Como referenciar este texto: MakerNews: As 10 principais notícias de Tecnologias Educacionais em 11/09/2025. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/09/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/noticias/makernews-as-10-principais-noticias-de-tecnologias-educacionais-em-11-09-2025/.
Plataforma de IA da UNESCO ganha versão em português
A UNESCO anunciou a tradução oficial de sua plataforma de inteligência artificial educacional para o português. A ferramenta tem o objetivo de apoiar educadores e formuladores de políticas públicas na adoção ética e eficaz da IA em escolas. A versão em português permitirá maior democratização do acesso a recursos atualizados sobre IA, especialmente em países lusófonos. Essa iniciativa fortalece os debates sobre inclusão digital, equidade e inovação educacional, promovendo práticas pedagógicas alinhadas às Diretrizes Éticas para a IA na Educação da UNESCO. Fonte: UNESCO
Google Classroom lança recurso de tutoria adaptativa
O Google Classroom lançou uma funcionalidade chamada “Tutoria Inteligente”, com base em algoritmos de aprendizado de máquina que analisam o progresso individual do estudante e recomendam atividades personalizadas. A tecnologia foi bem recebida por escolas experimentais nos EUA e deve ser disponibilizada globalmente até o final do ano. Essa abordagem adaptativa pode redefinir a personalização da aprendizagem, oferecendo apoio mais direcionado e eficaz para estudantes com diferentes necessidades. Fonte: Google for Education Blog
Ferramenta open source brasileira promove aprendizagem criativa
Desenvolvedores brasileiros lançaram uma ferramenta de código aberto voltada à aprendizagem criativa no ensino fundamental. Chamada de EduKits, a iniciativa permite que professores criem experiências de aprendizagem baseadas em projetos com kits makers e sensores simples. A proposta tem como base as metodologias ativas e os princípios do construcionismo e foi testada com bons resultados em escolas públicas de São Paulo. A gratuidade e adaptabilidade da ferramenta podem beneficiar redes de ensino com poucos recursos. Fonte: Instituto Catalisador
Ministério da Educação inicia formação em cultura digital para professores
O Ministério da Educação brasileiro anunciou um programa nacional de formação continuada com foco em cultura digital, envolvendo 120 mil educadores até o final de 2026. O conteúdo inclui fundamentos de tecnologia educacional, letramento digital e práticas pedagógicas inovadoras. A capacitação será realizada majoritariamente via EAD e contará com parcerias com universidades públicas. Essa medida busca preparar os professores para integrar tecnologias de forma crítica e significativa em suas práticas. Fonte: MEC
Relatório da EdTech Europe aponta crescimento de 25% no setor em 2025
Segundo novo relatório da EdTech Europe, o setor de tecnologias educacionais registrou um crescimento de 25% no primeiro semestre de 2025, impulsionado pela adoção de soluções híbridas e pela consolidação de plataformas de aprendizagem por assinatura. O estudo também destaca o aumento do uso de inteligência artificial e realidade aumentada em contextos educacionais. O cenário aponta para uma rápida transformação nos modelos de ensino, com ênfase em acessibilidade, engajamento e análise de dados. Fonte: EdTech Europe
Implementação de laboratórios de realidade virtual em escolas rurais
O projeto-piloto “Imersão no Saber”, desenvolvido por universidades federais em parceria com secretarias municipais, começou a instalar laboratórios de realidade virtual em escolas rurais do nordeste brasileiro. O objetivo é reduzir desigualdades no acesso a experiências educativas imersivas, oferecendo conteúdos de ciências, história e arte em 3D. A tecnologia permite aos alunos vivenciar simulações que antes só seriam possíveis em centros urbanos ou grandes eventos. Fonte: CAPES
Nova lei regula uso de dados educacionais no Brasil
Sancionada em agosto, a Lei nº 14.998 estabelece diretrizes para o uso ético de dados em plataformas educacionais. A legislação prevê regras para coleta, armazenamento e uso dos dados de estudantes e professores por edtechs, zelando por segurança, transparência e finalidade educacional. Essa regulação corrige lacunas existentes na LGPD no contexto escolar e reforça a necessidade de um ecossistema educacional digital mais seguro e confiável. Fonte: Senado Federal
Plataforma gamificada ajuda estudantes de baixa renda no ENEM
O projeto Estuda+, iniciativa de uma startup social brasileira, criou uma plataforma gamificada que utiliza elementos de competição saudável, desafios e recompensas para engajar estudantes de baixa renda que se preparam para o ENEM. Com mais de 500 mil usuários ativos, os primeiros resultados apontam melhora no desempenho e na permanência dos estudantes. A proposta alia design instrucional com mecânicas de jogos para ampliar oportunidades educacionais. Fonte: Instituto Lemann
Finlândia estreita cooperação com o Brasil em educação digital
Durante a Semana de Educação Global, representantes da Finlândia e do Brasil assinaram acordos de cooperação técnica para compartilhar boas práticas em educação digital. A parceria vai incluir intercâmbio de pesquisadores, formação de professores e cocriação de soluções tecnológicas. A Finlândia é referência mundial em educação e essa parceria pode alavancar ações inovadoras no Brasil, contribuindo para a qualidade e equidade da educação digital. Fonte: Embaixada da Finlândia
Estudo da UFRJ destaca eficácia de podcasts educativos
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro concluíram um estudo que comprova a eficácia dos podcasts como ferramenta de ensino complementar, especialmente no ensino médio. O uso de áudios educativos elevou em mais de 30% o engajamento dos alunos em disciplinas como História e Biologia. O estudo sugere que a acessibilidade e flexibilidade do formato favorecem a aprendizagem autônoma e multimodal. Fonte: UFRJ