Você está visualizando atualmente Usando o Chat GPT no desenvolvimento dos planos de aulas

Como referenciar este texto: Usando o Chat GPT no desenvolvimento das aulas. Rodrigo Terra. Publicado em: 28/02/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/usando-o-chat-gpt-no-desenvolvimento-dos-planos-de-aulas .


Conteúdos dessa postagem

O que é o Chat GPT?

O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, que utiliza técnicas de aprendizado de máquina para gerar respostas inteligentes e coerentes a perguntas e comentários em linguagem natural. O modelo é alimentado por um enorme conjunto de dados linguísticos e é capaz de compreender e produzir uma ampla variedade de textos em diferentes idiomas.

O Chat GPT é uma ferramenta poderosa para comunicação e interação com usuários em diferentes contextos, como atendimento ao cliente, suporte técnico, educação, entre outros. Ele pode ser usado em chatbots, assistentes virtuais, sistemas de automação de conversas e outras aplicações que requerem uma resposta inteligente e personalizada em linguagem natural.

O modelo do Chat GPT tem sido aprimorado ao longo do tempo pela OpenAI e é frequentemente utilizado em projetos de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e de processamento de linguagem natural.

Como acessar o Chat GPT?

Existem várias maneiras de acessar o Chat GPT:

  1. Acesso direto ao site da OpenAI: você pode acessar o site oficial da OpenAI em https://beta.openai.com/ e experimentar o modelo de linguagem natural do Chat GPT. Basta digitar uma pergunta ou comentário em linguagem natural na caixa de texto e o modelo irá gerar uma resposta correspondente.

  2. Chatbots: muitas empresas e organizações usam chatbots baseados no modelo do Chat GPT para interagir com seus usuários. Você pode acessar um chatbot que utiliza o modelo de linguagem natural do Chat GPT por meio do site ou aplicativo da empresa ou organização.

  3. Aplicativos de mensagens: alguns aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, permitem que você interaja com chatbots que utilizam o modelo de linguagem natural do Chat GPT. Basta procurar por bots compatíveis e começar a conversar.

  4. Ferramentas de desenvolvimento: se você é um desenvolvedor de software ou está interessado em criar suas próprias aplicações baseadas no modelo do Chat GPT, pode acessar a documentação e as ferramentas de desenvolvimento disponíveis no site da OpenAI em https://beta.openai.com/docs/.

É importante lembrar que o modelo do Chat GPT ainda tem suas limitações e pode não ser capaz de responder a todas as perguntas ou comentários de forma precisa ou coerente. Além disso, é fundamental utilizar o modelo de maneira ética e responsável, respeitando a privacidade e os direitos dos usuários.

Exemplo de uso para uma aula tradicional

Entrada: Desenvolva uma aula de Física, para o 1º ano do ensino médio, abordando o tema aceleração.

Observação MUITO relevante: Ao rodar o Chat GPT diversas vezes, notei que a saída dificilmente é a mesma, mesmo que a sentença digitada na entrada seja EXATAMENTE igual em todas as vezes. Não só no conteúdo, mas no layout, é possível verificar diferenças. Portanto, vocês notarão que a saída do vídeo está diferente da saída do texto abaixo.

Saída:

Olá, alunos do primeiro ano do ensino médio! Nesta aula de física, vamos aprender sobre aceleração, um conceito fundamental para entendermos o movimento dos corpos.

Introdução: Antes de começarmos, vamos relembrar alguns conceitos básicos de física. O movimento é a mudança de posição de um objeto em relação a um referencial. A velocidade é a medida da taxa de variação da posição de um objeto em relação ao tempo. E a aceleração é a medida da taxa de variação da velocidade de um objeto em relação ao tempo.

Desenvolvimento: Vamos começar analisando um exemplo simples: um carro que parte do repouso e acelera até atingir uma velocidade de 20 m/s em 10 segundos. Para calcularmos a aceleração média do carro, podemos usar a fórmula:

a = Δv/Δt

onde a é a aceleração, Δv é a variação da velocidade (20 m/s – 0 m/s = 20 m/s) e Δt é a variação do tempo (10 s – 0 s = 10 s). Substituindo os valores, temos:

a = 20 m/s / 10 s a = 2 m/s²

Isso significa que a cada segundo, a velocidade do carro aumenta em 2 m/s. Podemos representar essa aceleração por meio de um gráfico de velocidade em função do tempo:

[gráfico com uma reta inclinada que representa a variação da velocidade do carro em função do tempo, partindo do ponto (0,0) e chegando no ponto (10,20)]

Note que a inclinação da reta representa a aceleração constante do carro.

Vamos agora analisar outro exemplo: um objeto que é lançado verticalmente para cima, com uma velocidade inicial de 10 m/s. Sabemos que a aceleração da gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s². Isso significa que a velocidade do objeto diminui à medida que ele sobe, até chegar no ponto mais alto, onde sua velocidade é zero. Depois, o objeto começa a cair, acelerando em direção ao solo. Podemos representar esse movimento por meio de um gráfico de posição em função do tempo:

[gráfico com uma parábola que representa a variação da posição do objeto em função do tempo, partindo do ponto (0,0) e chegando no ponto (5,0)]

Note que a inclinação da reta que representa a queda do objeto é maior do que a da subida, o que indica que sua aceleração é maior durante a queda.

Conclusão: Nesta aula, aprendemos que a aceleração é a medida da taxa de variação da velocidade de um objeto em relação ao tempo. Podemos calcular a aceleração média de um objeto usando a fórmula a = Δv/Δt. Além disso, vimos que a aceleração pode ser representada graficamente pela inclinação de uma reta em um gráfico de velocidade em função do tempo, ou pela inclinação da curva em um gráfico de posição em função do tempo. A aceleração é um conceito fundamental para entendermos o movimento dos corpos, e será muito importante em nossos estudos futuros de física.

Exemplo de uso para uma aula com Metodologia Ativa

Entrada: Desenvolva uma aula maker, para 7º ano, com o tema cidade sustentável, utilizando metodologia ativa.

 

Saída:

Olá! Nesta aula maker, vamos trabalhar o tema de cidade sustentável com os alunos do 7º ano, utilizando uma metodologia ativa que promova a reflexão, a criatividade e a colaboração. A seguir, apresento o roteiro da aula:

Introdução (10 minutos)

Comece a aula perguntando aos alunos o que é uma cidade sustentável e por que isso é importante para o meio ambiente e para as pessoas que vivem nela. Discuta com a turma sobre os desafios que as cidades enfrentam para se tornarem mais sustentáveis, como a redução do consumo de energia e água, a gestão adequada de resíduos, o incentivo ao uso de transporte coletivo e bicicletas, entre outros.

Atividade 1: Brainstorm (20 minutos)

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e peça para que cada grupo faça um brainstorm sobre ideias de como tornar uma cidade mais sustentável. Forneça folhas de papel, canetas e marcadores para que os alunos possam anotar e desenhar suas ideias. Incentive-os a pensar em soluções criativas e viáveis, que possam ser aplicadas no contexto da cidade em que vivem.

Atividade 2: Prototipagem (40 minutos)

A partir das ideias geradas no brainstorm, peça para cada grupo escolher uma ideia e transformá-la em um protótipo. Para isso, os alunos podem usar materiais como papelão, garrafas PET, palitos de sorvete, tesouras, cola, entre outros. Explique que um protótipo é uma versão simplificada de uma ideia, que permite testá-la e avaliar sua viabilidade.

Atividade 3: Apresentação dos protótipos (30 minutos)

Após a confecção dos protótipos, cada grupo deve apresentar sua ideia e o protótipo correspondente para a turma. Incentive-os a explicar o funcionamento da ideia, as vantagens e desvantagens, os materiais utilizados, entre outros aspectos relevantes. Durante as apresentações, os demais alunos devem fazer perguntas e dar feedbacks construtivos.

Conclusão (10 minutos)

Para encerrar a aula, promova uma reflexão sobre as ideias apresentadas e como elas podem contribuir para tornar a cidade mais sustentável. Incentive os alunos a pensar em formas de aplicar essas ideias na prática, seja por meio de projetos escolares, atividades comunitárias ou engajamento político. Reforce a importância de todos se envolverem na construção de uma cidade mais sustentável e saudável para todos.

Espero que essa aula tenha sido útil para você. Lembre-se de adaptá-la à realidade da sua turma e utilizar os recursos disponíveis para tornar a experiência mais rica e significativa para os alunos. Boa sorte!

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Rafael Sanches

    Estou vendo que o jeito vai ser aprender tudo que for possível sobre o Chat GPT para ficarmos aptos a nos destacar no meio profissional. Quem ficar para trás será engolido infelizmente….

Deixe um comentário