Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Metodologias ativas em 12/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 12/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-metodologias-ativas-em-12-09-2025/.
Nova política nacional de incentivo às metodologias ativas é aprovada
O Congresso Nacional aprovou um novo pacote educacional que inclui diretrizes para implementar metodologias ativas em escolas públicas de todo o Brasil. A medida prevê investimentos em formação de professores, adaptação de espaços escolares e aquisição de tecnologias educacionais. Especialistas acreditam que a iniciativa acelerará a mudança de paradigma no ensino, ao promover maior protagonismo estudantil. A política será implementada gradualmente a partir de 2026. Fonte: Agência Brasil
Pesquisa revela eficácia das metodologias ativas na aprendizagem de ciências
Estudo conduzido por universidades federais brasileiras demonstrou que o uso de metodologias ativas no ensino médio aumentou em até 40% a retenção de conteúdo em disciplinas de ciências da natureza. O levantamento envolveu mais de 3.000 alunos em 7 estados e destacou o uso da aprendizagem baseada em problemas (PBL) e da sala de aula invertida como determinantes no desempenho positivo. Fonte: Revista Educação
Plataforma digital brasileira facilita a adoção de metodologias ativas
A edtech nacional EduFlux lançou um ambiente virtual que oferece recursos e trilhas para a aplicação de metodologias ativas, como o ensino híbrido e a gamificação. Professores cadastrados podem personalizar atividades conforme o perfil de suas turmas e acompanhar métricas em tempo real. A iniciativa já está sendo utilizada por 200 escolas da rede privada e começa a ser testada em instituições públicas. Fonte: StartSe
Escolas técnicas adotam metodologia maker em projetos integradores
Instituições de ensino técnico em São Paulo e Minas Gerais passaram a incorporar a abordagem maker como componente obrigatório em projetos finais de curso. A medida busca estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas, como resolução de problemas reais e trabalho colaborativo. Alunos relatam maior motivação e desempenho com a metodologia prática. Fonte: MEC Notícias
Relatório da OCDE destaca o Brasil como referência emergente em metodologias ativas
O novo relatório internacional da OCDE referente à inovação em educação destacou o Brasil como um dos países emergentes com avanços mais significativos na implementação de metodologias ativas, especialmente no ensino fundamental. O levantamento mencionou o uso integrado de tecnologia e a crescente formação docente como fatores chave. Fonte: OCDE
Formação docente em metodologias ativas será prioridade em cursos de licenciatura
O Ministério da Educação anunciou uma reformulação nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, tornando obrigatório o estudo aprofundado de metodologias ativas. Universidades públicas e privadas deverão incluir disciplinas específicas sobre aprendizagem ativa, design de experiências educacionais e avaliação formativa. A medida será exigida a partir de 2027. Fonte: Inep
Metodologias ativas ampliam inclusão de estudantes neurodivergentes
Escolas inclusivas de Curitiba estão utilizando metodologias ativas para melhorar a participação de alunos neurodivergentes, com resultados positivos em engajamento e compreensão. Práticas como a gamificação e a rotação por estações têm se mostrado eficazes em atender diferentes perfis de aprendizagem. A experiência servirá de modelo para outras redes. Fonte: Gazeta do Povo
Institutos Federais lançam rede de pesquisa em metodologias ativas
Reunindo 23 Institutos Federais de Educação, a nova Rede AtivaIF promoverá intercâmbio de estudos, formações e publicações sobre metodologias ativas no ensino técnico e superior. A iniciativa também prevê a produção de materiais de apoio e a realização de um congresso anual. Os primeiros projetos serão iniciados no último trimestre de 2025. Fonte: Conif
Aprendizagem baseada em projetos transforma currículo de escola rural
Uma escola do interior de Pernambuco reformulou seu currículo com base na aprendizagem por projetos (ABP) e demonstrou avanços em indicadores de alfabetização e permanência escolar. Os projetos envolvem a comunidade e promovem a interdisciplinaridade, conectando os conteúdos escolares à realidade local. A experiência tem atraído atenção de gestores públicos. Fonte: Folha de Pernambuco
Estudantes avaliam positivamente metodologias ativas em universidades públicas
Pesquisas realizadas em universidades estaduais e federais apontam que mais de 80% dos estudantes aprovam experiências de aprendizagem baseadas em metodologias ativas. Os respondentes citaram maior engajamento, sentido ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais entre os principais ganhos. Fonte: UOL Educação