Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 10/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 10/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-10-09-2025.
Governo Federal amplia políticas públicas de incentivo às metodologias ativas
O Ministério da Educação anunciou um pacote de medidas para incentivar metodologias ativas em escolas públicas. O programa Educação Interativa prevê capacitação docente, aquisição de ferramentas digitais e reformulação da BNCC com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. A política pública poderá beneficiar diretamente mais de 10 mil escolas nos próximos 12 meses, reposicionando o papel do estudante como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Fonte: MEC
Google for Education lança curso gratuito sobre metodologias ativas para educadores
Em uma iniciativa voltada à formação continuada, o Google For Education lançou um curso gratuito para professores brasileiros sobre metodologias ativas, com foco em sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e cultura maker. O material promove boas práticas com uso das ferramentas do Google Workspace e pode ser uma estratégia eficaz de difusão de práticas centradas no aluno. Fonte: Google for Education
Universidade de São Paulo incorpora ABP em 100% dos cursos de graduação
A USP divulgou um novo plano pedagógico institucional que implementa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como abordagem obrigatória em todas as disciplinas de graduação. A medida pretende preparar os estudantes para um mercado de trabalho mais complexo e interconectado, além de estimular o pensamento crítico e a resolução colaborativa de desafios reais. Fonte: Jornal da USP
Instituto Ayrton Senna lança plataforma de personalização do ensino baseada em dados
A nova plataforma lançada pelo Instituto Ayrton Senna utiliza inteligência artificial para recomendar estratégias de ensino personalizadas com base no desempenho e nas preferências dos alunos. A tecnologia favorece a adoção de metodologias ativas ao permitir que o docente combine conteúdos, ritmos e formas de engajamento a partir de dados em tempo real. Fonte: Instituto Ayrton Senna
Plataforma Khan Academy integra gamificação e aprendizagem baseada em projetos
A Khan Academy Brasil passou a oferecer trilhas educativas gamificadas com foco em projetos interdisciplinares, fortalecendo as práticas de aprendizagem ativa. As novas funcionalidades promovem o protagonismo estudantil, além de auxiliar os professores na avaliação processual dos estudantes. A proposta é impulsionar o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas simultaneamente. Fonte: Khan Academy
SENAC lança trilha formativa para docentes com foco em metodologias híbridas
O SENAC Nacional lançou uma trilha de formação continuada que capacita professores dos ensinos médio e técnico no uso de metodologias ativas em ambientes híbridos. As oficinas abordam temas como design thinking, cultura maker e aprendizagem entre pares, ajudando na transformação do modelo pedagógico tradicional em um formato mais ágil e centrado no aluno. Fonte: SENAC
Startup brasileira vence prêmio internacional com plataforma de aprendizagem ativa
A edtech brasileira EduFlow venceu o prêmio EdTech Awards 2025 com seu ambiente virtual que integra aprendizagem baseada em jogos, simulações e colaboração entre pares. A plataforma já foi adotada por 350 escolas de educação básica no Brasil e em outros países da América Latina. A premiação reforça o papel da inovação no fortalecimento das metodologias ativas. Fonte: EdTech Digest
FNDE investe R$ 120 milhões em laboratórios maker para escolas públicas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou repasse de mais de R$ 120 milhões para implantação de laboratórios maker em escolas públicas de todo o país. Os espaços atenderão estudantes do ensino fundamental e médio, incentivando uma cultura de experimentação e aprendizado prático, pilares das metodologias ativas. Fonte: FNDE
Estudo da UnB confirma aumento do desempenho escolar com uso de metodologias ativas
Pesquisa recente da Universidade de Brasília observou aumento de até 28% no desempenho acadêmico em turmas que utilizaram metodologias ativas, em comparação com classes tradicionais. O estudo acompanhou 2.400 estudantes por 18 meses e evidenciou também maior engajamento e habilidades socioemocionais nos alunos envolvidos. Fonte: Universidade de Brasília
Movimento Colabora Educação lança guia prático para implementação de metodologias ativas
Voltado a coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o novo guia lançado pela Colabora Educação oferece orientações detalhadas para iniciar e sustentar práticas ativas nas escolas. O material destaca o papel da liderança escolar, formação docente, avaliação por competências e cultura de inovação educacional. Fonte: Movimento Colabora Educação