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Como referenciar este texto: Estilos de aprendizagem (Modelo de Felder e Silverman) + Quiz. Rodrigo Terra. Publicado em: 03/09/2020. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/estilos-de-aprendizagem-modelo-de-felder-e-silverman/ .


Conteúdos dessa postagem

Estilo de Aprendizagem - Modelo de Felder-Silverman

Alguns estudantes tendem a focar fatos, datas e algoritmos, outros se sentem mais confortáveis com teorias e modelos matemáticos. Alguns respondem fortemente a formas visuais de informação, gostam de gravuras, diagramas e esquemas; outros aprendem mais através de formas verbais, escrevendo e explicando. Alguns preferem aprender ativamente e interativamente; outros funcionam melhor introspectivamente e individualmente.” [1]

Linda Silverman

Richard Felder

Em 1988, Richard Felder e Linda Silverman desenvolveram um modelo de estilo de aprendizagem. Tal modelo é baseado em teorias previamente existentes, como as do Psicólogo Jung (Livro: Tipos psicológicos), nos trabalhos das Psicólogas Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers (Tipologia de Myers-Briggs), o Modelo de Kolb (Ciclo de aprendizagem de Kolb), entre outros. O Modelo de Felder e Silverman tem como base as seguintes dimensões:
  • Percepção – O tipo de informação que o aluno recebe é: Sensorial ou Intuitiva?
  • Entrada – A modalidade sensorial mais efetiva em que se percebe a informação é: Visual ou Verbal?
  • Processamento – De que maneira se trabalha com a informação recebida: Ativo ou Reflexivo?
  • Entendimento – Como o estudante processa e compreende melhor a informação: Sequencial ou Global?
O modelo consiste em realizar um teste, inicialmente foi pensado para ter 40 perguntas, porém foi adaptado para 20 (UFA!), com o intuito de ser mais dinâmico e menos cansativo. Isso evitaria que os alunos chutassem aleatoriamente as respostas para finalizar rapidamente o teste.

Características cada estilo de aprendizagem

O modelo proposto por Felder e Silverman, sobre os estilos de aprendizagem tenta classificar a forma como cada alunos lida com o recebimento de uma informação.

“Os estilos de aprendizagem estão relacionados à forma particular de adquirir conhecimentos, habilidades ou atitudes através da experiência ou anos de estudo”. [2]

Saber como as características de cada estilo de aprendizagem faz com que, primeiramente o professor possa estar mais bem preparado com relação às suas atividades e propostas de aula, e também que o professor consiga atingir com maior qualidade o modo como cada aluno prefere interagir com a informação recebida em sala.

“O conhecimento dos estilos de aprendizagem ajuda na tomada de decisões de possíveis adequações no ensino ao estilo de aprender dos alunos, podendo ser utilizado para prever os estilos de estratégias ou métodos de instrução mais efetivos a determinado aluno ou grupo de estudantes, além de permitir o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem por parte dos alunos”. [2]

Conforme dito anteriormente:

“Teoricamente, os estilos de aprendizagem podem ser utilizados para prever tipos de estratégias ou métodos de instruções mais efetivos a determinado aluno ou grupo de estudantes”. [3]

Percepção

Sensorial

Apreciam fatos, dados, experimentos, métodos padrões, tem facilidade para memorização e preferem abstrair informações pelos seus sentidos (vendo, ouvindo, tocando e etc.)” [4], “aquelas que são observáveis, concretas, fatos, o que vem da prática, que é perceptível através dos sentidos. Necessitam fazer a conexão do que foi visto com o mundo real. Tendem a ser metódicos, preferindo resolver os problemas por meio de testagens.” [5]

Intuitiva

Apreciam princípios, conceitos e teorias, não se atentam a detalhes, não gostam de repetição, se interessam por desafios, analisam possibilidades, significados e relações entre as coisas.” [4] “Fixam-se mais em conceitos e no que surge através da reflexão e da imaginação. Gostam de inovações, preferem descobrir as possibilidades e as inter-relações entre o que foi visto. Podem ser descuidados com os detalhes.” [5]

Entrada

Visual

“Assimilam mais o que veem (figuras, gravuras, diagramas, fluxogramas, filmes e etc.)“. [4] “Os alunos visuais preferem as informações que chegam para eles como representações visuais, tais como: diagramas, quadros, cronogramas, gráficos, esquemas, filmes, demonstrações“. [5]

Verbal

Preferem explicações escritas ou faladas à demonstração visual, extraem mais informações em uma discussão“. [4] “Os alunos verbais preferem as informações quem vem através da fala e da escrita (materiais para leitura) transformando o que está escrito em fala“. [5] Têm boa argumentação e preferem uma explicação verbal ou escrita a uma demonstração visual. Extraem mais informações em uma discussão.

Processamento

Ativo

Preferem experimentar ativamente que observar e refletir. Gostam de processar as informações enquanto em atividade e não aprendem de forma passiva.” [4] “Os alunos ativos preferem aprender aplicando, discutindo ou explicando para os outros o que foi visto, e gostam de trabalhar em grupo. Para estes alunos, ficar no somente ouvindo explanações é fatigante.” [5] Tendem a ser experimentalistas, são menos observadores e reflexivos.

Reflexivo

Preferem sozinhos e silenciosamente processar a informação. Fazem ligações teóricas com a fundamentação da matéria e não extraem muito quando não são levados a pensar“. [4] “O aluno reflexivo prefere refletir sobre as coisas, processar calmamente as informações antes de fazer os exercícios. Este aluno prefere trabalhar de forma individual a trabalhar em grupos“. [5]

Entendimento

Sequencial

Os alunos sequenciais gostam de aprender passo a passo, têm o entendimento do conteúdo de forma linear, gradual e lógica. Têm facilidade para explicar o seu raciocínio e resolver problemas“. [5] Possuem raciocínio linear (etapas sequenciais) durante a solução de questões e se dão bem com problemas que progressivamente se tornam mais complexos. Normalmente entendem primeiro as pequenas partes, para depois compreender o todo.

Global

Os alunos globais aprendem os conteúdos quase que aleatoriamente, de modo não-linear. São holísticos, necessitam compreender o todo. A informação apresentada precisa ser relacionada com os seus conhecimentos prévios; ao compreender o todo, é capaz de resolver rapidamente problemas complexos, mas sentem dificuldade em explicar os passos de seu raciocínio“. [5]

“Uma classe na qual os alunos sempre são passivos é uma classe na qual nem o experimento ativo nem o observador reflexivo podem aprender efetivamente.”

Felder e Silverman

Faça o teste e descubra seu estilo de aprendizagem

Observação: Nenhuma decisão deve ser tomada, utilizando-se como referência o teste abaixo, ele serve única e exclusivamente como curiosidade para ilustrar o método acima. Para um resultado mais preciso, profissionais devem ser consultados.

Referências Bibliográficas

– “Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresas” – George Paulus Dias, Antonio Carlos Aidar Sauaia, Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki – Revista de Administração de Empresa (FGV EAESP) – para ler o artigo, clique aqui.

– “Planejamento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em interfaces dinâmicas e uma aplicação ao estudo de potência elétrica” – Niltom Vieira Junior – Dissertação de Doutorado em engenharia elétrica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista – para ler o artigo, clique aqui.

[1] “The Effects of personality type on egineering student performance and attitudes” – R. M. Felder, G. N. Felder e E. J. Dietz – Journal of Engineering Education – para ler o artigo, clique aqui.

[2] “O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade na FEA-RP/USP” – Denise Mendes da Silva – Dissertação de Mestrado em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – para ler o artigo, clique aqui.

[3] “ILS – Inventário de Estilos de Aprendizagem de Felder-Saloman: investigação de sua validade em estudantes universitários de Belo Horizonte” – Wilma Maria Guimarães Lopes – Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico – para ler o artigo, clique aqui.

[4] “Learning and teaching styles in engineering education” – Richard M. Felder e Linda Silverman – para ler o artigo, clique aqui.

[5] “Dimensões do modelo Felder-Silverman predominantes no estilo de aprendizagem de estudantes de administração” – Janine Bertelli, Rosani Elisabete Graebin, Juliana Matte, Pelayo Munhoz Olea – XVI Mostra de Iniciação Científica da UCS – para ler o artigo, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Vânia Brizāck

    Achei verdadeiro a minha resposta. Gostei de me conhecer melhor.

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