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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Espanhol, Filosofia, Sociologia: Habitar a Cidade

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Espanhol, Filosofia, Sociologia: Habitar a Cidade’. Rodrigo Terra. Publicado em: 26/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-espanhol-filosofia-sociologia-habitar-a-cidade/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Habitar a Cidade” destina-se a desenvolver e interligar as disciplinas de Espanhol, Filosofia e Sociologia através de uma abordagem inovadora e centrada em metodologias ativas. Este projeto propõe que os alunos explorem o conceito do ato de habitar, com foco especial em como a cidade se configura como o espaço de vivência comum e suas implicações culturais, éticas e sociais. O aluno será encorajado a utilizar a cidade como um “laboratório vivo” para examinar questões práticas e teóricas.

Objetivos Gerais

  1. Promover a conscientização sobre questões urbanas através de um olhar multidisciplinar.
  2. Incentivar o uso e a reutilização de recursos gratuitos ou de baixo custo.
  3. Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo por meio de atividades práticas e colaborativas.

Estrutura e Planejamento

Espanhol: Navegando pela Cidade Multicultural

– Atividade 1 (45 minutos): Início com uma “caça ao tesouro cultural” explorando influências hispânicas presentes no entorno dos alunos (nomes de ruas, arte, culinária, estabelecimentos). Os estudantes utilizarão mapas digitais gratuitos e trabalhos de campo para identificar aspectos da cultura hispânica.

– Atividade 2 (45 minutos): Produção de pequenos vídeos em espanhol, apresentando os locais descobertos na atividade anterior, focando na preservação do patrimônio cultural. Ferramentas de edição gratuitas podem ser empregadas.

 

Filosofia: Reflexões sobre o Espaço Urbano

– Atividade 1 (45 minutos): Debate socrático sobre a ética do espaço público e sua relevância na vida urbana. Os estudantes são incentivados a trazer notícias atuais e discutir a partir de textos filosóficos, facilmente acessíveis on-line.

– Atividade 2 (45 minutos): Criação de podcasts filosóficos discutindo temas como a “cidadania” e a “vida urbana” a partir de leituras prévias de filósofos como Michel de Certeau e Henri Lefebvre. Eles devem utilizar plataformas gratuitas para gravação e edição.

 

Sociologia: Análise Crítica das Estruturas Urbanas

– Atividade 1 (90 minutos): Pesquisa de campo em grupos com a coleta de dados sobre um tema urbano relevante (transporte público, desigualdade espacial, políticas de habitação). Os alunos usarão aplicativos gratuitos para criar questionários e coletar dados em suas comunidades.

– Atividade 2 (45 minutos): Elaboração de infográficos que sintetizam os dados coletados, levando a propostas de intervenção social. Aplicativos gratuitos de design podem ser utilizados.

Integração e Avaliação do Projeto

Após o desenvolvimento das atividades disciplinares, as turmas se reunirão em um seminário final, utilizando um painel de discussão onde os alunos compartilham seus aprendizados e reflexões. Os professores guiarão a conversa, facilitando a integração do conhecimento produzido ao longo do projeto.

Recursos Necessários

– Dispositivos eletrônicos com acesso à internet;

– Aplicativos gratuitos como Google Maps, Canva, Anchor, etc.;

– Materiais reutilizáveis ou recicláveis para trabalho manual.

Orientações para Professores

– Organização: Cambiar papéis tradicionalistas e estimular ambientes onde os alunos lideram suas próprias descobertas.

– Motivação: Incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos.

– Avaliação: Priorizar autoavaliação e avaliações qualitativas.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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