Como referenciar este texto: ‘Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Espanhol, Filosofia, Sociologia: Habitar a Cidade’. Rodrigo Terra. Publicado em: 26/06/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-espanhol-filosofia-sociologia-habitar-a-cidade/.
Conteúdos que você verá nesta postagem
O projeto “Habitar a Cidade” destina-se a desenvolver e interligar as disciplinas de Espanhol, Filosofia e Sociologia através de uma abordagem inovadora e centrada em metodologias ativas. Este projeto propõe que os alunos explorem o conceito do ato de habitar, com foco especial em como a cidade se configura como o espaço de vivência comum e suas implicações culturais, éticas e sociais. O aluno será encorajado a utilizar a cidade como um “laboratório vivo” para examinar questões práticas e teóricas.
Objetivos Gerais
- Promover a conscientização sobre questões urbanas através de um olhar multidisciplinar.
- Incentivar o uso e a reutilização de recursos gratuitos ou de baixo custo.
- Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo por meio de atividades práticas e colaborativas.
Estrutura e Planejamento
Espanhol: Navegando pela Cidade Multicultural
– Atividade 1 (45 minutos): Início com uma “caça ao tesouro cultural” explorando influências hispânicas presentes no entorno dos alunos (nomes de ruas, arte, culinária, estabelecimentos). Os estudantes utilizarão mapas digitais gratuitos e trabalhos de campo para identificar aspectos da cultura hispânica.
– Atividade 2 (45 minutos): Produção de pequenos vídeos em espanhol, apresentando os locais descobertos na atividade anterior, focando na preservação do patrimônio cultural. Ferramentas de edição gratuitas podem ser empregadas.
Filosofia: Reflexões sobre o Espaço Urbano
– Atividade 1 (45 minutos): Debate socrático sobre a ética do espaço público e sua relevância na vida urbana. Os estudantes são incentivados a trazer notícias atuais e discutir a partir de textos filosóficos, facilmente acessíveis on-line.
– Atividade 2 (45 minutos): Criação de podcasts filosóficos discutindo temas como a “cidadania” e a “vida urbana” a partir de leituras prévias de filósofos como Michel de Certeau e Henri Lefebvre. Eles devem utilizar plataformas gratuitas para gravação e edição.
Sociologia: Análise Crítica das Estruturas Urbanas
– Atividade 1 (90 minutos): Pesquisa de campo em grupos com a coleta de dados sobre um tema urbano relevante (transporte público, desigualdade espacial, políticas de habitação). Os alunos usarão aplicativos gratuitos para criar questionários e coletar dados em suas comunidades.
– Atividade 2 (45 minutos): Elaboração de infográficos que sintetizam os dados coletados, levando a propostas de intervenção social. Aplicativos gratuitos de design podem ser utilizados.
Integração e Avaliação do Projeto
Após o desenvolvimento das atividades disciplinares, as turmas se reunirão em um seminário final, utilizando um painel de discussão onde os alunos compartilham seus aprendizados e reflexões. Os professores guiarão a conversa, facilitando a integração do conhecimento produzido ao longo do projeto.
Recursos Necessários
– Dispositivos eletrônicos com acesso à internet;
– Aplicativos gratuitos como Google Maps, Canva, Anchor, etc.;
– Materiais reutilizáveis ou recicláveis para trabalho manual.
Orientações para Professores
– Organização: Cambiar papéis tradicionalistas e estimular ambientes onde os alunos lideram suas próprias descobertas.
– Motivação: Incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos.
– Avaliação: Priorizar autoavaliação e avaliações qualitativas.
Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!
Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.