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Como referenciar este texto: Google Looker Studio, Relatório Financeiro. Rodrigo Terra. Publicado em: 29/04/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/tecnologia/google-looker-studio-relatorio-financeiro.


Conteúdos dessa postagem

Objetivos

Desenvolver um relatório interativo, utilizando o Google Looker Studio, para uma empresa de e-commerce de roupas, contendo alguns indicadores relacionados com o setor financeiro. Este relatório deve apresentar:

  • Ticket Médio,
  • Despesas,
  • Receita,
  • Margem de lucro.

Análises:

  • Lucro por mês e ano,
  • Vendedores com mais vendas,
  • Produtos mais vendidos,
  • Vendas por estado,
  • Ticket Médio por ano.

Criação do ambiente

Pelo Looker Studio, fiz a conexão com o arquivo de extensão CSV:

Bem como, a conexão com arquivo de extensão XLSX.

Métricas e Filtros criados

Para o desenvolvimento do dashboard, foi necessário criar algumas métricas, como:

  • Despesas:
				
					sum(frete)
				
			
  • Receita:
				
					Sum(valor_total)
				
			
  • Lucro:
				
					Receita - Despesas
				
			
  • Número de vendas
				
					COUNT(id_nf)
				
			
  • Margem de lucro:
				
					(Lucro / Receita) * 100
				
			
  • Ticket Médio:
				
					Receita / Número de vendas
				
			
  • Absenteísmo:
				
					(Sum(Faltas) / 20) / 1000
				
			
  • Filtro para Absenteísmo, para colaboradores ativos:
  • Turnover Geral:
				
					((Admissoes + Colaboradores Desligados) / 2 ) / (Colaboradores Ativos * 10)
				
			
  • Motivo Saida:
				
					CASE
WHEN REGEXP_MATCH(MotivoSaida, "N/A-STILL Empregado") THEN "Empregado"
WHEN NOT REGEXP_MATCH(MotivoSaida, "Empregado") THEN CONCAT(UPPER(LEFT_TEXT(MotivoSaida, 1)), "", SUBSTR(MotivoSaida, 2, 20)) END
				
			
  • Data Atual:
				
					CURRENT_DATE("America/Sao_Paulo")
				
			
  • Idade:
				
					FLOOR(Date_diff(Data Atual,DataNascimento)/365)
				
			
  • Trimestre:
				
					QUARTER(DataContratacao)
				
			

Layout

O layout escolhido está relacionado com a logo da empresa “Ilus Tecnologia”.

Para além da identidade visual, escolhi distribuir os principais indicadores na segunda página, criando na primeira, uma capa com a logo da empresa.

Já, na pagina 2, apresentei as métricas calculadas, os filtros de seleção e a tabela com as informações individualizada para cada colaborador.

Resultado

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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