Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Inovações educacionais em 05/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-inovacoes-educacionais-em-05-09-2025/.
Brasil lança primeira rede pública de escolas com currículo 100% por projetos
O Ministério da Educação do Brasil anunciou a criação da Rede Nacional de Escolas por Projetos (RNEP), composta inicialmente por 120 instituições públicas em 15 estados. Com currículo estruturado exclusivamente por metodologias ativas e projetos interdisciplinares, a rede integra competências socioemocionais, pensamento computacional e investigação científica no cotidiano escolar. A proposta visa promover autonomia, protagonismo e integração entre teoria e prática, com base em evidências de aprendizagem significativa. A iniciativa é pioneira na América Latina e será acompanhada por universidades públicas para fins de pesquisa e avaliação.
Fonte: MEC
Singapura testa IA generativa com alunos do ensino fundamental
O Ministério da Educação de Singapura começou a testar plataformas de inteligência artificial generativa com alunos do ensino fundamental para personalização da aprendizagem em tempo real. Usando dados de desempenho individual dos estudantes, os sistemas ajustam o nível de dificuldade e oferecem feedback adaptado. A experiência piloto integra ética digital e pensamento crítico como parte do currículo, formando também competências em uso responsável da IA. A expectativa é expandir o programa nacionalmente em 2026, após os resultados iniciais serem auditados por pesquisadores independentes.
Fonte: The Straits Times
Rússia adota laboratórios móveis de STEAM em zonas rurais
O governo russo está implementando ônibus-laboratórios móveis para levar educação integrada em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para zonas remotas. Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, kits de robótica, microscópios conectados e acesso à internet via satélite. As visitas mensais às escolas incluem oficinas, formação de professores e projetos comunitários. A iniciativa busca reduzir a desigualdade no acesso às inovações educacionais e já impacta 50 mil estudantes em áreas isoladas do país.
Fonte: TASS News Agency
Chile lança plataforma aberta de microcertificações para docentes
A Fundação Chile, com apoio do governo, lançou uma plataforma com cursos de microcertificação gratuita para professores da rede pública. Os temas abordam desde ensino híbrido até avaliação por competências e uso de dados educacionais. Cada microcertificação equivale a horas de formação continuada validadas oficialmente. A plataforma também fornece indicadores de impacto e sugestões de trilhas formativas personalizadas, com base nos desafios locais. A proposta visa a valorização docente e atualização contínua frente às mudanças no cenário educacional.
Fonte: Fundación Chile
Microsoft oferece ferramentas de realidade aumentada para escolas na África
A Microsoft, em parceria com ONGs educacionais africanas, iniciou a distribuição gratuita de kits de realidade aumentada (RA) em escolas de cinco países: Quênia, Nigéria, Gana, Ruanda e África do Sul. As ferramentas permitem o aprendizado imersivo em áreas como anatomia, astronomia e ciências ambientais, mesmo fora das grandes cidades. Professores receberam também formação específica para uso didático dos recursos de RA, com apoio técnico contínuo. A iniciativa visa democratizar o acesso a tecnologias emergentes e ampliar oportunidades de aprendizagem envolvente na educação básica africana.
Fonte: Microsoft Education Blog
UNESCO recomenda política global de aprendizagem baseada em jogos
Um painel internacional da UNESCO publicou uma diretriz orientando países a adotarem políticas de ensino que incorporem sistematicamente a aprendizagem baseada em jogos (Game-Based Learning). Segundo o documento, jogos digitais e analógicos promovem motivação, resolução de problemas e cooperação, quando bem integrados aos objetivos curriculares. A recomendação inclui sugestões de formação docente, avaliação e investimento em pesquisa aplicada. O relatório afirma que a aprendizagem lúdica tem potencial transformador principalmente nos anos iniciais da educação básica.
Fonte: UNESCO
Universidade na Alemanha propõe graduação flexível com tecnologia adaptativa
A Universidade de Münster, na Alemanha, lançou um curso de licenciatura em Matemática com trilhas flexíveis e tecnologia adaptativa. Alunos podem escolher entre módulos síncronos, assíncronos ou híbridos, com atividades mediadas por plataformas que identificam lacunas de aprendizagem e sugerem conteúdos personalizados. O sistema permite reconfigurar o plano de estudos em tempo real, promovendo maior engajamento e redução da evasão. A proposta é considerada modelo de inovação curricular para o ensino superior com base em dados e personalização.
Fonte: Universität Münster
Japão inclui pensamento computacional em todas as disciplinas
O Ministério da Educação do Japão ampliou a obrigatoriedade do ensino de pensamento computacional para todas as disciplinas do ensino médio. Professores das áreas de Língua, História, Ciências e Artes serão formados para integrar algoritmos, lógica e modelagem computacional em seus conteúdos. A medida busca preparar os jovens para o contexto digital e estimular o raciocínio lógico como competência transversal. A implementação será gradual até 2027, com produção de materiais didáticos específicos para cada área de conhecimento.
Fonte: NHK Educational
Chile inaugura primeira escola bilíngue com robótica integrada ao currículo
Em Santiago, o Chile abriu a primeira escola pública bilíngue com currículo integrado de robótica desde a pré-escola. O programa une imersão linguística em inglês com atividades práticas de construção de robôs, pensamento computacional e resolução de problemas desde os primeiros anos escolares. Professores bilíngues receberam formação em MAKER e STEAM, e o currículo é alinhado com objetivos internacionais. A escola busca desenvolver competências do século XXI em um modelo replicável para outras regiões do país.
Fonte: Diario Educación Chile
Canadá expande laboratórios de aprendizagem criativa em escolas indígenas
O governo do Canadá ampliou o programa “Indigenous Maker Labs”, instalando novos laboratórios de aprendizagem criativa em 25 escolas indígenas em parceria com líderes das comunidades locais. Os espaços possuem ferramentas digitais e materiais que conectam saberes tradicionais com tecnologias contemporâneas, como corte a laser e prototipagem. Os estudantes desenvolvem projetos com impacto local, fortalecendo identidade cultural, ciência e inovação social. A iniciativa também inclui formação específica para educadores indígenas e produção de conteúdo bilíngue contextualizado.
Fonte: Government of Canada