No momento, você está visualizando Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Inglês, Redação, Sociologia: Explorando Identidades e Culturas Globais

Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Inglês, Redação, Sociologia: Explorando Identidades e Culturas Globais

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Inglês, Redação, Sociologia: Explorando Identidades e Culturas Globais’. Rodrigo Terra. Publicado em: 30/05/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-ingles-redacao-sociologia-explorando-identidades-e-culturas-globais/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Este projeto interdisciplinar para o ensino médio visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada de identidades e culturas globais através do uso de metodologias ativas. Ao integrar Inglês, Redação e Sociologia, os alunos não só desenvolverão habilidades linguísticas e de escrita, mas também um entendimento crítico da sociedade. As aulas, de 45 minutos cada, serão projetadas para incentivar a participação ativa, a colaboração em grupo e o pensamento crítico, utilizando recursos gratuitos e acessíveis.

Objetivo Geral

Explorar as intersecções entre as culturas globais e as identidades pessoais, promovendo o desenvolvimento das habilidades de compreensão, escrita e análise crítica por meio de atividades práticas e colaborativas.

Estrutura do Projeto

Aula 1: Introdução às Culturas Globais

Inglês:

– Atividade de aquecimento: Quebra-gelo com perguntas como “Qual cultura internacional você gostaria de conhecer e por quê?” Incentivar a troca de ideias em grupos pequenos.

– Uso de recursos digitais gratuitos como vídeos curtos do YouTube sobre culturas globais. Os alunos, em grupos, devem assistir a um vídeo e discutir características culturais apresentadas.

 

Sociologia:

– Discussão sobre o conceito de identidade cultural. A partir dos vídeos, incentivar os alunos a refletirem e discutirem em grupos questões como “Como minha identidade é moldada pela cultura?” 

– Utilizar plataformas online como o Padlet para que os alunos registrem suas ideias e possam partilhá-las, criando um mural digital interativo.

 

Redação:

– Orientar os alunos a esboçar um pequeno texto no qual refletem sobre como veem a sua cultura em comparação com as culturas assistidas, incentivando o uso de técnicas de brainstorming em grupos.

 

Aula 2: Narrativas de Identidade

Inglês:

– Análise de textos ou trechos literários de escritores internacionais acessíveis online gratuitamente, como através de plataformas como o Project Gutenberg.

– Discussão em grupos sobre as diferentes representações de identidade encontradas nos textos.

 

Sociologia:

– Investigação sobre a construção da identidade através de um debate guiado, onde os alunos apresentam suas visões sobre os textos analisados em Inglês e como isso se relaciona com estudos sociológicos de identidade.

 

Redação:

– Os alunos devem elaborar um texto narrativo em que exploram uma experiência cultural pessoal ou um aspecto de identidade. Incentivar a técnica de escrita colaborativa, onde colegas fornecem feedback construtivo.

 

Aula 3: Projetando o Futuro Cultural

Inglês:

– Conduzir uma atividade de role-playing, onde os alunos se colocam no lugar de embaixadores culturais, promovendo uma cultura estrangeira de sua escolha para seus colegas.

– Facilitar uma discussão sobre como barreiras linguísticas e culturais podem ser superadas através do entendimento mútuo.

 

Sociologia:

– Proporcionar um espaço para os alunos debaterem como a globalização afeta a identidade cultural, utilizando artigos e reportagens acessíveis online.

– Criar grupos de discussão onde cada grupo defende uma perspectiva diferente sobre a globalização.

 

Redação:

– Concluir o projeto com uma redação final onde os alunos sintetizam suas aprendizagens e reflexões, escrevendo uma carta ao “eu do futuro”, projetando sua visão sobre identidades e culturas globais.

Orientações para os Professores

  • Facilitar a participação ativa, garantindo que todos os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias.
  • Promover a conexão entre as disciplinas, incentivando abordagens interdisciplinares nas atividades.
  • Utilizar plataformas digitais gratuitas para facilitar a colaboração e o acesso a recursos.
  • Proporcionar feedback contínuo, focando na melhoria das capacidades críticas e de escrita dos alunos.
  • Evitar a metodologia expositiva, exceto quando necessária para introduzir conceitos novos.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário