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O que você vai ver neste post:

 

Planejamento da aula

Esse planejamento utilizará somente UMA aula. Caso queira realizar esse planejamento em duas aulas, basta dividi-las em uma aula de Ferramentas e outra aula de Aplicações com conjuntos.

Habilidade e Competência desenvolvidas: “Compreender a noção de conjunto, utilizar a simbologia matemática para compreender proposições e enunciados, resolver problemas significativos envolvendo operações com conjuntos.”.

 

Ferramentas

Nessa aula você irá apresentar e utilizar somente 4 ferramentas:

  • Agrupar: União entre duas ou mais objetos

Para utilizar esta ferramenta, você precisa selecionar dois ou mais objetos para agrupa-los e formar um único objeto.

Veja como fazer:

 

  • Desagrupar: Dividir peças que estão agrupadas

Essa é uma ferramenta muito útil para desfazer o que a ferramenta “Agrupar” faz. Em outras palavras, desfazer a união de duas ou mais peças.

Veja como fazer:

 

  • Sólido: Peça maciça

A peça maciça ou inteiriça é que você irá utilizar para criar seus objetos. Caso você esteja conheça impressão 3D, e essa ferramenta que irá fazer com que sua impressora 3D adicione material ao corpo do objeto.

Vou mostrar como fazer em um vídeo logo abaixo, juntamente com o a ferramenta “Orifício”.

 

  • Orifício: Peça oca

A ferramenta “Orifício”, ao contrário do “Sólido”, irá criar um buraco ou cavidade, ao objeto com que você agrupar. No caso da impressão 3D, o orifício irá fazer com a impressora 3D NÃO adicione material ao corpo do objeto.

Veja como fazer (Obs.: Nesse vídeo mostro a diferença de um objeto sólido e orifício):

 

Com esses comando sendo conhecidos pelos alunos, podemos ir para nosso conteúdo de Matemática.

 

Aplicação com conjuntos

Nessa segunda parte, vamos colocar em prática todas as ferramentas que mostramos aos nossos alunos, mas para além disso, é importante que você contextualiza a prática, trazendo as principais informações acerca das operações com conjuntos. Não se preocupe, colocarei abaixo as principais e se quiser / precisar, basta complementá-las em sua aula.

 

União de conjuntos

A união de dois, ou mais conjuntos, representa a junção (sem repetição) de todos os elementos que formam os conjuntos envolvidos.

Se tivermos dois conjuntos: A = { a, e, i, o, u } e B = { b, c, d, f, g } => A ∪ B = { a, e, i, o, u } + { b, c, d, f, g } = { a, b, c, d, e, f, g, h, i, o, u }.

E pode ser representado, conforme o vídeo abaixo:

 

Intersecção de conjuntos

A intersecção de dois, ou mais conjuntos, representa o que é de comum em todos os conjuntos envolvidos.

Se tivermos dois conjuntos: A = { a, e, i, o, u } e B = { a, e, o, b, f } => A ∩ B = { a, e, o }.

E pode ser representado, conforme o vídeo abaixo:

 

Diferença de conjuntos

A diferença de dois conjuntos representa os elementos de um conjunto que não aparecem no outro conjunto.

Se tivermos dois conjuntos: A = { a, e, i, o, u } e B = { a, e, o, b, f }, temos duas possíveis operações de diferença:

  • A – B = { a, e, i, o, u } – { a, e, o, b, f } = { i, u }
  • B – A = { a, e, o, b, f } – { a, e, i, o, u } = { b, f }

E pode ser representado, conforme o vídeo abaixo:

 

EXTRA: Conjuntos complementares

O conjunto complementar é encontrado quando subtraímos um conjunto do seu universo, ou seja, é uma operação de diferença.

A = { a, e, i, o, u } e U = { a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z }.

Como podemos notar, o conjunto A é um subconjunto de U, em outras palavras:

  • A está contido em U => A ⊂ U
  • Ou ainda, que U contém A => U ⊃ A

O complementar de A em relação a U, AC ou CAU, é: AC = { a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z } – { a, e, i, o, u } = { b, c, d,  f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z }

E pode ser representado, conforme o vídeo abaixo:

 

Veja o resultado dos objetos criados nessa aula, e aproveite para interagir com a simulação no TinkerCad:

 

Peça aos seus alunos que compartilhem seus resultados com os colegas, para criarmos um ambiente colaborativo!

E ai, o que você achou desse plano de aula? Ele atende ao seu contexto escolar? Comente aqui.

 


Como referenciar este post: Noções Matemáticas de Operações com Conjuntos utilizando o TinkerCad. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 20/09/2021. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/nocoes-matematicas-de-operacoes-com-conjuntos-utilizando-o-tinkercad/

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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