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Filme: Eu, Robô (2004)

Como referenciar este texto: Filme: Eu, Robô (2004)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 02/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-eu-robo-2004/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do filme

“Eu, Robô” é um filme de ficção científica lançado em 2004, ambientado em um futuro próximo onde robôs e humanos coexistem. A trama gira em torno do detetive Del Spooner, interpretado por Will Smith, que investiga a morte suspeita de um eminente cientista ligado à empresa U.S. Robotics. A investigação de Spooner levanta suspeitas sobre os robôs que, apesar de programados para seguir três leis rígidas de proteção aos humanos, podem estar desenvolvendo comportamentos independentes e ameaçadores.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

– Ciências: Robótica e Inteligência Artificial: O filme apresenta robôs avançados integrados à sociedade, permitindo discussões sobre o que é a robótica, como os robôs funcionam e o papel da inteligência artificial no cotidiano.

– Ética: Relações entre humanos e tecnologia: O filme provoca reflexões sobre a confiança em máquinas e os dilemas éticos decorrentes do seu uso, ideal para debates sobre a relação entre humanos e tecnologia.

– Língua Portuguesa: Interpretação de Texto: Com base no enredo, os alunos podem praticar a compreensão e interpretação de narrativas ficcionais, analisando os personagens e as reviravoltas.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

– Filosofia: Ética e Tecnologia: “Eu, Robô” explora questões éticas em torno da inteligência artificial, estimulando discussão sobre a moralidade das tecnologias e seu impacto na sociedade.

– Física: Tecnologia e Sociedade: A análise das tecnologias mostradas e seu desenvolvimento pode introduzir debates sobre avanços científicos e suas aplicações na sociedade.

– Sociologia: Impacto das Novas Tecnologias: O impacto dos robôs na sociedade fictícia do filme serve de base para discutir a inclusão de novas tecnologias e suas consequentes transformações sociais.

Integração com Outras Disciplinas

– História: Revoluções Tecnológicas

  – Relação com o filme e integração com Ciências/Filosofia: Explorar as revoluções tecnológicas do passado, comparando-as com o cenário do filme, pode ajudar a compreender como tecnologia molda a evolução das sociedades.

 

– Arte: Representação do Futuro

  – Relação com o filme e integração com Língua Portuguesa: Analisar a estética e os efeitos visuais do filme para entender como a arte representa visões do futuro, complementando análises textuais.

 

– Geografia: Urbanização Futurística

  – Relação com o filme e integração com Sociologia: A ambientação urbana do filme serve de gancho para explorar possíveis evoluções urbanas, infraestrutura necessária para essas cidades e as consequências sociais.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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