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O que você vai ver neste post:

  1. Resumo
  2. Objetivo geral
  3. Objetivos específicos
  4. Conteúdo programático
  5. Material
  6. Metodologia de ensino
  7. Avaliação
  8. Referências para os alunos
  9. Referências para os professores

 

  1. Resumo
         
Nº de Aulas Componente curricular
Carga Horária Nível Série
3 aulas Ciências 50 min (cada aula) Ensino Fundamental 8º ano

 

  1. Objetivo geral

O objetivo desta aula é introduzir conceitos de eletricidade básica com atividades práticas, utilizando-se de conceitos de Tinkering e do Maker. Ao final destas 03 aulas os alunos poderão identificar elementos essenciais para a montagem e o funcionamento de circuitos elétricos.

 

  1. Objetivos específicos

O objetivo específico desta aula será o de trabalhar os conceitos iniciais de circuito elétrico, corrente elétrica e transformação de energia.  Como referência, tem-se a habilidade EF08CI02, do BNCC: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

 


Conheça mais sobre o BNCC e as Competências Gerais, com sugestões de atividades.


 

  1. Conteúdo programático

AULA 01

  • Motivação inicial (~4min) – Apresentação dos componentes eletrônicos a serem utilizados, que são:
  • Apresentação da proposta (~2 min) – Apresentar a proposta de atividade tinkering .
  • Atividade tinkering (~40 min) – Neste momento, os alunos são convidados a explorar e montar seus aparatos eletrônicos livremente. Por experiência ao se iniciar a atividade a maioria dos alunos fica com receio de testar algumas possibilidades, como por exemplo, o medo de testar algo com a pilha e queimá-lo. Ao começarem a entender o funcionamento de cada componente, bem como das possibilidades de criação a partir destes componentes, os alunos conseguem vencer este receio e a atividade se desenvolve muito bem.
  • Fechamento (~4 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante a aula. Não há necessidade de se aprofundar sobre conceitos trabalhados.

 

 

AULA 02

  • Retomada da atividade anterior (~3 min) – O professor responsável pela aula deve retomar o que foi feito no encontro anterior.
  • Motivação inicial (~4 min) – A motivação inicial deste encontro consiste em propor quatro ou cinco desafios para que os alunos montem durante a aula, utilizando-se dos recursos explorados na aula anterior. Neste momento os alunos já se apropriaram dos funcionamentos dos componentes eletrônicos, portanto os desafios poderão ser colocados para que, em grupos de 4 ou 5 alunos (próximo passo), desenvolvam suas propostas para solucioná-los. As propostas são:

Construção de um teleférico para movimentar um bondinho de um ponto a outro da sala, construção de uma Roda Gigante para transportar assentos com segurança, construção de um Moinho de vento de para ligar um LED, a construção de um Carrinho que se movimenta de forma controlada e a construção de um Lançador de avião de papel.

  • Montagem dos grupos e início das atividades maker (~40 min) – Será neste momento que os alunos irão se separar em grupos e iniciar suas atividades maker.
  • Fechamento (~3 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante a aula. Não há necessidade de se aprofundar sobre conceitos trabalhados.

 

https://www.instagram.com/p/B7nkhYUH65i/

 

AULA 03 

  • Finalização dos desafios (~30 min) – Caso seja necessário mais um tempo para que os alunos finalizem suas propostas para o desafio, utilize esse tempo.
  • Apresentação das soluções (~15 min) – Aqui os alunos deverão apresentar para a sala suas ideias, desafio escolhido e o que foi desenvolvido para solucionar tal desafio.
  • Fechamento (~5 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante as três aulas, além de destacar outras habilidades que foram desenvolvidas neste processo, como o de exploração livre, planejamento e trabalho em grupo.

 

 

  1. Material

Pilha moeda (3,0 V), LEDs coloridos, motores elétricos de corrente contínua (3,0 V a 6,0 V) e materiais diversos como palito de sorvete de madeira, cola quente, elásticos, papel colorido, tesoura, canetinhas e lápis de colorir, entre outros materiais de papelaria que podem ficar à disposição dos alunos.

 

  1. Metodologia de ensino

A abordagem tinkering tem como proposta a livre exploração os recursos disponíveis, o que vai acontecer durante a aula 01. Segundo o “Guia do Educador Tinkering”, o termo tinkering não tem uma tradução direta para o português do Brasil, conceitualmente uma pessoa pode ser considerada “Tinkerer” quando conserta ou inventa coisas de forma livre. O tinkering se propõe a brincar enquanto se apropria do seu entorno, bem como das ferramentas e suas funções, também chamado de Aprendizagem Criativa.

A abordagem maker tem como objetivo o desenvolvimento de um produto ao final do processo, ou seja, do D.I.Y. – Do It Yourself (Faça Você Mesmo), o que vai acontecer durante a aula 02 e 03. Aqui os alunos irão se dividir em grupos e planejar o desenvolvimento de uma solução para os desafios colocados. O professor responsável passa a ser um mediador ou facilitador, o que significa auxiliar sem influenciar na ideia inicial, o que permite verificar o que os alunos sabem ou não sabem, bem como se apresentam, ou não, dificuldades durante esta parte processo.

Ambas as metodologias são consideradas ativas e muito parecidas, vale deixar claro que a diferença entre elas é que o maker precisa chegar em um protótipo, já o tinkering, não.

 

  1. Avaliação

Na primeira aula os alunos serão avaliados por suas participações durante todo o processo tinkering, ou seja, de tomar conhecimento e de manuseio dos componentes eletrônicos. Já na segunda / terceira aula os alunos terão como objetivo o cumprimento dos desafios apresentados no início da segunda aula, logo a avaliação do aprendizado se dará no momento em que os grupos apresentarem suas soluções. Como a proposta da aula 02 e 03 é maker, ou seja, mão na massa, o professor responsável poderá averiguar a participação de todos durante este momento, também.

Portanto, teremos duas avaliações: A participação de cada aluno nas três aulas e a solução proposta pelo grupo ao final da segunda ou terceira aula. Como o objetivo é que ao final destas três aulas os alunos tenham a compreensão do funcionamento de circuitos elétricos, pilhas, LEDs e motores, a apresentação irá garantir que os alunos aprenderam a manusear estes componentes eletrônicos individualmente e em conjunto.

 

  1. Referências para os alunos

 

  1. Referências para os professores

 

 

Crédito pela imagem: Abstract vector created by macrovector – Freepik

 


Como referenciar este post: Eletricidade e Circuitos com Tinkering e Maker. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 11/5/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/tecnologia/eletricidade-e-circuitos-com-tinkering-e-maker/).


Prô Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

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