte em Movimento

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física e Matemática: Vivenciando a Arte em Movimento’. Rodrigo Terra. Publicado em: 23/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-e-matematica-vivenciando-a-arte-em-movimento/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Vivenciando a Arte em Movimento” tem como objetivo integrar as disciplinas de Arte, Educação Física e Matemática através de uma abordagem prática e criativa, visando o desenvolvimento de habilidades críticas, reflexivas e colaborativas nos alunos do ensino médio. A proposta central é a criação de uma performance artística baseada em movimentos corporais, onde os estudantes explorarão conceitos geométricos e artísticos, utilizando estratégias de ensino ativas. Este projeto propõe a criação de uma apresentação coletiva que sintetize expressões artísticas, conhecimentos matemáticos e a consciência corporal.

Contribuições das Disciplinas

Arte:

   – Atividades Propostas: Os alunos serão guiados a pesquisar e escolher um tema artístico para a performance, desenhando formas e figuras que possam ser representadas corporalmente. Incentive-os a usar materiais acessíveis, como papel reciclado, lápis ou tintas naturais, para criar esboços e figurinos.

   – Metodologia Ativa: Utilize o método “Galeria” na sala de aula, onde os alunos expõem seus projetos artísticos para críticas construtivas, incentivando o feedback entre pares e a reflexão crítica sobre a arte criada.

 

Educação Física:

   – Atividades Propostas: Organize atividades de conscientização corporal, como jogos de mímica ou improvisação, para que os alunos produzam movimentos que representem os conceitos artísticos escolhidos. Atividades ao ar livre são recomendadas para aproveitar o ambiente de forma holística.

   – Metodologia Ativa: Introduza jogos cooperativos onde os alunos criam sequências coreográficas em grupos, promovendo a colaboração e a resolução de problemas.

 

Matemática:

   – Atividades Propostas: Focalize conceitos de geometria, como simetria, proporção e formas 3D. Peça aos alunos que identifiquem e descrevam as formas geométricas em cada movimento ou posição do corpo durante os ensaios da performance.

   – Metodologia Ativa: Utilize a abordagem “Pense-Pare-Compartilhe”, onde os alunos primeiro resolvem desafios geométricos de forma individual, discutem em grupos pequenos e depois compartilham suas conclusões com toda a classe.

Recursos Recomendados

– Digitais: Utilize plataformas gratuitas de edição de vídeo e áudio, como o Audacity e o Shotcut, para criar e editar o material audiovisual da performance.

– Instrumentos Físicos: Materiais como cordas, cones ou fitas podem ser utilizados para visualizar e praticar as formas geométricas, e tudo com um custo muito baixo.

Orientações aos Professores

– Encoraje a interação e a troca de ideias entre os alunos, promovendo uma cultura de aprendizagem colaborativa.

– Forneça feedback contínuo e positivo, valorizando as contribuições individuais e em grupo.

– Seja flexível e dê liberdade aos alunos para explorarem diferentes formas artísticas e de movimento, respeitando o ritmo e estilo de cada um.

– Mantenha uma postura facilitadora, guiando os alunos na descoberta e exploração ao invés de somente expor conteúdos.

Cronograma Sugerido

– Aula 1: Introdução ao projeto e escolha do tema artístico. Início do esboço de ideias e planejamento.

– Aula 2: Exploração de movimentos em Educação Física e levantamento de formas geométricas.

– Aula 3: Desenvolvimento da performance artística integrando movimentos matemáticos, finalização de partes do projeto.

– Aula 4: Ensaios finais e preparação para a apresentação, ajustes necessários.

– Aula 5: Apresentação coletiva e avaliação do processo e resultados.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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