No momento, você está visualizando 20 Doodles do Google para utilizar em sala de aula

20 Doodles do Google para utilizar em sala de aula

Como referenciar este texto: 20 Doodles do Google para utilizar em sala de aula’. Rodrigo Terra. Publicado em: 21/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/20-doodles-do-google-para-utilizar-em-sala-de-aula/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O que é o Doodle?

Os Doodles são variações criativas do logotipo do Google, utilizadas para celebrar datas importantes, eventos históricos, figuras notáveis e acontecimentos culturais. Eles começaram como uma forma de homenagear eventos especiais, mas evoluíram para uma plataforma educacional e interativa. Cada Doodle conta uma história visual, muitas vezes acompanhada de recursos multimídia, como animações e minijogos, que permitem aos usuários interagir de maneira dinâmica.

Além de sua função comemorativa, os Doodles são ferramentas eficazes para despertar a curiosidade e o interesse em diversas áreas do conhecimento. Ao longo dos anos, o Google tem utilizado essa abordagem para destacar figuras icônicas da ciência, artes, esportes e tecnologia, contribuindo para a disseminação de conhecimento de forma acessível e envolvente. Desde 1998, o Google utiliza os Doodles para educar, inspirar e entreter os usuários da internet, tornando-se um recurso amplamente reconhecido no mundo digital.

O primeiro Doodle: Festival Burning Man

O primeiro Doodle surgiu em 1998, criado pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, como uma mensagem divertida para indicar que estavam participando do festival Burning Man. O desenho, que representava um boneco estilizado atrás do logotipo do Google, funcionava como um aviso informal de que os criadores estavam fora do escritório. Esse gesto descontraído marcou o início de uma tradição que logo ganharia relevância e popularidade.

Com o tempo, a ideia dos Doodles evoluiu para algo muito maior do que um simples recado visual. A equipe do Google percebeu seu potencial criativo e começou a projetar Doodles para homenagear aniversários de personalidades históricas, descobertas científicas, eventos esportivos e culturais. Hoje, os Doodles são um componente essencial da identidade do Google, oferecendo experiências interativas, jogos e animações que educam e envolvem os usuários, tornando-os parte de uma celebração global do conhecimento e da cultura

Aplicação Educacional dos Doodles

Os Doodles podem ser usados em sala de aula para enriquecer diversas disciplinas, promovendo o aprendizado por meio de elementos visuais, interatividade e conexão com temas culturais, históricos e científicos. Eles permitem que os alunos explorem conceitos de maneira lúdica, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, os Doodles frequentemente abordam questões de inclusão e diversidade, proporcionando oportunidades para reflexões sobre a importância da representatividade e da valorização de diferentes culturas e perspectivas.

Cada Doodle pode servir como ponto de partida para discussões, pesquisas e atividades interdisciplinares. Com o uso adequado, professores podem integrar esses recursos às suas aulas para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico. A seguir, exploramos 25 Doodles que podem ser utilizados como recurso pedagógico.

Educação Física

Olimpíadas: Doodle Champion Island Games – Um jogo interativo criado para os Jogos Olímpicos de 2021, permitindo que os alunos explorem esportes e culturas diferentes.
Canoagem Slalom 2012 – Representa a competição olímpica de canoagem, ótima oportunidade para discutir esportes aquáticos.
Basquetebol 2012 – Ensina regras e técnicas do basquete através da gamificação.
Futebol 2012 – Uma maneira divertida de abordar a Copa do Mundo e o impacto global do futebol.
Comemoração à Copa do Mundo de Críquete ICC feminina 2017 – Incentiva a valorização do esporte feminino.

Arte, Cinema e Música

Ciências

Tecnologia e Invenções

Literatura e Cultura

História e Política

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário