Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EO02, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO02, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo02-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO02

A habilidade EI02EO02 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Infantil refere-se ao desenvolvimento da capacidade da criança em comunicar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas e desejos por meio de diferentes linguagens, considerando seu contexto e interlocutores.

A comunicação é uma habilidade crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Através dela, elas conseguem expressar suas ideias, compreender o mundo ao seu redor e estabelecer relações interpessoais significativas. A EI02EO02 busca promover um ambiente propício para que as crianças explorem e desenvolvam suas habilidades comunicativas desde os primeiros anos de vida.

É importante destacar que a comunicação vai além da fala. Ela abrange diversas formas de expressão, como gestos, expressões faciais, desenhos, brincadeiras, música, movimento corporal, entre outras. Essa habilidade da BNCC reconhece e valoriza a diversidade de linguagens presentes no cotidiano das crianças, incentivando a utilização dessas múltiplas formas de expressão para se fazer compreender e interagir com o mundo.

Ao promover o desenvolvimento da capacidade de comunicação, a EI02EO02 busca estimular a autonomia e a autoconfiança das crianças, encorajando-as a se expressarem sem receios, seja na interação com colegas, professores, familiares ou em diferentes situações do dia a dia.

Nesse contexto, os educadores desempenham um papel fundamental. Eles devem criar ambientes inclusivos e acolhedores que propiciem oportunidades para que as crianças se sintam à vontade para se expressar livremente, sem julgamentos, e que sejam ouvidas e compreendidas em suas diferentes formas de comunicação.

Além disso, é importante que os educadores estejam atentos às peculiaridades de cada criança, respeitando seus ritmos de aprendizagem e oferecendo apoio quando necessário. Eles podem utilizar estratégias pedagógicas diversas, como contar histórias, brincadeiras que envolvam interação verbal, atividades artísticas e lúdicas, promovendo assim um ambiente rico em possibilidades de expressão e comunicação.

Portanto, a habilidade EI02EO02 da BNCC na Educação Infantil representa um caminho essencial para o desenvolvimento integral das crianças, fornecendo bases sólidas para a construção de suas identidades, relações sociais e aprendizagens ao longo da vida. É por meio da comunicação que as crianças exploram o mundo, constroem conhecimento e se tornam sujeitos ativos e participativos na sociedade em que estão inseridas.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para implementar essa habilidade em sala de aula, é fundamental criar um ambiente propício e estimulante, oferecendo atividades diversificadas que permitam às crianças explorar e expressar suas ideias, sentimentos e pensamentos de forma livre e criativa.

Uma atividade que pode ser desenvolvida para trabalhar a habilidade EI02EO02 é a criação de uma “caixa de histórias”. Primeiramente, o educador pode propor um momento de roda de conversa para estimular a imaginação das crianças, fazendo perguntas sobre personagens, lugares e situações que despertem o interesse delas.

Após essa conversa inicial, cada criança pode ser convidada a criar sua própria história. Elas podem desenhar ou escrever a narrativa, com liberdade para utilizar diferentes materiais e linguagens artísticas, como lápis de cor, giz de cera, tintas, colagens, entre outros.

Em seguida, o educador pode propor a construção da “caixa de histórias” utilizando materiais simples, como uma caixa de papelão decorada pelas próprias crianças. Dentro dessa caixa, cada uma colocará seus desenhos, escritos ou objetos que representem sua história.

Durante o momento de apresentação das histórias, as crianças terão a oportunidade de expressar-se livremente, utilizando gestos, movimentos, falas e expressões faciais para compartilhar suas criações com os colegas. O educador pode também sugerir que elas encenem trechos das histórias ou utilizem músicas e danças para enriquecer a apresentação.

É importante que o educador esteja atento e valorize a expressão de cada criança, incentivando a participação de todos, respeitando suas individualidades e estimulando a interação entre elas.

Ao realizar essa atividade, não apenas a habilidade EI02EO02 da BNCC é desenvolvida, mas também outras competências são trabalhadas, como a linguagem oral e escrita, a criatividade, a autonomia, a cooperação e a socialização.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário