MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 09/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 09/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-09-09-2025/.

Governo federal lança plataforma nacional de recursos educacionais abertos

O Ministério da Educação anunciou o lançamento da Plataforma R.E.A. Brasil, que centraliza recursos educacionais abertos (REA) para uso gratuito por professores, estudantes e gestores escolares. A inovação visa democratizar o acesso a conteúdos de qualidade e incentivar metodologias ativas, promovendo o protagonismo docente e a autonomia pedagógica das redes públicas. A plataforma também permitirá o compartilhamento de práticas educacionais entre instituições, impulsionando a colaboração e a inovação. Fonte: Ministério da Educação

Cresce adesão de escolas brasileiras à robótica educacional

Segundo dados da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, a robótica está presente em 38% das escolas públicas de ensino fundamental II em 2025, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O uso da robótica fomenta o pensamento computacional, habilidades STEAM e resolução criativa de problemas. A tendência reflete uma preocupação crescente com a inovação e o alinhamento às demandas do século XXI. Fonte: ABT EduTech Report 2025

Plataformas de tutoria com inteligência artificial são foco de pesquisa acadêmica

Estudos conduzidos por universidades federais apontam os impactos positivos das plataformas adaptativas com IA no ensino personalizado. Softwares de tutoria inteligente estão ajudando estudantes com dificuldades específicas, promovendo trajetórias de aprendizagem individualizadas e eficientes. Esses recursos vêm sendo testados em diferentes redes públicas, com destaque para o ajuste de tempo e complexidade dos conteúdos propostos. Fonte: Revista Brasileira de Tecnologias na Educação

Brasil adota diretrizes internacionais para IA na educação

O país aderiu ao marco ético da UNESCO sobre Inteligência Artificial na Educação, estabelecendo diretrizes nacionais para o uso responsável e inclusivo de IA nas escolas. A iniciativa visa garantir transparência, segurança de dados e equidade nas aplicações tecnológicas. O documento já começa a orientar redes estaduais no desenvolvimento de políticas públicas educacionais baseadas em algoritmos de recomendação e adaptação. Fonte: UNESCO Brasil

Docentes recebem formação intensiva em metodologias ativas digitais

Mais de 80 mil professores da rede pública participaram, no último semestre, de programas de formação continuada sobre metodologias ativas com apoio digital. Os cursos focaram no uso de aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e trilhas personalizadas, promovendo engajamento e protagonismo estudantil. A formação visa integrar tecnologias de maneira crítica e criativa ao planejamento pedagógico. Fonte: FNDE

Lançado o primeiro metaverso educacional voltado ao ensino médio

Uma startup brasileira, em parceria com universidades, lançou o MetaversEDU, um ambiente imersivo de metaverso projetado para conteúdos do ensino médio. Utilizando realidade virtual e avatares interativos, estudantes vivenciam experiências de aprendizagem em tempo real, com foco em ciências, história e linguagem. A proposta é promover maior engajamento e contextualização dos conteúdos. Fonte: Agência Brasil

Educação híbrida passa a ser norma em redes estaduais

Quatro estados brasileiros institucionalizaram modelos híbridos permanentes de ensino, combinando atividades presenciais com ensino remoto síncrono e assíncrono. As secretarias estaduais investem em plataformas LMS, conectividade e formação de professores para consolidar o modelo. O objetivo é tornar o ensino mais flexível, acessível e centrado no aluno, mesmo após o período pandêmico. Fonte: Consed

Soluções de realidade aumentada ampliam acesso ao ensino técnico

Novas ferramentas de realidade aumentada estão sendo implementadas em Institutos Federais para ensinar práticas técnicas em cursos profissionalizantes. Laboratórios virtuais com RA simulam ambientes industriais, permitindo que alunos pratiquem de forma segura e remota. A mudança deve ampliar o alcance e a qualidade da formação técnica no país. Fonte: MEC/IFSP

Jovens criam app de apoio socioemocional nas escolas

Estudantes de ensino médio desenvolveram o “BemAqui”, uma plataforma de apoio socioemocional gamificada com foco no bem-estar escolar. O aplicativo traz práticas reflexivas, meditação guiada e um canal anônimo de escuta ativa. A iniciativa venceu o Prêmio Inovação Jovem e será escalada para escolas da rede pública com apoio de ONGs de educação. Fonte: Prêmio Inovação Jovem 2025

Investimentos em conectividade escolar batem recorde em 2025

O Programa Escola Conectada atingiu recorde de investimentos, com R$ 1,5 bilhão destinados à melhoria da infraestrutura de internet em mais de 45 mil escolas públicas. A ação visa garantir acesso digital pleno como parte da política de inclusão e modernização da educação. Além do acesso, a prioridade é assegurar velocidade adequada para uso de plataformas educacionais e videoconferências. Fonte: Ministério das Comunicações

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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