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Como referenciar este texto: OKRs, uma metodologia de gestão para que todo o time caminhe no mesmo sentido. Rodrigo Rissetto Terra. Publicado em: DIA/MÊS/ANO. Link da postagem: okr-uma-metodologia-de-gestao-para-que-todo-o-time-caminhe-no-mesmo-sentido.


Conteúdos dessa postagem

O que é OKR?

OKR é o acrônimo em inglês para “Objetive  and Key Result“, traduzido para o português, como “Objetivo e Resultado chave”.

Toda organização tem um propósito, uma missão, e as OKRs são um excelente veículo para transformar esse propósito em ação. Logo, temos aqui um modelo de gestão de desempenho com foco nos resultados.

O Objetivo (O, de OKR) representa “o que” podemos ou queremos fazer. Ele determina o que precisamos atingir, para que nossa jornada seja considerada de sucesso.

Pense no curto prazo, algo em torno de 30 a 90 dias.

Por exemplo, vamos imaginar que no nosso bairro exista um coletivo de vendas de frutas e legumes orgânicos.

As pessoas envolvidas na administração do local gostariam de:

  • Objetive 1: Ampliar as vendas de seus produtos,
  • Objetive 2: Reduzir o tempo de entrega de seus produtos.

Pronto, já temos nossos objetivos definidos.

Vamos agora pensar no Resultado Chave(KR, de OKR), que representam o “como” nosso objetivo pode ser cumprido.

Para termos uma boa OKR, precisamos que nossos resultados chaves sejam mensuráveis (podemos medir seu progresso) e realizáveis (seja possível de realizá-lo).

Não adianta definirmos um OKR de aumentarmos o alcance das nossas mídias digitais, sendo que não conseguimos medir esse “aumento”. Não adianta definirmos um OKR de triplicarmos as vendas do nosso comércio, em 2 semanas, dado que não é realizável. Dessa forma, criaremos um cenário não favorável para nossa equipe, um cenário contrário à motivação, gerando frustrações, portanto, é importante definir seus OKRs com cuidado, levando em consideração o contexto onde estão sendo utilizadas.

Vamos melhorar esses objetivos.

  • Objetive 1: Ampliar as vendas de seus produtos,em 20% em 3 meses:
    • Key Result 1: Fazer parcerias com os principais restaurantes do bairro, pelo menos 5 parcerias.
    • Key Result 2: Melhoria da qualidade do material de divulgação do coletivo, mostrando como esse forma de comércio incentiva o trabalho de pequenos produtores.
  • Objetive 2: Reduzir o tempo médio de entrega de seus produtos para 24h, em 2 meses.
    • Key Result 1: Contratar entregadores que circulam pelo bairro de bicicletas.
    • Key Result 2: Desenvolver e implantar um drive-through, com incentivo de desconto para os clientes que quiserem retirar seus próprios pedidos.

Pronto, agora, cada objetivo tem suas metas mais bem definidas. São essas ações que irão ajudar a cumprir cada um dos objetivos.

Como criar bons OKRs

Saber criar boas OKRs é essencial para conseguir focar nas ações que podem ajudar seu negócio a escalar.

OKRs representam as mudanças significativas que você deseja ver em suas equipes e organização. Eles devem ter detalhado os critérios de sucesso, o que auxilia na orientação do time. Por esse motivo é que OKRs devem ser abertas para todas as equipes da sua organização.

Transparência é uma característica fundamental para as OKRs. Sem isso, sua equipe não saberá para onde deve focar seus esforços.

3 características importantes para definir Objetivos

Exitem 3 outras características que te ajudarão a saber se seus Objetivos são bons ou não, são eles:

  • Significativo: Ele articula uma prioridade alta e fornece uma direção clara.
  • Audacioso: Estimula o seu time a fazer o que você almeja, como líder.
  • Inspirador: Memorável e empoderador para cada um dos envolvidos com o projeto, no seu time.

3 características importantes para definir Resultados Chaves

Existem 3 características que te ajudarão a saber se seus Resultados Chaves são bons ou não, são eles:

  • Específico e com prazo: Parâmetros bem definidos e com prazos para evitar confusões ou ambiguidades.
  • Agressivos e mesmo assim realistas: Estimular com desafios sua equipe, faz parte das OKRs e deixará todos motivados. Lembre-se de ser realista e adequar seus OKRs ao seu contexto.
  • Mensurável e verificável: Se você não mede, não tem controle, se não tem controle, não sabe se suas ações são boas ou não.

Todas essas características se transformarão em combustível para que você e sua equipe tenham uma jornada bem-sucedida, com resultados esperados.

Referências

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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