Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Inovações educacionais em 12/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 12/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-inovacoes-educacionais-em-12-09-2025/.
Brasil institui Política Nacional de Aprendizagem Ativa
O Congresso Nacional aprovou a criação da Política Nacional de Aprendizagem Ativa, que estabelece diretrizes para a implementação de metodologias como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos em todas as redes públicas do país. A iniciativa busca padronizar e ampliar o uso de estratégias centradas no estudante, promovendo maior engajamento e retenção de conhecimento. Especialistas apontam que a medida marca uma mudança estrutural na forma como o ensino será conduzido nas próximas décadas. Fonte: Agência Senado
Plataforma de IA personalizada para o ensino médio é lançada no México
O Ministério da Educação do México lançou uma nova plataforma baseada em inteligência artificial que ajusta os percursos de aprendizagem de acordo com as necessidades de cada estudante do ensino médio. Com algoritmos que consideram desempenho, interesses e ritmo de aprendizagem, a ferramenta busca combater a evasão escolar e aumentar o desempenho acadêmico. A solução é considerada uma das mais avançadas da América Latina no uso de IA para educação. Fonte: El Universal
Estudo mostra eficácia de jogos digitais na alfabetização
Pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que o uso estruturado de jogos digitais em turmas de alfabetização aumentou significativamente os índices de leitura e escrita nos primeiros anos escolares. O estudo, que acompanhou 2 mil alunos ao longo de um ano, apontou uma melhoria de até 30% no desempenho de leitura entre os estudantes que utilizaram tecnologias lúdicas. Fonte: Revista Educação
Singapura incorpora realidade aumentada no currículo nacional
O governo de Singapura anunciou a incorporação definitiva de tecnologias de realidade aumentada (RA) no currículo escolar, especialmente nas disciplinas de ciências e geografia. A medida visa proporcionar experiências de aprendizagem imersivas que facilitem a compreensão de conceitos abstratos. As escolas terão acesso a kits de RA desenvolvidos em parceria com universidades locais e empresas de tecnologia educacional. Fonte: Straits Times
Feira Bett Brasil 2025 destaca inclusão digital e formação docente
A edição de 2025 da Bett Brasil reuniu mais de 30 mil participantes para debater avanços em inclusão digital, formação de professores e gestão de tecnologias em redes públicas e privadas. Com destaque para soluções adaptativas e plataformas colaborativas, o evento apontou tendências voltadas à equidade de acesso e à qualidade do ensino mediado por tecnologia. Fonte: Bett Brasil
Finlândia amplia currículo maker nas escolas públicas
O Ministério da Educação da Finlândia ampliou o currículo maker em todas as escolas públicas do país, incorporando conteúdos de programação, robótica e fabricação digital desde os primeiros anos do ensino fundamental. A política visa promover pensamento crítico e resolução de problemas por meio de experiências práticas, alinhando-se às diretrizes de inovação e sustentabilidade. Fonte: Ministry of Education and Culture of Finland
Google lança nova ferramenta gratuita de tutoria por IA
O Google anunciou a versão beta do “AI Tutor”, uma ferramenta gratuita alimentada por inteligência artificial generativa e voltada para alunos entre 10 e 17 anos. O sistema auxilia na resolução de dúvidas em tempo real, com linguagem acessível e estratégias personalizadas de aprendizagem. A nova funcionalidade será integrada ao Google Classroom em 2026. Fonte: Google Blog
Índice Global de Inovação Educacional aponta crescimento do Brasil
Segundo o Índice Global de Inovação Educacional 2025, elaborado pela UNESCO, o Brasil subiu 18 posições no ranking de países que mais implementaram práticas e tecnologias inovadoras no ensino básico e superior. O destaque vai para iniciativas estaduais em educação híbrida e planos de formação continuada para professores em tecnologias emergentes. Fonte: UNESCO
Startup brasileira vence prêmio internacional com app de inclusão
A startup InclusivED, focada em acessibilidade educacional, venceu o prêmio World Summit Award com um aplicativo que adapta conteúdos escolares para estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual. A ferramenta usa IA para converter materiais em múltiplos formatos, promovendo inclusão e protagonismo para todos os estudantes. Fonte: WSA
Chile inicia projeto-piloto de avaliação por competências digitais
O Chile deu início a um projeto-piloto de avaliação estudantil baseado em competências digitais no ensino médio. A proposta, que substituirá gradativamente os exames padronizados tradicionais, se alinha às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. O projeto já é testado em 50 escolas e prevê expansão nacional até 2028. Fonte: La Tercera