Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 02/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 02/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-02-09-2025/.
Google lança nova versão do Google Classroom com recursos de IA
O Google anunciou uma grande atualização do Google Classroom, agora equipado com recursos de inteligência artificial que auxiliam professores na correção automática de tarefas e no planejamento de aulas personalizadas. A atualização também inclui sugestões de conteúdo com base no desempenho dos alunos e integração aprimorada com bibliotecas digitais. Isso representa uma evolução significativa nas ferramentas de gestão da aprendizagem, reforçando o papel da IA no apoio ao ensino híbrido. Fonte: Google for Education
Brasil aprova política nacional de EdTechs para 2026
Foi sancionada a Política Nacional de Incentivo às EdTechs, que estabelece diretrizes para fomentar startups de tecnologia educacional no Brasil. A lei prevê linhas de crédito, apoio para pesquisa e inovação e a criação de hubs regionais de experimentação tecnológica nas escolas públicas. Essa medida tem potencial para acelerar a modernização do ensino no país e estreitar laços entre o setor educacional e o ecossistema de inovação. Fonte: Ministério da Educação
Microsoft apresenta assistente educacional com Copilot para o Teams
Durante evento mundial, a Microsoft anunciou a integração do Copilot, seu recurso de IA generativa, diretamente ao Microsoft Teams para Educação. O assistente permite agendar reuniões, resumir aulas, sugerir estratégias pedagógicas e personalizar feedbacks para alunos, com base em dados e interações anteriores. Essa funcionalidade amplia ainda mais o leque de soluções para personalização do aprendizado. Fonte: Microsoft Education
Meta investe US$ 100 milhões em experiências de realidade aumentada para escolas
A Meta divulgou um fundo de US$ 100 milhões destinado a impulsionar experiências educativas baseadas em realidade aumentada (AR). Os recursos serão direcionados a escolas de ensino básico e médio em países emergentes, com ênfase na formação docente e no desenvolvimento de conteúdo interativo. A iniciativa visa tornar o aprendizado mais envolvente e promover a inclusão digital em comunidades com menor acesso a tecnologia. Fonte: Meta Newsroom
Relatório global aponta crescimento de 35% no uso de plataformas adaptativas
Um novo relatório da UNESCO aponta que o uso de plataformas adaptativas de aprendizagem cresceu 35% em escala global entre 2024 e 2025. O estudo comprova que tecnologias que adaptam o conteúdo às necessidades do estudante têm contribuído para reduzir desigualdades educacionais e melhorar a retenção de conteúdo. O Brasil aparece como destaque na adoção dessas tecnologias, especialmente na rede pública. Fonte: UNESCO
Finlândia começará testes com professores-robôs em escolas primárias
O governo finlandês iniciará em outubro de 2025 um projeto-piloto com robôs assistentes em 30 escolas públicas. Os robôs estarão capacitados para ajudar no suporte ao ensino de matemática e línguas, baseados em IA que entende e responde à fala das crianças. A proposta é explorar os limites éticos e pedagógicos do uso de autômatos no processo educacional. Fonte: Finnish Ministry of Education
Lançado programa de letramento em IA para estudantes do ensino médio
O Instituto Recode, em parceria com empresas de tecnologia, lançou um programa nacional de letramento em inteligência artificial destinado a alunos do ensino médio. O curso terá formato híbrido e abordará fundamentos de IA, ética e aplicações práticas para o dia a dia escolar. A iniciativa busca democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e preparar os jovens para os desafios da economia digital. Fonte: Instituto Recode
China amplia uso de big data para prever evasão escolar
O governo chinês está expandindo o uso de big data e algoritmos preditivos para identificar, em tempo real, estudantes com risco de evasão. A tecnologia cruza dados de frequência, desempenho e fatores socioeconômicos para antecipar casos críticos e acionar medidas de apoio antes da desistência do aluno. A prática levanta questões sobre privacidade, mas demonstra uma poderosa aplicação da ciência de dados na educação. Fonte: China Education Daily
Pesquisadores brasileiros desenvolvem app de gamificação para alfabetização
Um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou um aplicativo gamificado com foco na alfabetização de crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O app adapta os desafios pedagógicos ao nível de aprendizado do usuário e já será testado em escolas públicas de Belo Horizonte. A solução integra elementos de jogos e narrativas interativas para estimular o engajamento na leitura e na escrita. Fonte: UFMG Notícias
Unesco recomenda marco regulatório global para IA na educação
Em conferência realizada em Paris, a UNESCO propôs a criação de um marco regulatório internacional para o uso de inteligência artificial na educação. A proposta busca garantir direitos digitais, equidade no acesso, qualidade e segurança na aplicação de IA, especialmente em contextos escolares. O documento será discutido com governos e organizações multilaterais ao longo de 2025. Fonte: UNESCO