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O que você vai ver neste post:

 

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um jogo de labirinto, tendo como premissas:

  • Paredes não podem ser atravessadas;
  • O personagem somente pode se movimentar pelos corredores;
  • Existem inimigos (aranhas) que te fazem perder o jogo;
  • Existe uma única saída do labirinto, porém se encontra fechada;
  • Existe uma alavanca que libera a saída do labirinto;
  • Somente após passar pela alavanca de abertura da porta é que será possível finalizar a fase.

 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Definir o formato do personagem;

Definir a velocidade de movimentação;

Definir um sprite que não permite atravessar a porta, no nosso caso será um “X” vermelho;

Definir o formato do mapa;

Definir a posição do “X” no mapa;

Definir a posição inicial do personagem;

Definir a movimentação de câmera que acompanha o movimento do personagem;

Definir que ao tocar os inimigos (aranhas) o jogo é finalizado;

Definir que ao tocar a alavanca, o sprite “X” deverá sumir, e assim a passagem pela porta para finalizar o jogo será aberta;

Definir o comportamento do personagem quando tocar na porta (Aberta ou Fechada)

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

Ao iniciar o jogo:

 

Sobre os inimigos (aranhas) e alavanca:

 

Comportamento do personagem ao encontrar a porta de saída do labirinto – Aberta ou Fechada:

 

Para o personagem faremos assim:

 

Para o “X” que irá bloquear a porta, faremos:

 

Para o labirinto iremos montar da seguinte forma:

 

Veja o passo a passo

 

E ai, o que achou? Que tal pensarmos juntos em um jogo educacional? Deixe abaixo seus comentários, vamos conversar!


Como referenciar este post: Jogo do Labirinto com Microsoft MakeCode Arcade. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 5/4/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/jogo-do-labirinto-com-microsoft-makecode-arcade/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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