MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 05/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 05/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-05-09-2025/.

Brasil lança Programa Nacional de Inovação Tecnológica na Educação Básica

O Ministério da Educação anunciou um novo programa nacional para integrar tecnologias digitais em todas as etapas da educação básica. O projeto inclui distribuição de kits de robótica, integração de plataformas adaptativas de aprendizagem e formação de professores em competências digitais. A iniciativa busca preparar os estudantes para desafios do século 21 e reduzir desigualdades educacionais. Está prevista a implementação inicial em 500 escolas públicas de diferentes regiões do país. Esse movimento reforça o papel do Estado na promoção da equidade por meio da tecnologia. Fonte: MEC

Pesquisa aponta que plataformas adaptativas aumentam desempenho em matemática

Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais revelou que o uso contínuo de plataformas adaptativas de aprendizagem em matemática aumentou em até 30% o desempenho de alunos entre 9º ano e 2ª série do ensino médio. A personalização dos conteúdos, associada ao feedback em tempo real, contribuiu para maior engajamento e autonomia dos estudantes. A pesquisa reforça o potencial transformador das tecnologias educacionais quando bem implementadas e acompanhadas de formação docente. Fonte: UFMG

Google for Education lança nova ferramenta de IA para educadores

O Google for Education lançou uma nova interface baseada em inteligência artificial chamada “EduAssist”, que promete auxiliar professores na criação de planos de aula personalizados, correção automatizada e análise de dados de aprendizagem. A ferramenta foi testada em escolas-piloto de São Paulo e obteve aprovação de 87% dos docentes participantes. A utilização de IA generativa na educação marca um novo patamar na integração de tecnologia com práticas pedagógicas. Fonte: Google for Education

Conferência BETT Brasil 2025 destaca ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos

A edição 2025 da maior conferência de edtech da América Latina, a BETT Brasil, teve como destaques o papel das metodologias ativas no ensino tecnológico e o fortalecimento do ensino híbrido. Empresas e redes de ensino apresentaram cases de sucesso sobre aprendizagem baseada em projetos usando tecnologia, com destaque para escolas públicas de Recife e Curitiba. O evento consolidou tendências que conectam ensino, inovação e o protagonismo estudantil. Fonte: Bett Brasil

PNUD e Unesco lançam relatório sobre IA e ética na educação

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Unesco, divulgou um relatório global que discute os impactos éticos do uso da inteligência artificial na educação. O documento propõe diretrizes para garantir transparência, equidade e governança no uso de algoritmos, especialmente em ferramentas como plataformas de avaliação automatizada. O material é um marco para políticas públicas em educação digital responsável. Fonte: UNESCO

Plataforma brasileira de educação será expandida para países lusófonos

A startup brasileira EducAI, especializada em plataformas educacionais com recursos de IA, firmou parceria com países africanos de língua portuguesa para expansão de suas ferramentas. Angola, Moçambique e Cabo Verde receberão sistemas de apoio ao ensino básico focados em aprendizagem adaptativa e gamificação. A internacionalização da edtech representa o fortalecimento da presença brasileira no setor de tecnologia educacional em mercados emergentes. Fonte: EducAI

Nova regulamentação da LGPD educativa entra em vigor

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovou normas específicas para o uso de dados pessoais na educação, com foco na proteção de menores. As diretrizes impactam diretamente plataformas escolares, edtechs, e sistemas de videomonitoramento, exigindo mais transparência e consentimento dos responsáveis. A medida marca um novo momento de responsabilização das tecnologias no contexto educacional brasileiro. Fonte: ANPD

UNESP lança curso gratuito sobre inovação pedagógica com tecnologia

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) anunciou um curso online gratuito para professores da rede pública sobre inovação pedagógica com uso de tecnologias digitais. O módulo inclui conteúdos de gamificação, metodologias ativas e estratégias de análise de dados educacionais, com tutoria especializada. A formação busca ampliar o repertório dos professores frente às demandas da educação digital. Fonte: UNESP

Alexa passa a integrar rotinas em escolas da rede municipal de Salvador

O uso de assistentes virtuais teve avanço relevante na educação básica brasileira com a adoção da Alexa em salas de aula da rede municipal de Salvador. Os dispositivos auxiliam em rotinas como controle de frequência, leitura de histórias e comandos para pesquisas. O projeto-piloto demonstrou ganhos na organização do tempo pedagógico e maior interação das crianças com a tecnologia. Fonte: Prefeitura de Salvador

Edtechs brasileiras recebem aporte recorde de R$ 1,2 bilhão em 2025

Um estudo da Associação Brasileira de Startups indicou que edtechs brasileiras captaram mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos apenas no primeiro semestre de 2025. O crescimento é puxado por soluções voltadas à personalização da aprendizagem, ensino de programação e plataformas de microcertificação. O cenário mostra amadurecimento do mercado e a confiança de investidores no setor de tecnologias educacionais. Fonte: ABStartups

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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