Você está visualizando atualmente Noções de Área e Volume com Minecraft


O que você vai ver neste post:

 

Planejamento

Habilidades da BNCC [1]

EF03MA21: Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

EF04MA21: Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

EF05MA20: Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

EF05MA21: Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

 

Vamos iniciar nosso planejamento, pensando em 3 aulas:

  • Aula 01: Desenvolvendo noções de áreas
  • Aula 02: Desenvolvendo noções de volume
  • Aula 03: Prática c/ desafios
  • Aula 04: Fundamentação e fechamento

 

Aula 01: Desenvolvendo noções de áreas

Nesta primeira aula iremos trabalhar conceitos de área.

Nossa intenção aqui não é focar em unidades, mas sim em relacionar contagens de blocos com as dimensões laterais que formam essas áreas.

Vamos criar nossa sala de aula:

 

Depois de ter criado sua sala de aula, basta iniciar a construção das áreas que você tenha interesse que seus alunos trabalhem…

 

Orientações:

Ao compartilhar o link  da sala, instrua seus alunos sobre o que quer que eles façam e como. Eles podem contar e anotar a quantidade de blocos num papel, num documento virtual (Google Docs, por exemplo). Oriente seus alunos sobre os diferentes formatos das áreas e peça para que lhe chamem caso tenham alguma dúvida. Eles poderão desenhar as áreas que você propôs, para demonstrar suas contas. Podem também analisar os diferentes formatos de áreas e como podem fazer para calcular a área mais rapidamente.

 

Aula 02: Desenvolvendo noções de volume

Nesta segunda aula, já com a sala de aula criada, monte diferentes volumes com blocos chamativos, para facilitar a contagem dos blocos.

 

Orientações:

Durante a aula, peça para que seus alunos acessem seu mundo (pelo link ou  código) e instrua-os sobre o que quer que eles façam e como. Eles podem contar e anotar a quantidade de blocos num papel, num documento virtual (Google Docs, por exemplo). Oriente seus alunos sobre os diferentes formatos das volumes e peça para que lhe chamem caso tenham alguma dúvida. Eles poderão desenhar os volumes que você propôs, para demonstrar suas contas. Podem também analisar os diferentes formatos dos sólidos e como podem fazer para calcular o volume desses sólidos mais rapidamente.

 

Aula 03: Pratica c/ Desafios

Neste último encontro você pode propor duas atividades diferentes:

  • Pedir para que façam seus próprios volumes ou suas próprias áreas e depois pedindo para outros alunos realizarem as contagens em seus mundos.
  • Desenvolver áreas e volumes com diferentes configurações, pedindo para que contabilizem a quantidade de blocos em cada uma delas.

Converse com os alunos sobre os resultados obtidos e peça para que expliquem o que foi feito!

 

Lembre-se de que ao final dessa atividade, deixo como sugestão uma 4ª aula para retomar e formalizar todos os conceitos abordados. É nesse momento que você deve relembrar as atividades, para servir de base para que seus alunos consigam conectar a experiência do Minecraft, com as equações de área e volume.

Mostre, por exemplo para a área, que um lado com 2 blocos por 3 blocos, irá conter 6 blocos…

2 x 3 = 6

Caso você faça essa demonstração mais algumas vezes, intuitivamente seus alunos entenderão que para se calcular a área, basta multiplicar um lado por outro.

Do mesmo modo, você consegue fazer a demonstração para o volume. Se tivermos um sólido com 3 blocos de lado, por 4 blocos de lado e 3 blocos de altura, teremos 36 blocos ao todo…

3 x 4 x 3 = 36

 

E ai, o que achou dessa proposta de aulas? Ela se encaixa em seu contexto educacional? Deixe aqui seus comentários!

 

Referência Bibliográfica

[1] Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Para ter acesso ao arquivo, clique aqui.

 


Como referenciar este post: Noções de Área e Volume com Minecraft. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 13/9/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/nocoes-de-area-e-volume-com-minecraft/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário