Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 04/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 04/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-04-09-2025/.
Inteligência Artificial generativa chega à matriz curricular de escolas públicas
O Ministério da Educação anunciou a inclusão de conteúdos relacionados à inteligência artificial generativa nos currículos das escolas públicas do ensino médio. A medida visa preparar estudantes para lidar com tecnologias emergentes, promovendo desde cedo a alfabetização midiática, pensamento computacional e senso crítico sobre os usos da IA. A iniciativa contará com formação de professores, materiais didáticos adaptados e oficinas interativas em parceria com universidades federais. Espera-se que esse movimento promova o uso mais consciente e ético da IA no contexto educacional. Fonte: Agência Brasil
Google for Education lança ferramenta de personalização de trilhas de aprendizagem
O Google anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade no Google Classroom, possibilitando a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas com base no nível de conhecimento e ritmo de cada estudante. A tecnologia utiliza machine learning para ajustar conteúdos, sugerir atividades complementares e indicar intervenções pedagógicas necessárias. A novidade promete facilitar a implementação de metodologias ativas, como ensino híbrido e aprendizagem adaptativa. Fonte: Google Blog
Edital oferece R$ 100 milhões para inovação tecnológica em redes de ensino
Foi lançado um edital do MEC e da Finep que destinará 100 milhões de reais ao financiamento de projetos que incorporam soluções tecnológicas em redes públicas de ensino básico. Os recursos poderão ser utilizados para aquisição de plataformas educacionais, formação de professores e implementação de laboratórios makers. Com foco nas regiões Norte e Nordeste, o programa busca estimular práticas pedagógicas inovadoras com apoio da tecnologia. Fonte: MEC
Tecnologia imersiva em realidade mista é testada em aulas de ciências
Uma experiência-piloto com realidade mista está sendo aplicada em aulas de ciências de escolas do interior de São Paulo. Os estudantes utilizam óculos de realidade aumentada para interagir com modelos tridimensionais anatômicos e experimentos gráficos em tempo real. A ação é parte de um projeto-piloto financiado pelo setor privado, e os primeiros resultados indicam aumento no engajamento dos alunos e melhor desempenho em avaliações diagnósticas. Fonte: Folha de S.Paulo
Plataformas de correção automática com IA ganham espaço no ENEM
Ferramentas de correção automática de redações com uso de inteligência artificial estão sendo utilizadas por milhares de estudantes que se preparam para o ENEM 2025. As plataformas oferecem devolutivas instantâneas sobre estrutura argumentativa, gramática e coesão textual. Educadores relatam que o uso dessas tecnologias acelera o processo de aprendizagem e libera mais tempo para mediação pedagógica. Fonte: G1 Educação
Capacitação docente em tecnologias educacionais chega a 120 mil professores
O programa federal EduTec capacitou mais de 120 mil professores da educação básica em práticas com tecnologias educacionais no primeiro semestre de 2025. Os cursos abordam desde o uso de plataformas digitais até design de experiências de aprendizagem e gamificação. A meta, segundo o MEC, é alcançar 500 mil docentes até o fim do próximo ano. Fonte: MEC
Nova plataforma brasileira promove aprendizagem baseada em projetos
Uma startup nacional lançou uma plataforma digital voltada para facilitar a implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em escolas públicas e privadas. A ferramenta organiza projetos interdisciplinares, permite colaboração entre turmas e automatiza indicadores de aprendizagem por competências. Professores destacam o suporte metodológico oferecido e a autonomia proporcionada aos estudantes. Fonte: Exame
Brasil adere à Aliança Global pela Educação Digital da UNESCO
Em conferência internacional da UNESCO, o Brasil oficializou sua participação na Aliança Global pela Educação Digital, comprometendo-se com políticas públicas inclusivas, acessíveis e baseadas em evidências. Entre os compromissos assinados estão a ampliação da conectividade, equidade digital e formação continuada de professores. A adesão simboliza o reforço da agenda nacional de inclusão tecnológica em todos os níveis educacionais. Fonte: UNESCO
Estudos indicam eficácia das tecnologias digitais para a alfabetização
Pesquisadores da UFRGS divulgaram os resultados de um estudo longitudinal sobre o uso de recursos digitais para apoiar a alfabetização no ciclo inicial. As conclusões apontam que crianças que utilizaram jogos digitais e aplicativos de leitura apresentaram melhoras significativas na fluência e compreensão textual em relação ao grupo controle. Os dados fortalecem a defesa pela integração pedagógica das tecnologias desde os primeiros anos. Fonte: CNPq
Avanço da robótica educacional em escolas rurais transforma protagonismo estudantil
Projetos de robótica educacional vêm se expandindo em escolas rurais do Brasil por meio de parcerias entre universidades e secretarias municipais. Em um município no Piauí, por exemplo, alunos criaram soluções automatizadas para problemas locais, como sensores para cisternas e controle de irrigação. Educadores destacam o impacto no protagonismo, autoestima e interesse pelas áreas de ciência e tecnologia. Fonte: Revista Nova Escola