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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Geografia, Química e Tecnologia: EnergiArte – Explorando Fontes de Energia Sustentáveis

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Geografia, Química e Tecnologia: EnergiArte – Explorando Fontes de Energia Sustentáveis’. Rodrigo Terra. Publicado em: 23/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-geografia-quimica-e-tecnologia-energiarte-explorando-fontes-de-energia-sustentaveis/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “EnergiArte” visa integrar as disciplinas de Geografia, Química e Tecnologia para promover uma investigação aprofundada sobre fontes de energia sustentáveis, fomentando a aprendizagem ativa e multidisciplinar. Este projeto permite aos estudantes explorar, construir e refletir sobre os impactos e potencial das energias renováveis em nosso cotidiano, incentivando a criatividade e o pensamento crítico.

Objetivos Gerais:

  1. Incentivar os alunos a desenvolverem uma compreensão prática e teórica das fontes de energia renováveis.
  2. Aplicar conceitos de Geografia, Química e Tecnologia na análise e solução de problemas reais.
  3. Estimular a colaboração entre os estudantes através de trabalhos em grupo e discussões.

 

Planejamento das Aulas:

Geografia: 

– Objetivo: Compreender a distribuição geográfica das fontes de energia renováveis e seus impactos ambientais e sociais.

– Atividades: Utilização de mapas interativos gratuitos (Google Earth, OpenStreetMap) para identificar e analisar a localização global de usinas de energia solar, eólica e hidrelétrica. Discussões sobre a viabilidade e os desafios de cada tipo de energia em diferentes regiões.

 

Química: 

– Objetivo: Estudar os princípios químicos subjacentes às tecnologias de energia renovável.

– Atividades: Experimentos investigativos que utilizam materiais de baixo custo, como kits de eletrólise caseiros para gerar hidrogênio (utilizando bicarbonato de sódio e eletrodos de grafite). Discussão sobre as reações químicas envolvidas e possíveis usos do hidrogênio como fonte de energia.

 

Tecnologia: 

– Objetivo: Integrar o uso de tecnologias na criação de protótipos funcionais.

– Atividades: Projeto de construção de pequenos modelos de turbinas eólicas ou painéis solares com materiais recicláveis. Uso de plataformas digitais gratuitas para modelagem e simulação, como o Tinkercad, para compreender o design e a funcionalidade dos dispositivos.

Metodologia:

Adota-se a metodologia ativa, permitindo que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem. Em vez de utilizar aulas expositivas, os professores atuam como facilitadores, orientando e auxiliando os alunos na condução das investigações e no desenvolvimento dos seus projetos.

Recursos Necessários:

  1. Acesso à internet e mapas digitais gratuitos.
  2. Materiais recicláveis e de baixo custo para experimentos (garrafas plásticas, eletrodos de grafite, pequenos motores).
  3. Softwares gratuitos para modelagem e simulação, como Tinkercad e PhET Simulations.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados com base em sua participação, o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares, reflexão sobre o aprendido, e a apresentação final do projeto, abordando tanto o aspecto técnico quanto os impactos sociogeográficos das soluções propostas.

Considerações Finais:

Este projeto visa imbuir os estudantes com o entusiasmo pela ciência, tecnologia e o meio ambiente, encorajando um pensamento reflexivo e inovador sobre a sustentabilidade. Ele promove não apenas o conhecimento técnico, mas também valores essenciais para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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