Você está visualizando atualmente Primeiros passos com o SketchUp


O que você vai ver neste post:

 

 

O que é o SketchUp?

O SketchUp é um software para a criação de modelos em 3D, no computador. Ele pode ser utilizado desde a criação de pequenas peças, até imóveis.

Em 2006, o Google comprou o SketchUp, e em 2012, ele foi comprado pela Trimble Navigation.

Existem duas versões, a Pro (paga) e a Make (gratuita – Não é permitido o uso em escritórios ou empresas, nem mesmo para projetos com cunho comercial).

 

Como Acessar?

Para acessar a página de cadastro do SketchUp, clique aqui.

 

Você será redirecionado para a página de Login / Cadastro.

Clique em “Comece agora“, para iniciar seu cadastro.

Como estou falando para Professores / Educadores, vou selecionar “Educador” e em seguida em “Continuar“.

Porém, se estiver fazendo cadastro para as contas de alunos, a opção correta é “Estudante”.

 

Agora, vamos fazer nosso cadastro.

Basta preencher com seus dados e clicar em “Launch SketchUp for Schools” (Lançar SketchUp para Escolas).

Chegando assim, na página inicial de trabalho.

Aqui, você poderá escolher “Comece a modelar” ou “faça um tour“.

 

Ambiente de trabalho

Seu ambiente de desenvolvimento do projeto terá como referência de tamanho e orientação uma pessoa:

Do lado esquerdo da Tela, você consegue ver o Menu de ferramentas:

De cima para baixo, temos:

  • Lupa: Pesquisar recursos.

  • Selecionar: Selecione as entidades que deseja modificar ao usar outras ferramentas ou comandos.

  • Apagar: Apagar objetos.

  • Tinta: Atribua materiais e cores a entidades., com as opções: Tinta e Material de amostra

  • Linha: Desenhar uma única linha, com opções de ser:
    • Ferramenta Linha: Desenhe arestas ou entidades de linha.

    • Ferramenta Desenho à mão livre: Desenhe entidades de curva desenhadas à mão ou entidades de polilinha 3D.

  • Arco: Desenhe entidades de arco, com as opções de ser:
    • Arco, Arco de 2 pontos, Arco de 3 pontos e Pizza.

 

  • Retângulo: Desenhar um retângulo, com as opções de ser:
    • Retângulo: Desenhe entidades de face retangulares.

    • Retângulo giratório: Desenhe entidades de face retangulares.

    • Ferramenta Círculo: Desenhe entidades de Círculo.

    • Polígono: Desenhe entidades de polígono.

 

  • Empurrar / Puxar: Empurrar ou puxar uma superfície, com as opções:
    • Empurrar / Puxar: Empurre e puxe entidades de face para acrescentar ou retirar volume de seus modelos 3D.

    • Siga-me: Duplique uma face ao longo de um caminho.

    • Deslocar: Crie cópias de linhas a uma distância uniforme das originais.

  • Revestimento Externo: Una entidades em um único bloco, com uma única opção ativa:
    • Ferramenta Revestimento Externo: Combina todos os sólidos selecionados em um único sólido e remove todas as entidades do interior.

 

  • Mover: Mover, rotacionar ou ampliar entidades. Com as opções:
    • Mover: Mova, alongue ou copie entidades.

    • Rotar: Rotacione, alongue, distorça ou copie entidades ao longo de um caminho arredondado.

    • Ferramenta Escala: Redimensione e alongue partes de uma geometria em relação a outras entidades do modelo.

  • Fita métrica: Realizar medidas. Com as opções:
    • Ferramenta Fita Métrica: Meça distâncias, crie linhas ou pontos guia ou ajuste a escala de um modelo.

    • Ferramenta Dimensão: Coloque entidades de dimensão.

    • Ferramenta Texto: Coloque entidades de texto.

    • Ferramenta Plano de seção: Crie efeitos de cortes de seção, permitindo que você visualize geometria dentro de um modelo.

    • Ferramenta Transferidor: Meça ângulos e crie entidades de linha de construção angulares.

    • Ferramenta Eixos: Mova ou reoriente os eixos de desenho.

  • Percorrer: Passeie pelas entidades. Com as opções:
    • Ferramenta Percorrer: Percorra (passeie pelo) seu modelo.

    • Ferramenta Posicionar a câmera: Posicione a câmera (sua visualização) em uma altura dos olhos específica para verificar o campo visual de um modelo ou visitar um modelo.

    • Ferramenta Girar: Rotacione a câmera (sua visualização) de um ponto estacionário.

  • Órbita: Ajuste de câmera sobre o modelo. Com as opções:
    • Ferramenta Orbitar: Rote a câmera ao redor do modelo.

    • Ferramenta Panorâmica: Mova a câmera (sua visualização) verticalmente ou horizontalmente.

    • Ferramenta Zoom: Aproxime ou afaste a câmera (sua visualização).

Referências

  • 3D Warehouse – Um depósito de modelos SketchUp acessíveis gratuitamente, através das ferramentas “Get Models” e “Share Models” que se encontram na barra de ferramentas Google (do SketchUp).
  • SketchyPhysics – Plugin destinado a realizar simulações físicas em tempo real (utilizando equações newtonianas).

 

E ai, em qual contexto você poderia utilizar o SketchUp em seu trabalho?

Deixe aqui seus comentários!

 


Como referenciar este post: Primeiros passos com o SketchUp. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 2/8/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/primeiros-passos-com-o-sketchup/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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