MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 08/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 08/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 08/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-08-09-2025/.

Escolas públicas integram projetos de ensino híbrido em larga escala

Em uma ação coordenada com secretarias estaduais de educação, cerca de 250 escolas públicas brasileiras passaram a adotar o modelo de ensino híbrido como política educacional estruturante. A adesão está sendo feita por meio de formações continuadas e adaptação curricular visando ampliar o uso de metodologias ativas, como rotação por estações e sala de aula invertida. A integração também envolve o uso de plataformas educacionais para acompanhamento de desempenho e personalização da aprendizagem. A iniciativa busca melhorar o engajamento e a autonomia dos estudantes, principalmente no ensino fundamental 2. Fonte: Agência Brasil

Redes privadas investem em Design Thinking como metodologia transversal

Escolas da rede privada de ensino médio estão incorporando o Design Thinking como metodologia ativa aplicada em múltiplas disciplinas, com foco no desenvolvimento de projetos interdisciplinares. A abordagem favorece a construção colaborativa do conhecimento e fortalece competências socioemocionais, como empatia e pensamento crítico. Programas piloto indicam aumento do interesse dos alunos e melhoria na resolução de problemas complexos. Iniciativas semelhantes estão ganhando espaço em currículos escolares a partir da BNCC. Fonte: Revista Educação

Estudo destaca impacto positivo da Aprendizagem Baseada em Projetos no ENEM

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Lemann revelou que estudantes de escolas que adotam a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) como eixo estruturante apresentam maior desempenho nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas do ENEM. O estudo aponta que os alunos desenvolvem maior capacidade de argumentação e competências comunicacionais. Além disso, o PBL estimula autonomia e protagonismo, habilidades centrais para a formação integral dos estudantes. Fonte: Fundação Lemann

Gamificação melhora engajamento de alunos em matemática e ciências

Uma análise de projetos gamificados em séries finais do ensino fundamental mostra aumento significativo no desempenho dos alunos em matemática e ciências. As práticas envolvem a customização de jogos digitais, desafios por equipes e sistemas de pontuação atrelados a metas pedagógicas. A gamificação, como estratégia de metodologia ativa, transforma o ambiente educacional em uma experiência mais significativa, promovendo motivação intrínseca e aprendizagem contextualizada. Fonte: Instituto Crescer

Tecnologias imersivas impulsionam aprendizagem ativa em espaços maker

Laboratórios maker estão adotando tecnologias como realidade aumentada e virtual para enriquecer experiências de aprendizagem ativa. Com isso, estudantes podem explorar conceitos abstratos de forma prática, como simulação de circuitos elétricos e modelagem 3D interativa. A presença dessas ferramentas tem ampliado a conexão entre teoria e prática, incentivando o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas reais. Fonte: EducaDigital

Professores do ensino técnico recebem formação específica em metodologias ativas

O SENAI e outras instituições de ensino técnico lançaram programas de formação focados no uso de metodologias ativas aplicadas à educação profissional. Entre os tópicos abordados estão aprendizagem baseada em problemas (PBL), estudos de caso e trilhas de aprendizagem adaptativas. A proposta é capacitar docentes para tornarem as aulas mais colaborativas e contextualizadas, aproximando o conteúdo dos desafios do mundo do trabalho. Fonte: SENAI Nacional

Educação infantil adota abordagem Reggio Emilia com foco no protagonismo infantil

Escolas de educação infantil têm se inspirado na abordagem Reggio Emilia como estratégia de metodologia ativa que valoriza a escuta e as múltiplas linguagens da criança. Espaços preparados como ateliês de investigação promovem a curiosidade e a construção do conhecimento por meio da experiência. O movimento reforça o papel do educador como documentador e mediador da aprendizagem, respeitando tempos e interesses individuais. Fonte: Instituto Alana

Uso de metodologias ativas promove inclusão de alunos com deficiência

Educadores relatam avanços na inclusão de alunos com deficiência graças à adoção de metodologias ativas adaptadas. Estratégias como aprendizagem cooperativa e ensino híbrido com recursos de acessibilidade têm favorecido a participação ativa de estudantes com diferentes necessidades. Os ambientes mais colaborativos e a personalização do ensino auxiliam na superação de barreiras pedagógicas. Fonte: Todos pela Educação

Plataformas EdTech oferecem recursos para implementação de ensino ativo

Empresas EdTech introduziram novas soluções digitais com foco no apoio à implementação de metodologias ativas. As plataformas combinam roteiros autoinstrucionais, dashboards de acompanhamento e conteúdo gamificado, permitindo que professores realizem intervenções mais alinhadas às necessidades dos alunos. O uso dessas ferramentas tem ganhado espaço em redes públicas e privadas, oferecendo escalabilidade na personalização da aprendizagem. Fonte: StartEdu

Universidades brasileiras ampliam disciplinas com aprendizagem invertida

Faculdades e universidades de diferentes estados vêm expandindo o número de disciplinas estruturadas em formato de sala de aula invertida. A prática, que inverte o fluxo tradicional de ensino, está mostrando eficácia em cursos como engenharia, saúde e licenciaturas. Com vídeos, textos e atividades disponibilizadas antes dos encontros presenciais, o tempo em sala é dedicado ao debate, à investigação e à resolução de problemas, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Fonte: CAPES

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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