No momento, você está visualizando Filme: Quincas Berro D’Água (2010)

Filme: Quincas Berro D’Água (2010)

Como referenciar este texto: Filme: Quincas Berro D’Água (2010)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 12/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-quincas-berro-dagua-2010/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do filme

“Quincas Berro D’Água” é um filme brasileiro de 2010, adaptado do romance de Jorge Amado. A história gira em torno de Quincas, um funcionário público aposentado que se torna um boêmio famoso em Salvador. Após sua suposta morte, seus amigos decidem levar seu corpo para uma última rodada na cidade, enquanto sua família tenta manter as aparências.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

– Língua Portuguesa: Leitura e Interpretação de Texto. Analisar a narrativa do filme pode ajudar os alunos a compreenderem melhor os elementos de uma história, como enredo, personagens e tema.

– História: Cultura e Sociedade Brasileira. O filme fornece um rico contexto da vida social e cultural na Bahia do século XX, ajudando os alunos a entenderem a diversidade cultural brasileira.

– Artes: Representação Artística e Expressão Cultural. Explorar a representação visual e sonora da cultura baiana retratada no filme pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre as diferentes formas de expressão cultural.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

– Literatura: Análise Literária. Estudar a adaptação do romance de Jorge Amado para o cinema permite aos alunos explorarem como as obras literárias podem ser reinterpretadas em outras formas de mídia.

– Sociologia: Estrutura Social e Comportamento. Discussões sobre os papéis sociais e normativos ilustrados no filme permitem uma análise dos comportamentos desviantes e das dinâmicas familiares na sociedade.

– Filosofia: Reflexão sobre a Vida e Morte. O filme levanta questões filosóficas sobre o sentido da vida, liberdade e a absurda passagem do tempo, promovendo debates filosóficos significativos.

Integração com Outras Disciplinas

– Filosofia e Literatura: Existencialismo e Realismo. A combinação desses assuntos pode aprofundar a compreensão dos conceitos filosóficos explorados no filme e suas representações literárias.

– História e Sociologia: Contextos Culturais e Estrutura Social. Explorar como as estruturas sociais são moldadas e refletidas através do tempo e como isso impacta a sociedade e a cultura.

– Artes e Língua Portuguesa: Roteirização e Narrativa Visual. Analisar a relação entre texto literário e sua representação visual no cinema pode ajudar os alunos a entenderem processos criativos e de adaptação.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário