MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 03/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 03/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 03/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-03-09-2025/.

As metodologias ativas continuam a transformar a educação em todos os níveis, impulsionando práticas centradas no aluno e atualizando o papel de professores em sala de aula. A seguir, reunimos as principais notícias publicadas recentemente sobre essa abordagem, mostrando como ela vem sendo aplicada, pesquisada e ampliada em instituições no Brasil e no mundo.

Do uso estratégico de tecnologia à reforma de currículos, passando por formações docentes e estudos de caso de sucesso, cada notícia nesta edição do MakerNews oferece insights valiosos sobre o avanço das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo.

Universidade Federal implementa currículo baseado em metodologias ativas

A Universidade Federal do Pará começou a aplicar um novo currículo nos cursos de licenciatura com base em metodologias ativas. A mudança visa engajar os estudantes no processo de aprendizagem por meio de projetos colaborativos, resolução de problemas e classes invertidas. Docentes passaram por formação específica para atuarem como mediadores do conhecimento, promovendo discussões significativas e aprendizagem baseada em competências. A expectativa é que a iniciativa sirva como modelo para outras instituições públicas. Fonte: Revista Educação

Pesquisa revela aumento de 40% no engajamento estudantil com metodologias ativas

Estudo promovido pela PUC-Rio e financiado pela CAPES analisou o desempenho e o engajamento de alunos do ensino superior. O relatório mostra que estudantes submetidos a metodologias ativas apresentaram aumento de até 40% no engajamento em relação aos métodos tradicionais. Participação ativa em sala, desenvolvimento de pensamento crítico e maior retenção de conteúdo foram alguns dos fatores mensurados. O estudo reforça a relevância de práticas centradas no aluno no ensino superior. Fonte: CAPES Notícias

Secretaria de Educação lança programa de formação em metodologias ativas para educadores

A Secretaria de Educação do Estado do Paraná lançou um novo programa de formação contínua para professores da rede pública com foco em metodologias ativas. A capacitação, oferecida em parceria com universidades e institutos federais, busca criar uma cultura de inovação pedagógica e dinamizar as aulas com novas estratégias como aprendizagem por projetos, sala de aula invertida e gamificação. A meta é atingir 15 mil educadores até o final de 2026. Fonte: Agência Estadual de Notícias/PR

Google for Education aposta em parceria com startups brasileiras para plataformas de aprendizagem ativa

O Google anunciou uma nova rodada de investimentos em startups brasileiras de edtech com foco em aprendizagem ativa. A iniciativa integra o programa “Google for Startups” e busca acelerar soluções tecnológicas que apoiem metodologias como aprendizagem baseada em problemas e experiências imersivas por meio de realidade aumentada e inteligência artificial. Segundo representantes da empresa, o Brasil é um dos mercados estratégicos para inovação em educação ativa. Fonte: Época Negócios

Estudo da UNESCO aponta o Brasil como destaque em implementação de metodologias ativas na América Latina

Relatório da UNESCO sobre inovação pedagógica na América Latina aponta o Brasil como um dos países mais avançados na adoção de metodologias ativas, especialmente no ensino fundamental e médio. A análise destaca o impacto positivo de políticas públicas de formação de professores, além do aumento da adoção de tecnologias educacionais em sala. O documento recomenda ampliar o monitoramento de resultados para consolidar as boas práticas. Fonte: UNESCO Brasil

IFSP transforma ensino técnico com aprendizagem baseada em projetos

O Instituto Federal de São Paulo tem adotado a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) como eixo central em seus cursos técnicos. A prática inclui desafios reais propostos por empresas parceiras, promovendo interdisciplinaridade e aplicação prática dos conteúdos. Professores receberam acompanhamento para redesenhar as disciplinas e construir rubricas de avaliação mais coerentes com o modelo. Resultados iniciais mostram maior engajamento e autonomia discente. Fonte: IFSP Notícias

Educação bilíngue adota metodologias ativas para integração entre idioma e conhecimento

Escolas bilíngues em São Paulo têm adotado metodologias ativas para reforçar o processo de aprendizagem linguística aliado ao conteúdo curricular. Professores desenvolvem atividades integradas onde os alunos produzem podcasts, vídeos e projetos usando a segunda língua como meio de expressão. A estratégia permite praticar o idioma de forma contextualizada e simultaneamente desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas. Fonte: Folha de S.Paulo

Plataformas de inteligência artificial impulsionam personalização no ensino ativo

Cresce o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial para personalizar o ensino em contextos de metodologias ativas. Ferramentas que adaptam trilhas de aprendizagem, sugerem conteúdos e têm análise preditiva de desempenho estão sendo incorporadas por redes públicas e privadas. A personalização potencializa a autonomia do estudante e amplia o papel do docente como orientador. Pesquisadores alertam, entretanto, para a necessidade de formação crítica do professor frente a essas tecnologias. Fonte: Revista Nova Escola

Educação Infantil também adere a abordagens ativas com foco no brincar e explorar

Escolas de Educação Infantil brasileiras estão reinventando suas práticas pedagógicas ao adotar metodologias ativas baseadas em brincadeiras dirigidas, investigação e aprendizagem por meio da experimentação. Essas técnicas respeitam o desenvolvimento infantil e promovem competências como comunicação, colaboração e curiosidade. Formações docentes específicas têm sido ofertadas com base no referencial da BNCC. Fonte: Jornal O Globo – Educação

Rodas de aprendizagem ganham espaço como prática inclusiva e ativa no ensino médio

Rodas de aprendizagem, prática inspirada nas pedagogias de Célestin Freinet e Paulo Freire, têm sido implementadas em escolas públicas do Rio Grande do Sul como recurso para promover escuta ativa, protagonismo e trabalho colaborativo. Cada encontro aborda temas geradores escolhidos pelos próprios estudantes e conecta conteúdos curriculares a vivências significativas, redefinindo o papel do estudante no processo de aprendizagem. Fonte: Portal MEC

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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