Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 05/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-05-09-2025/.
Universidade Federal do Ceará adota Aprendizagem Baseada em Projetos
A Universidade Federal do Ceará começou a implantar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em todos os cursos de graduação, promovendo uma integração maior entre teoria e prática. A iniciativa visa estimular o protagonismo dos estudantes por meio da resolução de problemas reais, em parceria com instituições externas. A expectativa é que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais, colaboração e pensamento crítico desde os primeiros semestres. Fonte: Jornal da UFC
Secretaria de Educação de São Paulo amplia uso da Sala de Aula Invertida
No segundo semestre de 2025, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo implementou novas diretrizes para a expansão do modelo de Sala de Aula Invertida em escolas estaduais do ensino médio. A política busca promover o engajamento dos alunos por meio de atividades prévias em casa e uso ativo do tempo em sala para discussões e tarefas colaborativas. Professores receberam formações específicas ao longo de junho e julho. Fonte: SEE-SP
Startup brasileira desenvolve plataforma de gamificação para escolas públicas
A Edutech GameLearn Brasil lançou uma nova plataforma gratuita de gamificação voltada para escolas públicas. A ferramenta possibilita a criação de ambientes interativos que utilizam recompensas, fases e desafios como estratégias de motivação no ensino de conteúdos curriculares. Os primeiros testes, realizados em escolas municipais de Recife, mostraram aumento expressivo no engajamento e frequência dos alunos. Fonte: Agência Brasil
Pesquisa revela impacto positivo da Aprendizagem entre Pares no ensino médio
Um estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas revelou que a Aprendizagem entre Pares melhora significativamente a compreensão conceitual dos alunos em disciplinas como matemática e ciências. O modelo estimula a explicação mútua entre estudantes, promovendo maior retenção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades metacognitivas. A pesquisa envolveu mais de 4 mil alunos de escolas públicas de diferentes estados. Fonte: Fundação Carlos Chagas
Instituto Federal do Paraná testa Ensino Híbrido com foco em STEM
O Instituto Federal do Paraná iniciou um projeto-piloto de Ensino Híbrido para fortalecer a abordagem interdisciplinar em cursos técnicos vinculados à área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A experiência combina atividades online e presenciais, com foco na construção de projetos tecnológicos. Estudantes relataram aumento da motivação e desenvolvimento de autonomia. Fonte: IFPR Notícias
Google lança curso online gratuito sobre Metodologias Ativas para educadores
O Google for Education lançou um curso online gratuito para capacitar professores da educação básica em Metodologias Ativas. Com duração de 20 horas, o curso apresenta conceitos, exemplos de aplicação e estratégias tecnológicas, além de incluir estudos de caso reais do Brasil. A plataforma já contabiliza mais de 50 mil inscrições na primeira semana de lançamento. Fonte: Google for Education
Escola municipal em Belo Horizonte implementa rotação por estações com sucesso
Uma escola da rede municipal de Belo Horizonte implantou o modelo de Rotação por Estações nos anos finais do Ensino Fundamental. A estratégia organiza a sala de aula em ambientes distintos com diferentes propostas de atividades. Segundo a equipe pedagógica, a experiência promoveu maior concentração dos alunos e possibilitou o atendimento individualizado. O projeto vem sendo acompanhado por pesquisadores da UFMG. Fonte: Secretaria Municipal de Educação de BH
Estudo comprova que aprendizagem baseada em jogos melhora desenvolvimento socioemocional
Pesquisadores da USP divulgaram resultados de um estudo que relaciona o uso da aprendizagem baseada em jogos ao fortalecimento das competências socioemocionais de estudantes do ensino fundamental. Segundo o levantamento, os participantes apresentaram melhorias em autoconfiança, cooperação e resolução de conflitos após três meses de uso da metodologia. Fonte: Revista Educação & Sociedade – USP
Educação Profissional no SENAI adota Design Thinking como estratégia permanente
O SENAI oficializou a adoção do Design Thinking como parte do currículo da educação profissional em todas as suas unidades. A abordagem será usada tanto em projetos de inovação quanto no desenvolvimento de soluções práticas para desafios reais da indústria. A proposta pretende, além de aumentar a empregabilidade, estimular a mentalidade de inovação contínua nos alunos. Fonte: SENAI Nacional
Plataforma de Realidade Aumentada auxilia ensino de ciências com base ativa
Pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo desenvolveram uma plataforma de Realidade Aumentada que insere a Aprendizagem Ativa no ensino de Ciências. Com apoio de smartphones, os alunos interagem com modelos tridimensionais de células, reações químicas e sistemas do corpo humano. Resultados preliminares mostram aumento significativo no interesse dos estudantes pela disciplina. Fonte: IFSP Tech Reports