Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 06/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 06/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-06-09-2025/.
Nos últimos anos, as metodologias ativas têm ganhado papel central na transformação dos processos de ensino-aprendizagem. Com foco no protagonismo do estudante e na construção colaborativa do conhecimento, estas abordagens vêm sendo amplamente adotadas em escolas e universidades por todo o Brasil. Nesta edição do MakerNews, reunimos as principais notícias do dia 06/09/2025 para quem busca se atualizar sobre os avanços, desafios e boas práticas em metodologias ativas.
As notícias a seguir mostram como diversas instituições estão implementando práticas como sala de aula invertida, aprendizado baseado em projetos (ABP), aprendizagem por pares e gamificação. Além disso, discutem o papel dos professores como facilitadores, a importância das tecnologias digitais para a personalização do ensino e os requisitos para uma mudança cultural nas escolas que desejam adotar essas abordagens com sucesso.
Universidade Federal adota Aprendizagem Baseada em Projetos em todos os cursos
A Universidade Federal do Paraná reformulou sua matriz pedagógica para incorporar integralmente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em todos os cursos de graduação. A iniciativa, implementada após uma fase-piloto bem-sucedida em 2024, estimula os estudantes a resolverem problemas do mundo real com base em conhecimentos interdisciplinares, promovendo o engajamento e a autonomia dos alunos. A reformulação curricular incluiu formação docente e novos critérios avaliativos mais alinhados às competências práticas. Fonte: Jornal da Educação Superior
Formação docente em metodologias ativas cresce 58% em 2025
Um levantamento da Associação Brasileira de Educação Ativa (ABEA) revelou que, apenas no primeiro semestre de 2025, registrou-se um aumento de 58% na procura por cursos de formação continuada voltados para metodologias ativas. O dado reflete o interesse crescente dos educadores em atualizar suas práticas pedagógicas e se preparar para ambientes de aprendizagem mais dinâmicos. O estudo também aponta que a modalidade online é a preferida, por permitir flexibilidade na capacitação de professores de diferentes regiões do país. Fonte: ABEA
Rede municipal de ensino de Recife implementa gamificação no ensino fundamental
Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente, a rede municipal de Recife iniciou a incorporação de estratégias de gamificação em todas as escolas do ensino fundamental. Utilizando plataformas digitais e jogos educativos, os professores têm adaptado conteúdos curriculares a desafios e missões, que promovem a participação ativa dos estudantes. Resultados preliminares indicam aumento no rendimento e na frequência escolar desde o início do programa. Fonte: Secretaria de Educação do Recife
Sala de aula invertida melhora desempenho de alunos de Ciências
Estudo conduzido por pesquisadores da UERJ identificou que o uso da sala de aula invertida em turmas de Ciências do Ensino Médio resultou em significativas melhorias no desempenho acadêmico. Durante três meses, os alunos assistiam a videoaulas antes das aulas presenciais, onde realizavam atividades práticas, discussões e experimentações. Os resultados apontaram maior retenção do conteúdo e desenvolvimento do pensamento crítico. Fonte: Revista Brasileira de Educação
Escola estadual de São Paulo transforma rotina com metodologias ativas integradas
Uma escola estadual da zona leste de São Paulo se destacou pela aplicação integrada de metodologias ativas, incluindo rodas de conversa, aprendizagem baseada em problemas e trabalho colaborativo. A mudança foi impulsionada por um projeto de formação promovido pela Secretaria de Educação do Estado. Com foco no protagonismo estudantil, a escola viu redução nas taxas de evasão e melhoria no clima escolar. Fonte: Portal Educação SP
Estudo internacional mostra impacto positivo das metodologias ativas na autogestão dos alunos
Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado hoje aponta que as metodologias ativas favorecem significativamente o desenvolvimento de competências socioemocionais e de autogestão. O estudo analisou práticas pedagógicas em oito países, incluindo o Brasil, e destacou a importância de enfoques que incentivem a iniciativa, o pensamento crítico e a responsabilidade dos estudantes. Fonte: OCDE
Plataforma digital fornece dados em tempo real para personalização do ensino
Uma nova plataforma de inteligência educacional lançada no mercado nacional promete revolucionar a aplicação de metodologias ativas. O sistema analisa dados de desempenho dos estudantes em tempo real e recomenda atividades e conteúdos personalizados, permitindo ao professor ajustar rapidamente sua abordagem. A medida visa reduzir lacunas de aprendizagem e promover maior engajamento dos alunos. Fonte: EdTech Brasil
Projeto-piloto de aprendizagem por pares gera bons resultados em escola rural
Uma escola municipal do interior de Minas Gerais implementou um projeto-piloto de aprendizagem por pares entre alunos do 6º e 9º anos. A iniciativa consistia em duplas de estudo formadas por estudantes com diferentes níveis de desempenho, incentivando a cooperação e o protagonismo estudantil. Professores relataram maior motivação, inclusive entre alunos que apresentavam baixo rendimento antes da experiência. Fonte: Diário de Educação
Alunos do ensino médio criam soluções sustentáveis em Feira de Projetos
Durante feira promovida por uma escola técnica do Rio Grande do Sul, estudantes apresentaram soluções sustentáveis desenvolvidas com base em projetos interdisciplinares. As atividades integraram conhecimentos de Biologia, Química, Geografia e Matemática com temáticas ambientais locais. A vivência prática dos conteúdos por meio de projetos alinhados aos interesses dos alunos é um dos pilares das metodologias ativas. Fonte: Rádio Educação RS
Pesquisa aponta resistência à implementação de metodologias ativas na rede privada
Apesar dos benefícios comprovados, levantamento do Instituto Nova Escola mostra que muitas escolas privadas ainda enfrentam resistência à adoção das metodologias ativas. Segundo o estudo, os principais obstáculos incluem formação docente inadequada, receio de perdas na cobertura curricular e dificuldade de engajamento dos familiares. A pesquisa destaca a necessidade de cultura institucional favorável à inovação pedagógica. Fonte: Instituto Nova Escola