MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 11/09/2025

Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 11/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-11-09-2025/.

Plataforma de IA da UNESCO ganha versão em português

A UNESCO anunciou a tradução oficial de sua plataforma de inteligência artificial educacional para o português. A ferramenta tem o objetivo de apoiar educadores e formuladores de políticas públicas na adoção ética e eficaz da IA em escolas. A versão em português permitirá maior democratização do acesso a recursos atualizados sobre IA, especialmente em países lusófonos. Essa iniciativa fortalece os debates sobre inclusão digital, equidade e inovação educacional, promovendo práticas pedagógicas alinhadas às Diretrizes Éticas para a IA na Educação da UNESCO. Fonte: UNESCO

Google Classroom lança recurso de tutoria adaptativa

O Google Classroom lançou uma funcionalidade chamada “Tutoria Inteligente”, com base em algoritmos de aprendizado de máquina que analisam o progresso individual do estudante e recomendam atividades personalizadas. A tecnologia foi bem recebida por escolas experimentais nos EUA e deve ser disponibilizada globalmente até o final do ano. Essa abordagem adaptativa pode redefinir a personalização da aprendizagem, oferecendo apoio mais direcionado e eficaz para estudantes com diferentes necessidades. Fonte: Google for Education Blog

Ferramenta open source brasileira promove aprendizagem criativa

Desenvolvedores brasileiros lançaram uma ferramenta de código aberto voltada à aprendizagem criativa no ensino fundamental. Chamada de EduKits, a iniciativa permite que professores criem experiências de aprendizagem baseadas em projetos com kits makers e sensores simples. A proposta tem como base as metodologias ativas e os princípios do construcionismo e foi testada com bons resultados em escolas públicas de São Paulo. A gratuidade e adaptabilidade da ferramenta podem beneficiar redes de ensino com poucos recursos. Fonte: Instituto Catalisador

Ministério da Educação inicia formação em cultura digital para professores

O Ministério da Educação brasileiro anunciou um programa nacional de formação continuada com foco em cultura digital, envolvendo 120 mil educadores até o final de 2026. O conteúdo inclui fundamentos de tecnologia educacional, letramento digital e práticas pedagógicas inovadoras. A capacitação será realizada majoritariamente via EAD e contará com parcerias com universidades públicas. Essa medida busca preparar os professores para integrar tecnologias de forma crítica e significativa em suas práticas. Fonte: MEC

Relatório da EdTech Europe aponta crescimento de 25% no setor em 2025

Segundo novo relatório da EdTech Europe, o setor de tecnologias educacionais registrou um crescimento de 25% no primeiro semestre de 2025, impulsionado pela adoção de soluções híbridas e pela consolidação de plataformas de aprendizagem por assinatura. O estudo também destaca o aumento do uso de inteligência artificial e realidade aumentada em contextos educacionais. O cenário aponta para uma rápida transformação nos modelos de ensino, com ênfase em acessibilidade, engajamento e análise de dados. Fonte: EdTech Europe

Implementação de laboratórios de realidade virtual em escolas rurais

O projeto-piloto “Imersão no Saber”, desenvolvido por universidades federais em parceria com secretarias municipais, começou a instalar laboratórios de realidade virtual em escolas rurais do nordeste brasileiro. O objetivo é reduzir desigualdades no acesso a experiências educativas imersivas, oferecendo conteúdos de ciências, história e arte em 3D. A tecnologia permite aos alunos vivenciar simulações que antes só seriam possíveis em centros urbanos ou grandes eventos. Fonte: CAPES

Nova lei regula uso de dados educacionais no Brasil

Sancionada em agosto, a Lei nº 14.998 estabelece diretrizes para o uso ético de dados em plataformas educacionais. A legislação prevê regras para coleta, armazenamento e uso dos dados de estudantes e professores por edtechs, zelando por segurança, transparência e finalidade educacional. Essa regulação corrige lacunas existentes na LGPD no contexto escolar e reforça a necessidade de um ecossistema educacional digital mais seguro e confiável. Fonte: Senado Federal

Plataforma gamificada ajuda estudantes de baixa renda no ENEM

O projeto Estuda+, iniciativa de uma startup social brasileira, criou uma plataforma gamificada que utiliza elementos de competição saudável, desafios e recompensas para engajar estudantes de baixa renda que se preparam para o ENEM. Com mais de 500 mil usuários ativos, os primeiros resultados apontam melhora no desempenho e na permanência dos estudantes. A proposta alia design instrucional com mecânicas de jogos para ampliar oportunidades educacionais. Fonte: Instituto Lemann

Finlândia estreita cooperação com o Brasil em educação digital

Durante a Semana de Educação Global, representantes da Finlândia e do Brasil assinaram acordos de cooperação técnica para compartilhar boas práticas em educação digital. A parceria vai incluir intercâmbio de pesquisadores, formação de professores e cocriação de soluções tecnológicas. A Finlândia é referência mundial em educação e essa parceria pode alavancar ações inovadoras no Brasil, contribuindo para a qualidade e equidade da educação digital. Fonte: Embaixada da Finlândia

Estudo da UFRJ destaca eficácia de podcasts educativos

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro concluíram um estudo que comprova a eficácia dos podcasts como ferramenta de ensino complementar, especialmente no ensino médio. O uso de áudios educativos elevou em mais de 30% o engajamento dos alunos em disciplinas como História e Biologia. O estudo sugere que a acessibilidade e flexibilidade do formato favorecem a aprendizagem autônoma e multimodal. Fonte: UFRJ

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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