MakerNews: As 10 principais notícias de Educação em 23/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Educação em 23/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 24/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-educacao-em-23-09-2025/.


 

MEC lançará ciclo 2025-2026 do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil — Ministério da Educação

Contexto: O Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do ciclo 2025-2026 do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil. Pelo título, trata-se de uma nova etapa do programa já existente, com foco na etapa da educação infantil e cronograma referido como 2025-2026.

Impacto educacional: O programa, pelo próprio nome, centra-se em leitura e escrita na primeira etapa da educação formal, o que indica atenção às práticas iniciais de alfabetização e ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. A reabertura de um ciclo sugere continuidade de ações voltadas para esses objetivos.

Público-alvo: O público indicado pelo título inclui crianças da educação infantil, bem como profissionais e gestores da educação envolvidos com essa etapa (professores da educação infantil, coordenadores pedagógicos e secretarias/entidades responsáveis pela implementação).

Implicações práticas: A iniciativa deverá envolver atividades e ações direcionadas à promoção de leitura e escrita na educação infantil, exigindo articulação entre escolas, profissionais e instâncias de gestão. Espera-se que o ciclo 2025-2026 oriente práticas pedagógicas e possivelmente ações de implementação, monitoramento e apoio técnico às instituições que atuam na educação infantil.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

 

MS inaugura 1ª escola pública de equitação do Estado e aposta no esporte como ferramenta de inclusão social

O título informa que o Estado do Mato Grosso do Sul (MS) inaugurou a primeira escola pública de equitação da unidade federativa, apontando a iniciativa como uma aposta no esporte como ferramenta de inclusão social.

No âmbito educacional, a proposta sinaliza a integração de atividades esportivas — neste caso, a equitação — ao conjunto de práticas que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, ampliando oportunidades além da sala de aula.

O público-alvo indicado pelo enfoque em inclusão social são comunidades locais e grupos em situação de vulnerabilidade, que podem ganhar acesso a uma modalidade esportiva pouco presente na rede pública, com potencial para atuação socioeducativa.

Na prática, a implementação de uma escola pública de equitação implica oferta de infraestrutura, profissionais qualificados e programas estruturados; a iniciativa também pode inspirar políticas públicas que relacionem esporte, acesso e inclusão social em outras localidades.

Fonte: news.google.com

 

Secretaria Municipal de Educação realiza 6ª edição do evento “Orgulho de Ser Surdo” – Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Contexto: O título indica que a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista realizou a 6ª edição do evento intitulado “Orgulho de Ser Surdo”. Essa informação consta apenas no título fornecido; não há no texto disponibilizado detalhes sobre data, local exato, programa ou organizadores além da secretaria.

Impacto educacional: O material fornecido não descreve resultados, objetivos pedagógicos ou impactos concretos nas práticas escolares. A menção ao evento sugere uma iniciativa relacionada à temática da surdez, mas o próprio texto não apresenta evidências ou avaliação do impacto educacional.

Público‑alvo: O título indica foco na temática “Ser Surdo”, o que aponta para a comunidade surda como público central; contudo, o conteúdo fornecido não especifica públicos-alvo adicionais (estudantes, professores, famílias, profissionais da educação ou comunidade em geral).

Implicações práticas: Não há no título informações sobre ações práticas, encaminhamentos, políticas ou recomendações resultantes do evento. Para obter detalhes operacionais, desdobramentos e implicações concretas para escolas e profissionais, é necessário acessar a matéria completa no link fornecido.

 

Matrículas no ensino médio integral triplicam em quase 10 anos, diz estudo

Contexto: um estudo citado no título aponta que as matrículas no ensino médio integral triplicaram ao longo de quase 10 anos. O dado é apresentado como o achado central da pesquisa divulgada.

Impacto educacional: o aumento reportado pelo estudo sinaliza uma mudança relevante na participação dos estudantes no modelo de ensino médio integral, apontando para transformações na organização e na oferta dessa modalidade.

Público-alvo: as informações do estudo interessam a gestores educacionais, escolas, docentes, estudantes e famílias envolvidos com o ensino médio integral, por tratarem diretamente da dinâmica de matrículas nessa modalidade.

Implicações práticas: o levantamento indica a necessidade de acompanhamento das políticas, da infraestrutura e do planejamento pedagógico relacionados ao ensino médio integral, de modo a responder ao crescimento de matrículas apontado pela pesquisa.

 

Brasil tem mais alunos em cursos a distância que em presenciais

A notícia informada no título aponta que, no Brasil, o número de alunos matriculados em cursos a distância supera o de alunos em cursos presenciais. Esse dado, apresentado pela matéria, indica uma mudança na distribuição de matrículas entre modalidades de ensino.

Do ponto de vista educacional, a prevalência de matrículas em EAD modifica o panorama de oferta e demanda no país. A notícia ressalta a importância de considerar a educação a distância como componente majoritário das matrículas, o que pode alterar prioridades institucionais e de planejamento.

O público central referido pela matéria são os estudantes brasileiros matriculados em cursos a distância e presenciais — tanto os que migram para a modalidade remota quanto os que continuam em ensino presencial. A informação é relevante para gestores, docentes e formuladores de políticas que acompanham tendências de matrícula.

Em termos de implicações práticas, a matéria sugere que instituições, responsáveis por políticas educacionais e outros atores do sistema educacional precisarão levar em conta essa predominância da EAD ao ajustar oferta, infraestrutura e estratégias pedagógicas. Essas mudanças podem demandar adaptações em coordenação, tecnologia e formação de professores.

 

Leite vistoria obras da Escola La Salle, em Campo Bom

A notícia, resumida apenas no título, informa que “Leite vistoria obras da Escola La Salle, em Campo Bom”. Não foram fornecidos no texto adicional detalhes sobre quem é exatamente Leite, o escopo das obras, datas ou declarações das partes envolvidas — a informação disponível limita‑se ao fato de que uma vistoria ocorreu.

Em termos de contexto educacional, a referência a obras em uma escola sugere intervenções na infraestrutura escolar, o que geralmente está relacionado a melhorias no ambiente de aprendizagem. No entanto, o conteúdo completo do artigo não foi disponibilizado aqui, portanto não há como descrever impactos concretos ou resultados já observados.

O público‑alvo direto dessa notícia inclui a comunidade escolar da Escola La Salle e moradores de Campo Bom; indiretamente, a informação interessa a pais, professores, gestores educacionais e autoridades locais que acompanham investimentos e intervenções em unidades escolares. Sem o texto integral, não é possível identificar declarações ou compromissos dirigidos a esses públicos.

Implicações práticas prováveis — considerando apenas o que o título indica — incluem mudanças no cronograma de atividades escolares, necessidade de adaptações temporárias durante as obras e possíveis melhorias nas condições físicas da escola após a conclusão. Para detalhes sobre prazos, custos, responsabilidades e impactos pedagógicos específicos, é necessário consultar o conteúdo completo da matéria.

 

Curso de IA gratuito: InfoMoney e XP Educação oferecem 25 mil bolsas de estudo

InfoMoney e XP Educação oferecem um curso gratuito de inteligência artificial, disponibilizando 25 mil bolsas de estudo, conforme indicado no título da notícia.

A iniciativa representa uma ação de grande alcance no campo da formação em tecnologias emergentes, ao ampliar a oferta de vagas para aprendizado em IA.

O público-alvo abrange pessoas interessadas em inteligência artificial — incluindo estudantes, profissionais e demais interessados em capacitação na área — que podem se beneficiar das bolsas anunciadas.

Na prática, a oferta gratuita de bolsas tende a reduzir barreiras financeiras ao acesso à formação em IA e pode aumentar o número de pessoas qualificadas no tema; interessados devem consultar InfoMoney e XP Educação para obter informações sobre inscrição e requisitos.

Fonte: InfoMoney e XP Educação

 

Seduc discute diretrizes para política pública no I Colóquio de Educação Infantil

Conforme o título da matéria, a Seduc discute diretrizes para política pública no I Colóquio de Educação Infantil. A chamada indica que o evento teve como pauta central a formulação e a discussão de orientações voltadas à educação infantil.

O foco nas diretrizes para política pública sugere que a discussão se relaciona diretamente com aspectos estruturais e normativos da educação infantil, apontando para temas que podem orientar decisões e prioridades no setor educacional.

O título não especifica o público-alvo do colóquio nem detalha participantes ou resultados. A matéria original provavelmente traz informações adicionais sobre quem participou, mas essa informação não consta na manchete fornecida.

As implicações práticas dizem respeito à elaboração e ao alinhamento de políticas públicas para a educação infantil, com potencial impacto na formulação de diretrizes, na organização de práticas e na orientação de ações voltadas à primeira infância.

 

Abono extraordinário e precatório do FUNDEF devem ser pagos até 10 de outubro | SEC – Secretaria de Educação

A notícia, divulgada pela SEC — Secretaria de Educação, informa que o abono extraordinário e o precatório do FUNDEF devem ser pagos até 10 de outubro. Essa informação consta no título da matéria fornecida.

O tema refere-se a pagamentos vinculados ao FUNDEF; no entanto, o texto fornecido não apresenta detalhes sobre valores, cronogramas além do prazo ou impactos diretos nas políticas educacionais.

O título não especifica quem são os beneficiários nem os critérios para recebimento dos recursos — o público-alvo exato (por exemplo, profissionais, escolas ou entes públicos) não é detalhado no conteúdo fornecido.

Como implicação prática imediata, o único dado claro no material é o prazo final de 10 de outubro para a realização dos pagamentos. Quaisquer informações operacionais, procedimentais ou complementares não constam no trecho disponibilizado.

Fonte: SEC – Secretaria de Educação

 

Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulga 9ª convocação do processo seletivo de agentes de apoio escolar

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulgou a 9ª convocação do processo seletivo de agentes de apoio escolar, conforme indicado no título da notícia. O comunicado refere‑se a uma nova chamada no âmbito do certame realizado pela pasta responsável pela educação no município.

Do ponto de vista educacional, a convocação integra as etapas do processo seletivo destinadas ao preenchimento de vagas de apoio escolar, sendo relevante para a composição do quadro de pessoal que presta serviços de suporte às unidades de ensino. A publicação da convocação sinaliza a continuidade das ações administrativas relacionadas ao concurso.

O público‑alvo imediato são os candidatos inscritos no processo seletivo para agentes de apoio escolar em Caraguatatuba e, de modo indireto, a comunidade escolar que será atendida por esses profissionais. A informação é direcionada aos convocados e às partes interessadas no andamento do certame.

Em termos de implicações práticas, a divulgação da 9ª convocação indica que há candidatos a serem chamados nessa etapa; recomenda‑se que os interessados consultem o comunicado oficial para obter detalhes e orientações específicas sobre prazos e procedimentos diretamente nos canais da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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