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Como referenciar este post: Retomar o prazer por aprender. Beatriz Cardoso. Publicado em: 22/11/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/as-vantagens-de-atividades-ludicas-na-sala-de-aula .


Conteúdos dessa postagem

Atividade lúdica pode ser entendida como toda e qualquer ação que tenha o objetivo de produzir prazer enquanto acontece. Na educação, elas são aqueles exercícios que, além de trazerem o conhecimento esperado, também divertem e entretêm a turma.

Em geral, essas atividades lúdicas são bastante aplicadas no ensino infantil, no qual brinquedos e brincadeiras são partes fundamentais da aprendizagem. Porém, a graduação também pode aproveitar de seus benefícios, afinal, aplicar formas alternativas de levar o conhecimento de maneira mais leve e envolvente é sempre valioso tanto para os alunos quanto para os professores.

É bom lembrar que as atividades lúdicas não se limitam aos brinquedos e jogos: é possível realizar interpretações teatrais, competições de perguntas e respostas em grupo e outros exercícios recreativos dentro de sala de aula.

Quais são as vantagens de apostar em atividades lúdicas na aula?

As atividades lúdicas propõem outro modelo de aula, que rompe com o que é esperado do ensino superior tradicional. Elas retiram o enorme foco dado à produtividade e ao conteúdo extenso, e buscam uma educação que retoma o prazer e o significado da aprendizagem. Desta forma, elas trazem diversos benefícios para o espaço acadêmico. Confira a seguir as 10 principais vantagens das atividades lúdicas:

Ter estudantes mais engajados

Com atividades lúdicas, a aula fica cada vez mais interessante e participativa. Deste modo, os estudantes se envolvem mais em seu aprendizado, valorizando e construindo a educação em conjunto com os professores.

As atividades lúdicas encontram, nesse ponto, as metodologias ativas, que são aquelas que buscam colocar o aluno no centro da educação. Desta forma, o estudante toma o protagonismo das aulas, o que faz muito sentido, afinal, é ele quem mais se beneficia dela.

Socializar a turma

Em geral, as atividades que trazem prazer na sala de aula, não são realizadas de forma individual, e sim em grupos. Assim, quanto mais atividades lúdicas forem desenvolvidas, mais a turma estará integrada.

Outro ponto positivo com essa socialização é a criação da noção de coletividade. Trabalhando com exercícios em grupos, o estudante compreende que, assim como na vida profissional, não estamos em bolhas e dependemos daqueles que estão à nossa volta.

Manter alunos mais críticos

Ao aumentar sua participação nas aulas, o estudante também se torna mais crítico, afinal, ele precisa se posicionar durante as atividades. As didáticas lúdicas cobram mais do envolvimento do estudante, que precisa mostrar sua opinião e de fato contribuir.

Além disso, por ser mais participativa, o estudante reflete mais na atividade lúdica. Os conhecimentos adquiridos aqui produzem mais análises do que aqueles tidos de forma mecânica com o ensino tradicional.

Melhorar a comunicação na aula

Se os estudantes vão desenvolver um espírito mais coletivo, eles certamente também irão aperfeiçoar sua comunicação. Afinal, o diálogo é a base para que essas atividades ocorram.

A comunicação do professor com a turma também melhora, pois as aulas saem do modelo de monólogo e se tornam um diálogo. Quando a aula se torna uma troca, ela fica cada vez mais rica.

Sair da rotina pesada da faculdade

Faculdade não é fácil: além de cada curso contar com muito conteúdo, o estudante precisa realizar trabalho e estudar para diversas provas. Deste modo, a graduação pode ser cansativa e terminar esgotando os alunos em diversos momentos.

Com as atividades lúdicas isso é quebrado um pouco, pelo menos na hora das aulas. Se o estudante já está cansado com a rotina e com o acúmulo do semestre, um exercício divertido pode reanimá-lo.

Desenvolver o raciocínio lógico

Apesar de aprendermos muito com o ensino tradicional, no modelo expositivo uma aula prática nos ajuda a aprimorar diversas competências. É o caso do raciocínio lógico, que é desenvolvido bem ao colocarmos a mão na massa.

Ao estar envolvido na atividade, pensamos mais nela. É assim que muitos conceitos são aprendidos nas atividades lúdicas.

Dar mais autonomia para o corpo discente

Ao sair do modelo mais academicista, no qual o professor precisa demonstrar um amplo conhecimento, o estudante ganha mais espaço. Nesse momento, o ensino se torna mais autônomo, mais livre.

Essa autonomia para propor mais durante a atividade em sala vai ao encontro do protagonismo estudantil. Com atividades lúdicas todos constroem um pouco das aulas e do ensino.

Deixar o trabalho do professor menos maçante

As aulas sempre expositivas, com uma aprendizagem academicista, são bem cansativas se aplicadas ininterruptamente. Em um determinado momento, esse trabalho rotineiro do professor se torna maçante, tanto para ele quanto para o aluno.

Ao diversificar, o cotidiano no ensino superior fica mais leve, com um trabalho menos repetitivo. Nessa, o professor ganha, inclusive, por ter mais interesse dos estudantes em sua disciplina.

Formar alunos mais criativos

Apesar desta ser uma das vantagens das atividades lúdicas no ensino básico, ela também se apresenta no superior. Se o estudante precisa participar da aula, ele se torna mais criativo já que está envolvido em seu processo.

A criatividade é uma das competências profissionais mais importantes para o mercado. Com uma competição cada vez maior, ser inovador é um belo diferencial.

Retomar o prazer por aprender

Por fim, voltamos à própria definição da atividade lúdica. É preciso que a educação volte a ser prazerosa, afinal, os estudos não devem ser vistos como uma mera obrigação.

Além das portas que o ensino superior abre, ele também deve ser agradável, pois aprender novas coisas o é. Se a graduação é o momento em que finalmente podemos estudar aquilo que queremos, não há por que não aproveitar esse momento.

Referências bibliográficas

  • Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais de proposições, Cipriano Luckesi , 2022. Para saber mais,

Beatriz Cardoso

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e cursa MBA em Marketing pela USP/Esalq. Atualmente trabalha para a Driven, edtech de exatas e programação, com produção de conteúdo para o Responde Aí, plataforma de estudo para universitários de exatas com mais de 3 milhões de alunos.

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