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O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um programa em Scratch para desenhar polígonos regulares de até 11 lados.

A proposta de ser até 11 lados é por uma questão do tamanho display do Scratch na tela. Após alguns testes, fiz ajustes e constatei que com as medidas propostas aqui é possível ver – de forma satisfatória – polígonos regulares de 3 até 11 lados.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Apagar desenhos anteriores ao iniciar.

Posicionar o Gato horizontalmente no centro, mas abaixo em 75 pixels (y = -75)

manter a direção do gato em 90º com relação ao eixo y.

Interagir com o usuário, dizendo que o programa desenha polígonos regulares de até 11 lados.

Perguntar ao usuário qual o número de lados que o polígono deverá ter.

Receber a resposta.

Calcular os ângulos internos do polígono.

Traçar as retas referente aos lados do polígono regular em questão.

Incluir condições para quando o número de lados seja menor do que 3 ou maior do que 11.

FIM

 

Para esta programação específica, iremos precisar de uma extensão chamada “Pen”.

Para ativá-la, basta clicar no ícone “Add extension“.

Seremos redirecionado para a seguinte página:

Basta clicar na extensão que quer adicionar ao bloco de ferramentas, e pronto. Neste caso, a extensão é “Pen”.

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.


Uma vez que a programação for finalizada, você verá:

 

Dica: Utilize esse projeto para ilustrar polígonos regulares com seus alunos. Caso julgar necessário, amplie a programação para outros polígonos regulares com mais lados, para isso, você deverá ajustar a distância percorrida pelo gato em cada lado. Você também poderá colocar condições para que o gato diga o nome de cada polígono dependendo do número de lados dado pelo usuário.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!


Como referenciar este post: Desenhando Polígonos Regulares com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 10/9/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/desenhando-poligonos-regulares-com-scratch/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Este post tem 6 comentários

  1. Avatar
    Eric Thomaz Altines Figueiredo

    Fala Terra! tudo em ordem?

    Achei o projeto simples e rico!

    Só fiquei com uma dúvida, na parte em que o ator tem que girar determinado ângulo para seguir desenhando o polígono, você utilizou algumas operações que pra ser sincero não consegui entender, teria alguma razão específica?

    E sabendo que a soma dos ângulos externos de um polígono regular é sempre igual a 360°. Funcionaria se invertesse o sentido do giro e utilizasse a fórmula: 360 / n ?

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Olá, Eric. Tudo bem, querido?
      Primeiramente, agradeço por ter escrito.

      Vamos lá….
      A Soma dos ângulos internos em polígonos regulares se dá pela seguinte equação: Sn=(n-2)*180
      Se dividirmos essa equação pelo número de lados, você encontrará o valor de cada ângulo interno, ou seja, o quanto o ator tem que rotacionar para traçar os lados do polígonos.
      O restante é somente uma questão de ajustei para que a rotação aconteça no sentido que escolhi.

      Sobre sua sugestão, vou tentar e ver o resultado!
      Novamente, agradeço o comentário e a sugestão.

      1. Avatar
        Eric Thomaz Altines Figueiredo

        Ahh, legal… eu estava pensando em fazer pelos externos.

        Valeu pela explicação e sucesso!

        1. Prô Terra
          Prô Terra

          Opa….. se conseguir compartilha ai com a gente! Valeu, Eric, abraços, querido!

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Nossa, Eric, ficou muito mais simples!
      A parte mágica da programação é essa, né? Nunca existe um único jeito de se fazer, mas sempre é possível fazer algo de forma mais simples! Valeu por compartilhar! Abração, querido e TMJ!

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