Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 05/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-05-09-2025/.
Brasil lança Programa Nacional de Inovação Tecnológica na Educação Básica
O Ministério da Educação anunciou um novo programa nacional para integrar tecnologias digitais em todas as etapas da educação básica. O projeto inclui distribuição de kits de robótica, integração de plataformas adaptativas de aprendizagem e formação de professores em competências digitais. A iniciativa busca preparar os estudantes para desafios do século 21 e reduzir desigualdades educacionais. Está prevista a implementação inicial em 500 escolas públicas de diferentes regiões do país. Esse movimento reforça o papel do Estado na promoção da equidade por meio da tecnologia. Fonte: MEC
Pesquisa aponta que plataformas adaptativas aumentam desempenho em matemática
Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais revelou que o uso contínuo de plataformas adaptativas de aprendizagem em matemática aumentou em até 30% o desempenho de alunos entre 9º ano e 2ª série do ensino médio. A personalização dos conteúdos, associada ao feedback em tempo real, contribuiu para maior engajamento e autonomia dos estudantes. A pesquisa reforça o potencial transformador das tecnologias educacionais quando bem implementadas e acompanhadas de formação docente. Fonte: UFMG
Google for Education lança nova ferramenta de IA para educadores
O Google for Education lançou uma nova interface baseada em inteligência artificial chamada “EduAssist”, que promete auxiliar professores na criação de planos de aula personalizados, correção automatizada e análise de dados de aprendizagem. A ferramenta foi testada em escolas-piloto de São Paulo e obteve aprovação de 87% dos docentes participantes. A utilização de IA generativa na educação marca um novo patamar na integração de tecnologia com práticas pedagógicas. Fonte: Google for Education
Conferência BETT Brasil 2025 destaca ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos
A edição 2025 da maior conferência de edtech da América Latina, a BETT Brasil, teve como destaques o papel das metodologias ativas no ensino tecnológico e o fortalecimento do ensino híbrido. Empresas e redes de ensino apresentaram cases de sucesso sobre aprendizagem baseada em projetos usando tecnologia, com destaque para escolas públicas de Recife e Curitiba. O evento consolidou tendências que conectam ensino, inovação e o protagonismo estudantil. Fonte: Bett Brasil
PNUD e Unesco lançam relatório sobre IA e ética na educação
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Unesco, divulgou um relatório global que discute os impactos éticos do uso da inteligência artificial na educação. O documento propõe diretrizes para garantir transparência, equidade e governança no uso de algoritmos, especialmente em ferramentas como plataformas de avaliação automatizada. O material é um marco para políticas públicas em educação digital responsável. Fonte: UNESCO
Plataforma brasileira de educação será expandida para países lusófonos
A startup brasileira EducAI, especializada em plataformas educacionais com recursos de IA, firmou parceria com países africanos de língua portuguesa para expansão de suas ferramentas. Angola, Moçambique e Cabo Verde receberão sistemas de apoio ao ensino básico focados em aprendizagem adaptativa e gamificação. A internacionalização da edtech representa o fortalecimento da presença brasileira no setor de tecnologia educacional em mercados emergentes. Fonte: EducAI
Nova regulamentação da LGPD educativa entra em vigor
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovou normas específicas para o uso de dados pessoais na educação, com foco na proteção de menores. As diretrizes impactam diretamente plataformas escolares, edtechs, e sistemas de videomonitoramento, exigindo mais transparência e consentimento dos responsáveis. A medida marca um novo momento de responsabilização das tecnologias no contexto educacional brasileiro. Fonte: ANPD
UNESP lança curso gratuito sobre inovação pedagógica com tecnologia
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) anunciou um curso online gratuito para professores da rede pública sobre inovação pedagógica com uso de tecnologias digitais. O módulo inclui conteúdos de gamificação, metodologias ativas e estratégias de análise de dados educacionais, com tutoria especializada. A formação busca ampliar o repertório dos professores frente às demandas da educação digital. Fonte: UNESP
Alexa passa a integrar rotinas em escolas da rede municipal de Salvador
O uso de assistentes virtuais teve avanço relevante na educação básica brasileira com a adoção da Alexa em salas de aula da rede municipal de Salvador. Os dispositivos auxiliam em rotinas como controle de frequência, leitura de histórias e comandos para pesquisas. O projeto-piloto demonstrou ganhos na organização do tempo pedagógico e maior interação das crianças com a tecnologia. Fonte: Prefeitura de Salvador
Edtechs brasileiras recebem aporte recorde de R$ 1,2 bilhão em 2025
Um estudo da Associação Brasileira de Startups indicou que edtechs brasileiras captaram mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos apenas no primeiro semestre de 2025. O crescimento é puxado por soluções voltadas à personalização da aprendizagem, ensino de programação e plataformas de microcertificação. O cenário mostra amadurecimento do mercado e a confiança de investidores no setor de tecnologias educacionais. Fonte: ABStartups