MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 07/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 07/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 07/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-07-09-2025/.

IA personalizada ganha espaço em salas de aula públicas

Uma nova geração de plataformas de inteligência artificial está sendo testada em escolas públicas no Brasil, com foco na personalização do aprendizado. Os recursos utilizam algoritmos adaptativos para ajustar os conteúdos às necessidades e ritmos dos estudantes, promovendo maior engajamento e resolução de lacunas de aprendizagem. Especialistas alertam para a importância da formação docente e da garantia de equidade digital nas implementações. Fonte: Agência Brasil

Governo lança edital para laboratórios makers em escolas técnicas

O Ministério da Educação lançou um edital que contempla a criação de 300 laboratórios makers em instituições federais de ensino técnico até 2027. A iniciativa visa fortalecer a cultura de prototipagem, programação e robótica como práticas pedagógicas, promovendo a interdisciplinaridade e a aprendizagem baseada em projetos. O investimento previsto ultrapassa R$ 150 milhões. Fonte: MEC

Gamificação demonstra impacto positivo no ENEM em escola piloto

Estudo aplicado em uma escola da rede estadual do Ceará mostra que o uso sistemático de gamificação elevou em 23% o desempenho dos alunos no simulado do ENEM. Elementos como feedback instantâneo, rankings e recompensas digitais foram associados ao aumento do foco e da motivação. A experiência será replicada em outras unidades como parte de um projeto-piloto estadual. Fonte: Revista Educação

Universidade Federal do Paraná lança pós-graduação em Edtech

A UFPR abriu inscrições para o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais e Edtechs do país. A proposta do curso é capacitar profissionais da educação, tecnologia e comunicação para o desenvolvimento de soluções sustentáveis voltadas ao ensino híbrido, à aprendizagem digital e à gestão de dados educacionais. Fonte: UFPR

Realidade aumentada é utilizada no ensino de ciências no ensino fundamental

Em projeto piloto conduzido por uma rede particular de São Paulo, alunos do 5º ano utilizaram realidade aumentada para estudar o sistema solar com tablets. A experiência interativa foi associada à melhora na retenção de conceitos e maior participação em sala. A tendência reforça o uso de edtechs visuais como ferramentas de ensino de ciências naturais. Fonte: Portal Educação Inovadora

Feira BETT Educar 2025 destaca tendências em tecnologia e equidade

Durante a BETT Educar 2025, realizada em São Paulo, temas como inclusão digital, plataformas adaptativas e ética na IA foram amplamente debatidos. Painéis com especialistas internacionais evidenciaram a necessidade de políticas públicas que assegurem acesso equitativo à tecnologia e infraestrutura adequada nas escolas básicas. Fonte: Bett Brasil

Plataforma pública de aprendizagem adaptativa é lançada no nordeste

Estados do consórcio Nordeste lançaram uma plataforma digital gratuita de aprendizagem adaptativa que será implementada em escolas municipais de 7 estados. O sistema foi desenvolvido com base em dados pedagógicos regionais e contará com recursos de acessibilidade e inclusão linguística. Fonte: Consórcio Nordeste

Inteligência artificial auxilia no combate à evasão escolar

Plataformas de IA estão sendo utilizadas em redes municipais para prever e intervir em casos de risco de evasão escolar. Com base em dados de frequência, desempenho e comportamento, o sistema sugere estratégias proativas de acompanhamento. Primeiros dados indicam redução de 15% na evasão em escolas que adotaram a ferramenta. Fonte: Exame

Edtech brasileira recebe prêmio internacional de inovação

A startup EduAble, focada em acessibilidade digital na educação, foi premiada na Conferência Mundial de Inovação Educacional em Helsinque. A plataforma adapta conteúdos escolares para estudantes com deficiência visual por meio de leitores com inteligência artificial. É um marco para o cenário de inclusividade em tecnologias educacionais no Brasil. Fonte: Agência Fapesp

Google for Education atualiza pacotes com foco em ensino híbrido

O Google lançou atualizações para o Workspace for Education, com novas funções de acompanhamento de tarefas, videoaulas integradas e algoritmos de avaliação formativa automática. A empresa visa fortalecer sua posição nas escolas que adotaram modelos híbridos, sobretudo no ensino médio e superior. Fonte: Google Blog Educacional

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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