MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 05/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 05/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-05-09-2025/.

Universidade Federal do Ceará adota Aprendizagem Baseada em Projetos

A Universidade Federal do Ceará começou a implantar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em todos os cursos de graduação, promovendo uma integração maior entre teoria e prática. A iniciativa visa estimular o protagonismo dos estudantes por meio da resolução de problemas reais, em parceria com instituições externas. A expectativa é que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais, colaboração e pensamento crítico desde os primeiros semestres. Fonte: Jornal da UFC

Secretaria de Educação de São Paulo amplia uso da Sala de Aula Invertida

No segundo semestre de 2025, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo implementou novas diretrizes para a expansão do modelo de Sala de Aula Invertida em escolas estaduais do ensino médio. A política busca promover o engajamento dos alunos por meio de atividades prévias em casa e uso ativo do tempo em sala para discussões e tarefas colaborativas. Professores receberam formações específicas ao longo de junho e julho. Fonte: SEE-SP

Startup brasileira desenvolve plataforma de gamificação para escolas públicas

A Edutech GameLearn Brasil lançou uma nova plataforma gratuita de gamificação voltada para escolas públicas. A ferramenta possibilita a criação de ambientes interativos que utilizam recompensas, fases e desafios como estratégias de motivação no ensino de conteúdos curriculares. Os primeiros testes, realizados em escolas municipais de Recife, mostraram aumento expressivo no engajamento e frequência dos alunos. Fonte: Agência Brasil

Pesquisa revela impacto positivo da Aprendizagem entre Pares no ensino médio

Um estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas revelou que a Aprendizagem entre Pares melhora significativamente a compreensão conceitual dos alunos em disciplinas como matemática e ciências. O modelo estimula a explicação mútua entre estudantes, promovendo maior retenção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades metacognitivas. A pesquisa envolveu mais de 4 mil alunos de escolas públicas de diferentes estados. Fonte: Fundação Carlos Chagas

Instituto Federal do Paraná testa Ensino Híbrido com foco em STEM

O Instituto Federal do Paraná iniciou um projeto-piloto de Ensino Híbrido para fortalecer a abordagem interdisciplinar em cursos técnicos vinculados à área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A experiência combina atividades online e presenciais, com foco na construção de projetos tecnológicos. Estudantes relataram aumento da motivação e desenvolvimento de autonomia. Fonte: IFPR Notícias

Google lança curso online gratuito sobre Metodologias Ativas para educadores

O Google for Education lançou um curso online gratuito para capacitar professores da educação básica em Metodologias Ativas. Com duração de 20 horas, o curso apresenta conceitos, exemplos de aplicação e estratégias tecnológicas, além de incluir estudos de caso reais do Brasil. A plataforma já contabiliza mais de 50 mil inscrições na primeira semana de lançamento. Fonte: Google for Education

Escola municipal em Belo Horizonte implementa rotação por estações com sucesso

Uma escola da rede municipal de Belo Horizonte implantou o modelo de Rotação por Estações nos anos finais do Ensino Fundamental. A estratégia organiza a sala de aula em ambientes distintos com diferentes propostas de atividades. Segundo a equipe pedagógica, a experiência promoveu maior concentração dos alunos e possibilitou o atendimento individualizado. O projeto vem sendo acompanhado por pesquisadores da UFMG. Fonte: Secretaria Municipal de Educação de BH

Estudo comprova que aprendizagem baseada em jogos melhora desenvolvimento socioemocional

Pesquisadores da USP divulgaram resultados de um estudo que relaciona o uso da aprendizagem baseada em jogos ao fortalecimento das competências socioemocionais de estudantes do ensino fundamental. Segundo o levantamento, os participantes apresentaram melhorias em autoconfiança, cooperação e resolução de conflitos após três meses de uso da metodologia. Fonte: Revista Educação & Sociedade – USP

Educação Profissional no SENAI adota Design Thinking como estratégia permanente

O SENAI oficializou a adoção do Design Thinking como parte do currículo da educação profissional em todas as suas unidades. A abordagem será usada tanto em projetos de inovação quanto no desenvolvimento de soluções práticas para desafios reais da indústria. A proposta pretende, além de aumentar a empregabilidade, estimular a mentalidade de inovação contínua nos alunos. Fonte: SENAI Nacional

Plataforma de Realidade Aumentada auxilia ensino de ciências com base ativa

Pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo desenvolveram uma plataforma de Realidade Aumentada que insere a Aprendizagem Ativa no ensino de Ciências. Com apoio de smartphones, os alunos interagem com modelos tridimensionais de células, reações químicas e sistemas do corpo humano. Resultados preliminares mostram aumento significativo no interesse dos estudantes pela disciplina. Fonte: IFSP Tech Reports

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário