No momento, você está visualizando Filme: Ex Machina: Instinto Artificial (2014)

Filme: Ex Machina: Instinto Artificial (2014)

Como referenciar este texto: Filme: Ex Machina: Instinto Artificial (2014)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 03/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-ex-machina-instinto-artificial-2014/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do Filme

“Ex Machina: Instinto Artificial” é um filme de ficção científica lançado em 2014 que explora a interação entre humanos e inteligência artificial. A trama gira em torno de Caleb, um jovem programador que ganha a oportunidade de passar uma semana na luxuosa e isolada casa de Nathan, o CEO da empresa em que trabalha. Lá, Caleb descobre que foi escolhido para avaliar as capacidades e a consciência de Ava, uma avançada androide com inteligência artificial. O filme levanta questões sobre consciência, ética e a natureza da própria humanidade, enquanto Caleb se envolve em um jogo psicológico entre Ava e Nathan.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

Ciências: Inteligência Artificial: Introdução básica ao conceito de inteligência artificial e como ela é representada no filme, estimulando discussões sobre a convivência da tecnologia no nosso cotidiano.

Língua Portuguesa: Análise de Personagens: Estudo dos personagens do filme, como Ava, Caleb e Nathan, para desenvolver habilidades de interpretação e descrição de personagens.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

Física: Robótica e Sensores: Análise dos aspectos técnicos da robótica mostrados no filme, como os sensores de movimento de Ava e sua interação com o ambiente.

Filosofia: Consciência e Identidade: Discussão sobre o que define a consciência e a identidade, valendo-se das questões filosóficas levantadas pelo filme, como a diferença entre humano e máquina.

Sociologia: Impacto Social da IA: Investigação do impacto potencial da inteligência artificial na sociedade, estimulando debates sobre o futuro do trabalho e a interação social.

Integração com Outras Disciplinas

Arte: Design de Futuro: Relaciona-se com ciências e robótica do filme para explorar como o design de androides pode influenciar a percepção pública da inteligência artificial.

Matemática: Algoritmos e Programação: Integra-se com a ciência ao analisar os algoritmos que poderiam fundamentar a IA, discutindo os fundamentos da lógica e da programação.

História: Evolução da Tecnologia: Reexamina o progresso histórico da tecnologia para avaliar como chegamos ao ponto de discutir inteligência artificial avançada como em “Ex Machina”.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário