Você está visualizando atualmente Kahoot! – Aprenda a utilizar essa divertida ferramenta

Já pensou criar “Quizzes” interativos, dinâmicos e que são corrigidos instantaneamente assim que seus Alunos o respondem?!?!

Que tal retomar pontos importantes que foram estudados no encontro anterior, ou até mesmo em casa ?!?!

Que tal trabalhar os conceitos mais relevantes em uma revisão rápida e divertida?!?!

Ponto extra positivo maravilhoso: Gratuito.

Sim, existe uma resposta para tudo isso, e se chama Kahoot!.

 

1 – CADASTRO

A primeira coisa que precisamos fazer é acessar a página do Kahoot! pelo endereço: https://kahoot.com e o que encontraremos será:

 

No canto superior direito encontraremos um botão verde com “Sign Up”. Vamos clicar nele para iniciarmos nosso cadastro (é rápido e muito intuitivo, prometo).

É necessário escolher como você irá utilizar o Kahhot!: Como um Professor (As a teacher), Como um estudante( As a student), Socialmente (Socially) ou No trabalho (At work). Como o foco da minha escrita é compartilhar esse material com outros Professores, vou optar pela 1ª opção: Como um Professor (As a teacher).

 

Você pode optar por se cadastrar com seu email do Google, com a sua conta do Facebook ou com qualquer outro email.

 

Você agora precisará preencher um formulário de cadastro.

 

No formulário consta:

  • Nome da Escola ou Universidade (Add your school os university),
  • Detalhes sobre o local de trabalho (Workplace details),
  • Nome de usuário (Pick a username),
  • Email (add your email adress),
  • Senha (Create a password),
  • e concordar com os termos e condições de uso do Kahoot!.

Agora, escolha o plano que desejar (obs.: existe um plano gratuito do lado esquerdo – Free).

 

A última coisa a ser preenchida é o seu nome…. eeeeeee….. PRONTO!

 

Seu cadastro foi finalizado e você será redirecionado para a página a página inicial (e já logado) do Kahhot! para começar a criar seus questionários personalizados!

 

 

2 – CRIANDO SEU PRIMEIRO QUIZ

Nesse próximo passo vamos criar um questionário de exemplo.

 

No painel central verde existem 3 botões / tarefas a serem cumpridas. Iremos clicar no botão de nº 2 : Create quiz (Criar questionário) e a seguinte página será carregada:

 

Aqui você começará a preencher as informações sobre o seu questionário, tais como:

  • Título (Title) – Título do seu questionário – Máximo de 95 caracteres,
  • Imagem de capa (Cover image) – Imagem de destaque para o seu questionário,
  • Descrição (Description) – Descrição do seu questionário, lembre-se de utilizar # – Máximo de 280 caracteres,
  • Localização (Location) – Local onde será armazenado o seu questionário – Não é possível alterar esse campo com uma conta gratuita,
  • Visibilidade (Visibility) – Quem poderá ver o seu questionário (Somente você – Only you ou Todos – Everyone),
  • Língua (Language) – Qual a língua utilizada no seu questionário,
  • Creditar recursos (Credit resources) – Caso você tenha se utilizado de algum recurso que possa ter direitos autorais é justo que os nomes sejam adicionados nesse campo,
  • Vídeo de introdução (Intro Video) – Vídeo de introdução que será mostrados aos Alunos quando chegarem até o seu questionário.

Após preencher todas as informações é só clicar no botão verde no canto superior direito com os dizeres “Ok, go“.

 

Como exemplo iniciei um questionário de Física (Uhruuulll…. hehehehe). Clicando em “Add question” você será encaminhado para uma janela onde poderá adicionar os detalhes de cada questão. Nesse caso vou incluir somente uma questão simples para ser ilustrativo.

 

Nessa janela deverão ser preenchidos os seguintes campos:

  • Enunciado da questão (Question) – Enunciado da questão trazendo todas as informações necessárias para que os Alunos possam respondê-la,
  • Imagem ou vídeo (Media) – Caso o enunciado traga alguma ilustração, você poderá adicioná-la nesse campo (vídeo também pode ser utilizados),
  • Tempo limite de resposta (Time limite) – Determine quanto tempo seus Alunos terão para responder essa questão,
  • Pontuação (Award points) – Aqui você poderá ativar ou desativar a pontuação nos acertos,
  • Resposta 1, 2, 3 e 4 (Answer 1, 2, 3 e 4) – Nesses quatro campos você irá incluir suas alternativas, lembre-se de que uma deve estar correta, e para assinalar a alternativa como correta você deverá clicar no check (ícone circular) ao lado de cada campo de resposta,
  • Creditar recursos (Credit resources) – Caso você tenha se utilizado de algum recurso que possa ter direitos autorais é justo que os nomes sejam adicionados nesse campo.

Clique em “Next” no botão verde do canto superior direito.

 

Pronto, sua primeira questão foi adicionada ao seu questionário! Repita esses passos quantas vezes julgar necessário para cadastrar outras questões.

Ao finalizar seu questionário (como disse anteriormente, nesse tutorial vou incluir somente uma questão por questões de simplificação) clique no botão verde no canto superior direito “Save“.

 

Agora você tem as opções de Editar (Edit it), Pré-visualizar (Preview it), Jogar (Play it), Compartilhar (Share it), ou simplesmente Terminar (I´m done – botão no canto superior direito).

 

3 – JOGANDO

Clique no botão “Play it” e me apareceram as opções:

 

Clássico (Classic) ou Modo de equipe (Team Mode), além de algumas Opções de jogo (Game options). Clicarei diretamente no botão verde “Classic”.

Enquanto aguarda pela entrada dos Alunos, o vídeo de introdução é passado.

 

 

Com isso os Alunos já estarão atentos ao início do questionário, mesmo que ainda não estejam conectados ao seu questionário. Somente depois que pelo menos um Aluno se conectar ao seu questionário é que o botão “Start” será liberado.

Note que aparecerá um número enorme (Game Pin – 469666) no topo da tela. Esse número é o identificador do seu questionário. Cada Aluno que participar do jogo deverá utilizar em seu celular o app do Kahoot! (links de download do app no final do post), e ao iniciar o app digitar o número acima.

Vamos fazer um paralelo entre as telas que aparecerão tanto para o Professor, quanto para o Aluno.

 

Para o Professor (pelo celular ou computador) Para o Aluno (pelo celular)
Tela inicial do questionário aguardando a entrada dos alunos.

Tela inicial do App

Pedir para que os alunos cliquem no botão azul “As a student” (Como um estudante)

Cada Aluno deverá digitar sua própria idade

Oriente seus alunos para utilizarem o GAME PIN correto, no nosso caso: 469666. Caso contrário não irão acessar seu questionário

Clicar no ícone abaixo para digitar o GAME PIN (identificação do questionário – aquele número grande)

Oriente seus alunos para utilizarem o GAME PIN correto, no nosso caso: 469666. Caso contrário não irão acessar seu questionário

Hora de digitar o GAME PIN (Identificação do questionário)

Peça aos seus alunos que digitem um apelido / nome para identifica-los. Essa momento é importante para diferenciar cada um dos Alunos conectados, e posteriormente conseguir diferenciar o desempenho de cada um.

Ao reconhecer a conexão de um aluno, o número de “Players” será alterado e os nomes de cada um dos Alunos aparecerá na tela.

Depois de todos estarem conectados você poderá clicar no botão “Start” para dar início ao questionário. Lembre os alunos que as perguntas tem um tempo limite de resposta.

No momento em que o App reconhece que o Aluno se conectou, a tela do aluno irá aparecer “You´re in!” (Você está dentro!)

A pergunta irá aparecer, juntamente com ela o cronômetro que determina quanto tempo falta para o término do tempo de resposta (ícone roxo do lado esquerdo contendo 30 = 30 segundos, conforme definimos na edição do questionário)

Uma vez que o questionário foi iniciado, os Alunos poderão responder as perguntas utilizando os ícones abaixo e comparando-os com os ícones do enunciado.

Ao fim da questão será exibido o número de respostas em cada uma das alternativas

Ao fim da questão o Aluno já irá receber o feedback tanto para o acerto, quanto para o erro.

Caso você tenha deixado as configurações padrão, seus alunos receberão uma pontuação para cada acerto, e ao término do questionário um ranking será feito com os Alunos em destaque.

Os Alunos receberão um feedback sobre seus desempenhos e poderão compartilhar seus resultados.

Você terá o resultado de todos os Alunos que participaram desse questionário.

 

Dica da boa I : Seria interessante projetar seu questionário em um local apropriado, assim todos os Alunos poderão acompanhar o desenrolar do questionário juntos.

Dica da boa II : Vale lembrar que você pode analisar os resultados de cada uma das questões com os seus Alunos durante o processo de resposta do questionário. Isso permite que discussões sejam abertas para que os Alunos que acertaram as questões auxiliem os que erraram.

Dica da boa III: Você poderá exportar os resultados dos Alunos em formato de planilha do Excel e poderá utilizar para gerar notas conforme julgar necessário.

 

 

Parece que temos muitos passos, mas depois de utilizar a primeira vez, você notará que é tudo muito intuitivo!

É evidente que existem outros recursos e formas de se utilizar o Kahoot!, essa é apenas uma sugestão que funcionou bem comigo e por isso da vontade de compartilhar.

Espero que tenham gostado e que o post contribua de forma positiva para suas atividades!

 

Links de download do Kahoot!:

Link para o vídeo utilizado na Introdução do questionário:

Caso queira saber mais deixo aqui a página contendo tutoriais em vídeos (em inglês) produzidos pela Kahoot!:

 


Como referenciar este post: Kahoot! – Aprenda a utilizar essa divertida ferramenta. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 26/7/2019. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/aprendizagem-colaborativa/kahoot-aprenda-a-utilizar-essa-divertida-ferramenta/).


Rodrigo Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Este post tem 4 comentários

  1. Avatar
    Mychelle

    Olá! Na versão grátis do Kahoot! tem um limite de alunos que podem entrar para jogar? Existe uma limitação de quantidade?

  2. Prô Terra
    Prô Terra

    Agradeço a mensagem, Mychelle. Encontrei esse link do próprio Kahoot! falando sobre o limite de participantes em cada um dos planos deles: Suporte – Kahoot!

  3. Avatar
    Kelly

    Olá. O Kahoot é uma ferramenta de sala de aula apenas (física ou virtual)?
    Quero dizer, tem como fazer um kahoot como “tarefa de casa”, para q possam jogar sem o professor ter q iniciar o jogo?

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Pode ser utilizado tanto em aulas virtuais, quanto em aulas presenciais. Infelizmente o/a professor/a precisa dar início no jogo.

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